segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Comunidade Educativa em festa na tradicional receção promovida pelo Município

A Câmara Municipal de Palmela promoveu, no dia 27 de outubro, a Receção à Comunidade Educativa 2017-2018, momento de convívio e de confraternização entre docentes, educadoras/es, auxiliares de ação educativa, estudantes e famílias, reforçando o relacionamento entre a Escola, o Município, os territórios e as instituições locais.
A homenagem a professoras e auxiliares aposentadas no ano letivo anterior é, habitualmente, um dos momentos mais emotivos da receção, reconhecendo o importante papel que desempenham na comunidade. Este ano, foram homenageadas Maria de Lurdes Neto Oliveira, Assistente Operacional da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhal Novo, Maria Olinda Amorim Cantante da Silva, Assistente Operacional do Agrupamento de Escolas José Saramago, e Lourdes Paulino Soares, Assistente Operacional do Agrupamento de Escolas de Palmela.



O ano letivo 2017/2018 vai ser vivido sob a temática da promoção do sucesso escolar (Eu Conquisto o Meu Sucesso!), por via da construção do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela”, apresentado às/aos docentes do concelho, através da projeção de um filme.



Recursos educativos locais garantem sucesso escolar

A disponibilização de mais e melhores recursos educativos, com vista à promoção do sucesso escolar, foi partilhada, na ocasião, pelo Presidente da Câmara Municipal. «Palmela, enquanto Município Educador, procura apostar de forma equilibrada, consciente e responsável em intervenções que, muitas vezes, vão além das suas competências legais, desenvolvendo políticas que contribuem ativamente para o modelo de escolaridade orientada para as aprendizagens, para a qualificação, para o sucesso e para a cidadania democrática», vincou Álvaro Amaro, que destacou, igualmente, a abertura do curso de programador informático na Escola Básica e Secundária José Saramago, uma «legítima reivindicação da comunidade educativa», o que possibilitará a continuidade dos estudos nas freguesias de Poceirão e Marateca para além do 9.º ano.



Para o reforço do sucesso escolar entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, reforçou o autarca, o Município assegura «condições de conforto e de segurança», numa lógica de inclusão que «proporcione atividades complementares e enriquecedoras, partilha de recursos e o tão indispensável apoio à família». Os mais recentes exemplos deste investimento são as obras na EB de Palmela 2, assim como a ampliação e requalificação das escolas básicas de Aires, de Águas de Moura 1, de Cabanas e António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, «num investimento total na ordem dos 2 milhões e 500 mil euros», recordou o autarca.
A Receção contou com vários momentos de animação: a EB José Saramago apresentou o excerto de opereta “Com D. Dinis e D. Isabel”, o Teatro O Bando proporcionou uma “Arruada Afonsina” no Largo de S. João, a EB José Maria dos Santos dinamizou um momento musical e Leónia de Oliveira convidou as/os presentes a recordar danças tradicionais.