sexta-feira, 29 de julho de 2016

Município adquire terreno no Largo da Mitra para requalificar espaço público


Um terreno privado, situado no antigo Largo da Mitra, em Pinhal Novo, foi adquirido pela Câmara Municipal de Palmela para, em conjunto com as duas parcelas já na posse do Município, permitir a requalificação urbana daquele espaço, no centro da vila, com uma área de 1574 metros quadrados.
O Município vem desenvolvendo, desde 2011, vários estudos urbanos para o antigo Largo da Mitra, de grande centralidade e interesse estratégico pela proximidade do interface ferroviário e atravessamento pedonal da linha férrea, de ciclovias e equipamentos de utilização coletiva. Pretende-se, em particular, disciplinar a circulação rodoviária e pedonal, criar um parque de estacionamento e uma praça de remate à Rua Infante D. Henrique.
A aquisição do terreno, pelo valor de 157 mil euros, abriu, também, a possibilidade de aprovação de uma candidatura a financiamento comunitário (50%) desta obra de requalificação, designadamente, da ligação do antigo Largo da Mitra à zona central de Pinhal Novo, uma operação enquadrada pelo Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Palmela.