sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mário de Sá-Carneiro é o poeta em destaque em julho


Em julho, Mário de Sá-Carneiro é o poeta em destaque no projeto “Palavras na nossa terra”, a tertúlia poética que se reúne na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, por iniciativa da Câmara Municipal de Palmela.
O encontro decorre dia 29 de julho, sexta-feira, às 21 horas, e pretende abordar a curta mas intensa carreira do poeta e ficcionista Mário de Sá-Carneiro, um dos expoentes máximos do modernismo português. Nascido em 1890, o poeta é um dos mais destacados membros da intitulada “Geração d’Orpheu”, revista literária que ajudou a projetar. A inadaptação ao mundo e a tendência depressiva estão bem patentes na sua escrita, de grande sensibilidade. Obras de importância maior para compreender Mário de Sá-Carneiro, como as “Cartas a Fernando Pessoa”, foram publicadas já postumamente, depois do seu suicídio em Paris, ainda antes de completar 26 anos de idade.
O projeto “Palavras na nossa terra” evoca, mensalmente, grandes nomes da literatura portuguesa, como Bocage, Sebastião da Gama, Camões e Calafate, procurando divulgar a grande poesia nacional, incentivar a escrita, promover o debate e criar experiências inovadoras de escrita, pessoal e coletiva.