quinta-feira, 14 de julho de 2016

Plano formativo "Feira Medieval" pretende potenciar participação da comunidade e rigor histórico


Entre 23 e 25 de setembro, no âmbito do projeto Palmela Almenara, o Centro Histórico da vila volta a recuar no tempo com a realização da terceira Feira Medieval que, em 2016, terá como cenário a transferência da sede da Ordem de Santiago para o Castelo de Palmela, corria o ano de 1482.

Empenhado em proporcionar um evento de grande rigor histórico e em acolher os milhares de visitantes esperados com muita animação e qualidade, o Município de Palmela desenvolve, ao longo do verão, um plano formativo que pretende envolver a comunidade, dotando-a de mais conhecimentos sobre o contexto histórico e contribuindo para a dinamização do comércio e do movimento associativo local.
Este plano formativo tem participação gratuita e incide nos temas trajes medievais, história local e artes performativas (movimento e dança e animação e recriação de rua).
Mais informações e inscrições através dos contactos 212336640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

Trajes Medievais | 19 julho
(10h00 às 13h00/14h00 às 18h00)
Identificação de tecidos, cores e acessórios de época, assim como a contextualização dos trajes para as diferentes classes sociais; produção de moldes.
Formadora: Maria do Carmo Cruz
Inscrições até dia 15 julho

História Local | 10 setembro
(9h30 às 13h/14h às 16h)
A Feira Medieval 2016 centra-se na instalação definitiva da Ordem de Santiago em Palmela, no ano de 1482. Esta formação relata parte da evolução do território, a partir da perspetiva da presença desta Ordem Militar no castelo. Contempla uma visita encenada ao monumento.
Formadoras: Maria Teresa Rosendo e Michele Teixeira Santos e equipa do Serviço Educativo do Museu Municipal
Local: Castelo de Palmela
Inscrições até dia 8 setembro, às 12h00.

Artes Performativas
Dotar os participantes na Feira Medieval de competência ao nível das expressões artísticas, tendo como resultado final a construção de personagens que farão parte integrante de quadros performativos do programa da Feira.
Esta ação é constituída por dois módulos distintos:

Movimento e Dança | 18 setembro
Formadora: Leónia de Oliveira
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela
Inscrições até às 12h00 de dia 15 setembro

Animação e Recriação de Rua | 21 e 22 setembro
Entidade formadora: TenTart Grupo de Teatro e Animação
Inscrições até dia 16  setembro