No 1.º trimestre deste ano, Palmela
registou um crescimento turístico de 18%, quando comparado com o mesmo período
do ano anterior, atingindo um total de 13.520 dormidas, apenas entre os meses
de janeiro e março. A presença de turistas portugueses nos estabelecimentos de
hotelaria do concelho quase que duplicou no 1.º trimestre deste ano, face a 2015. Ao nível do mercado externo, Palmela
recebeu, neste período, principalmente,
turistas oriundos de Dinamarca, Reino Unido, Espanha, França e Bélgica.
Estes dados estatísticos têm como
fonte a ERTL – Entidade Regional de Turismo de Lisboa e, por base, uma amostra
de 90% da oferta turística do concelho de Palmela. Analisando
os dados disponíveis pelo Instituto Nacional de Estatística, entre os anos de
2009 e 2014, o Município de Palmela contabilizou mais de 435 mil dormidas, números que revelam, de forma muito
positiva, a crescente atratividade deste território.
Com uma estratégia de desenvolvimento
turístico alicerçada numa sólida parceria com os agentes locais, numa longa
cooperação com a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e os restantes
municípios da região, Palmela tem conseguido construir uma oferta turística
inovadora, diversificada e de qualidade, apostando em produtos que, no âmbito
do eixo centralizador da Arrábida, promovem os recursos naturais e
histórico-culturais, contribuindo para a economia da região.
A Campanha "Palmela Conquista", que
conta com quatro anos de existência, tem
sido um veículo essencial na valorização da marca Palmela e na divulgação dos
principais eventos, programas e projetos turísticos.
Uma referência, ainda, para a aposta
no desenvolvimento do Enoturismo, que se consubstancia, também, através da
presença do Município na direção de redes internacionais, como a RECEVIN – Rede
Europeia de Cidades do Vinho, que têm contribuído para a crescente afirmação e
notoriedade de Palmela.