terça-feira, 31 de outubro de 2017

"A PIDE em Pinhal Novo" - Livro e exposição prestam homenagem a presos políticos


A Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 5 de novembro, domingo, às 16 horas, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, o lançamento do livro “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça”, da autoria de José António Cabrita (Coleção Estudos Locais – Câmara Municipal de Palmela). Na ocasião, será, também, inaugurada no Foyer do Auditório, uma exposição com o mesmo nome.
Este trabalho de parceria entre o Município e José António Cabrita constitui uma homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas, ao longo de 48 anos, dos horrores da ditadura fascista. É objetivo da autarquia dar continuidade ao estudo e divulgação do que foi o empenho, a dedicação e a abnegação de quem lutou e sofreu, em nome da justiça e dos direitos sociais e políticos e da melhoria das condições de vida.




José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado, também, à investigação de diversos temas, entre os quais, a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo. O livro sobre a ação da PIDE explora o arquivo documental da Polícia política e dá voz a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos.
A exposição “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça” estará patente ao público até 30 de novembro.


Programa:

16h15 | Antigas instalações da GNR em Pinhal Novo
Descerramento de Placa de Homenagem aos Presos Políticos de Pinhal Novo (1936 – 1967) pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela

16h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo
Inauguração da exposição “A PIDE em Pinhal Novo. Para que a Memória não esmoreça.” (Patente até 30 de Novembro de 2017)

17h00 | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Apresentação do Livro de José António Cabrita “A PIDE em Pinhal Novo Para que a Memória não esmoreça” por Helena Pinto Janeiro - Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas /Universidade Nova de Lisboa