sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Eleitas/os para o mandato 2017-2021 tomaram posse com casa cheia

As cidadãs e os cidadãos eleitas/os para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal de Palmela deram início ao mandato 2017-2021 com a cerimónia oficial de Tomada de Posse, realizada no dia 19 de outubro, no Cine-teatro S. João, em Palmela. A sala encheu para assistir a este momento solene, que se iniciou com um minuto de silêncio pelas vítimas dos fogos que lavraram em Portugal, no passado fim de semana, e prosseguiu com a atuação do Ensemble de Saxofones do Conservatório Regional de Palmela – Sociedade Filarmónica Humanitária.


Um dos momentos mais emotivos da noite foi a homenagem às/aos eleitas/os dos dois órgãos que cessaram funções, como reconhecimento do seu trabalho e do empenho com que se dedicaram à vida das suas comunidades e do seu concelho. 


No seu discurso, depois de ter dado formalmente posse aos novos elementos da Assembleia e da Câmara Municipal, Ana Teresa Vicente sublinhou a dificuldade da «missão de todos os eleitos», de cujo trabalho «dependerá a continuação do crescimento dos indicadores de qualidade de vida que têm caracterizado o concelho de Palmela», realçando, também, o papel determinante no envolvimento das populações e das instituições. 


A propósito do atual cenário político no concelho, Ana Teresa Vicente lembrou que «todos estamos convocados para o exercício de um mandato que (…) deve saber integrar o pluralismo das opiniões, visando sempre o legítimo funcionamento dos órgãos e, sobretudo, o exercício com a maior dignidade da missão de serviço público a que nos vinculamos perante as nossas populações».

Regeneração urbana, transportes e mobilidade são apostas fortes para o novo mandato

A conclusão dos investimentos em curso – caso da ampliação e requalificação das escolas básicas de Águas de Moura, Aires, Cabanas e Quinta do Anjo, da Unidade de Saúde de Pinhal Novo Sul e da consolidação das encostas do Castelo – e a concretização de um novo conjunto de projetos e ações, no âmbito de candidaturas a fundos comunitários, vão continuar a marcar este mandato, dotando cada uma das cinco freguesias de novos equipamentos e infraestruturas.


No entanto, no seu discurso de Tomada de Posse, o Presidente da Câmara revelou que este será um novo ciclo, com uma aposta forte «nos transportes e mobilidade, no reforço da infraestruturação das zonas periurbanas, na reabilitação urbana, na eficiência energética e acessibilidades». Aqui, destaque para «um novo impulso no planeamento e gestão do território», nas suas diversas realidades, desde a defesa e valorização do mundo rural até «duas grandes Operações de Reabilitação Urbana, no Centro Histórico de Palmela e na zona sul de Pinhal Novo». O reforço da conservação e limpeza do espaço público, o investimento nos equipamentos desportivos e na diversidade da oferta e produção cultural, o apoio ao movimento associativo, a valorização do património cultural e natural, a dinamização de uma economia sustentável e a qualificação da oferta turística são mais alguns dos eixos estratégicos definidos para o mandato que agora se inicia, na sequência do trabalho que já vinha a ser realizado.




Álvaro Balseiro Amaro lembrou, também, alguns dos principais desafios que se colocam neste novo ciclo, começando pela descentralização de competências da administração central, em matérias como a saúde, a educação, a intervenção social ou a protecção civil – um desafio que o Município de Palmela não teme, mediante a transferência dos meios financeiros adequados. A desagregação das freguesias de Marateca e Poceirão, a defesa da gestão pública da água, do saneamento e dos resíduos e a reivindicação de investimentos inadiáveis, da responsabilidade do Governo – as tão aguardadas variantes à EN 252 e à EN 379, o reforço de médicos e enfermeiros nos Centros de Saúde e a construção do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Palmela (está agendada nova reunião com a Secretária de Estado da Educação para novembro) – são reivindicações que o Município continuará a fazer junto de Governo.
O Presidente dedicou, ainda, uma palavra às equipas municipais, reconhecendo as dificuldades que se colocaram nos últimos anos, e sublinhando o seu papel insubstituível na organização e na comunidade.

O envolvimento de todas/os – populações, movimento associativo, instituições, empresas – na vida local, no debate e nas decisões tem contribuído para a qualificação das opções e fazem do concelho de Palmela, um verdadeiro «território de participação e parcerias», que o Município pretende continuar a nutrir e aprofundar nos próximos quatro anos.