sexta-feira, 8 de julho de 2016

Palmela investe mais de um milhão de euros nos transportes escolares…


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 6 de julho, o Plano Anual  de Transportes Escolares para o ano letivo de 2016/17. Com um custo total estimado em 1.085.258,85 euros, a rede de transportes escolares abrange 2.589 alunos, dos quais 2.274 serão transportados em circuitos públicos e 315 em circuitos municipais. Contribuindo para assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória, o transporte escolar é gratuito para os alunos do ensino básico e comparticipado em 50% pelo município, para os do secundário.
Recorde-se que, de acordo com o estipulado em regulamento municipal, o acesso ao transporte escolar é garantido aos alunos matriculados em estabelecimento de ensino da sua área de residência, desde que a distância casa/escola seja igual ou superior a dois quilómetros (regra mais vantajosa do que a norma legal, que define quatro quilómetros).
Este ano, o município incluirá, nos circuitos municipais, os alunos que iniciaram o 2.º ciclo na EB Hermenegildo Capelo, em Palmela, residentes no Bairro Alentejano, na freguesia de Quinta do Anjo, uma medida que tem como objetivo reforçar a identidade local, bem como a relação destes alunos com o concelho onde residem.


… e garante 458 mil refeições em 23 estabelecimentos de ensino

No próximo ano letivo, o Município irá fornecer refeições a 23 estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar da rede pública do concelho, num investimento estimado em 676.870 euros. Prevê-se que sejam fornecidas 457.875 refeições, das quais 323.400 são de confeção local e 134.475 são transportadas. A prestação de serviços prevê que sejam, também, garantidas refeições nos dias úteis durante as interrupções letivas, como apoio suplementar para alunos carenciados, indicados pelos agrupamentos de escolas.

           O fornecimento de refeições decorre no âmbito do Programa de Alimentação Escolar, que assegura uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar e contempla a possibilidade de acesso a dietas específicas, devidamente fundamentadas, nomeadamente, dietas com restrições alimentares ou dieta vegetariana. Este programa compreende a vertente de confeção no local e o fornecimento de refeições com confeção externa, e é desenvolvido em parceria com os Agrupamentos de Escolas, Escolas de 1.º ciclo e Jardins de Infância da rede pública.