terça-feira, 30 de agosto de 2016

Município saúda Bombeiros e agentes de proteção civil


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública realizada a 24 de agosto, uma saudação de reconhecimento  às bombeiras  e bombeiros do concelho e  demais agentes de proteção civil envolvidos no combate a incêndios durante o mês de agosto, pela sua disponibilidade e capacidade de intervenção, reconhecimento esse alargado ao território nacional.

Segue, abaixo, o texto integral da Saudação:

“O mês de agosto de 2016 ficará para a memória como um dos piores de sempre em Portugal, no que respeita aos fogos florestais. Quer no território continental, quer nos arquipélagos, com destaque para a situação infernal vivida no concelho do Funchal, na ilha da Madeira, o total de área ardida assume proporções calamitosas. À devastação da nossa floresta e dos ecossistemas, somam-se custos incalculáveis para as comunidades, com muitas pessoas a perderem o seu lar e a sua forma de sustento.
De acordo com a análise efetuada pela Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil, a partir dos dados do Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais, Portugal detém já 53,4% da área ardida na União Europeia, este ano, contabilizando-se um total de 117 mil hectares.
O distrito de Setúbal e o concelho de Palmela não foram imunes ao flagelo, com a semana de 8 a 14 de agosto a revelar-se como uma das mais difíceis. O Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal registou, em média, nesse período, oito ocorrências diárias. A freguesia de Quinta do Anjo viveu uma das situações mais preocupantes mas a rápida intervenção dos nossos corpos de bombeiros e dos agentes de proteção civil permitiu dominar, rapidamente, os fogos que chegaram a ameaçar habitações. Uma palavra de apreço, também, para os trabalhadores municipais, que prestaram apoio logístico no terreno.
A competência e a capacidade operacional das equipas do concelho de Palmela permitiu que, além das ocorrências na região, fosse possível responder às necessidades de outros pontos do país, com 21 bombeiras e bombeiros a prestarem auxílio nos distritos de Viseu, Viana do Castelo, Aveiro, Évora e Santarém, bem como no concelho da Calheta, na Ilha da Madeira.
A confiança que o Município de Palmela reitera, ao longo do ano, em muitas ocasiões, nas Associações de Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, foi, uma vez mais, confirmada no teatro de operações, onde as nossas voluntárias e os nossos voluntários voltaram a dar mostras das suas capacidades, da sua atitude profissional e do seu grande coração, combatendo, de forma abnegada, pela segurança e socorro das populações.
Reunida a 24 de agosto, a Câmara Municipal de Palmela manifesta o seu reconhecimento às bombeiras e aos bombeiros das três corporações do concelho, às respetivas direções, comandos e demais elementos das nossas associações, bem como a todos os agentes de proteção civil envolvidos no combate aos incêndios, pela disponibilidade e capacidade de intervenção demonstradas, no concelho e noutras zonas do país, e estende a sua gratidão às bombeiras e aos bombeiros de Portugal, pela sua força inabalável, pilar de esperança  e de apoio junto das comunidades, em todo o território nacional.
Decide, ainda, dar conhecimento da presente saudação às seguintes entidades:
 - Associações de Bombeiros do Concelho de Palmela;
- Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal;
- Liga Portuguesa de Bombeiros;
- Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal;
- Autoridade Nacional de Proteção Civil;
- Destacamento de Setúbal da GNR/SEPNA;
- Conselho Metropolitano de Lisboa;
- Associação Nacional de Municípios Portugueses.