domingo, 13 de abril de 2014

Cerimónia oficial de abertura EOC/ETOC '14 reuniu nações no Largo de S. João, em Palmela

Hoje, ao início da tarde, as delegações dos 32 países participantes nos Campeonatos Europeus de Orientação e de Orientação de Precisão 2014 e na Taça do Mundo de Orientação estiveram reunidas no Largo de S. João, em Palmela, para a cerimónia oficial de abertura dos eventos. O Desfile das Nações, pela Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, até ao Largo de S. João, acompanhado pelos gaiteiros dos Bardoada e com os estandartes a serem transportados pelas crianças das escolas do primeiro ciclo da vila, marcou, simbolicamente, a união dos muitos atletas, países e culturas, em prol do desporto e da modalidade. 
O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, foi o anfitrião da cerimónia e deu as boas-vindas ao concelho de Palmela a todos os participantes , realçando a alegria e a honra que é, para o Município, receber atletas, equipas técnicas, acompanhantes e comunicação social «e ver, concretizados no terreno, dois anos de trabalho intenso». O Presidente deixou, também, o convite para que desfrutem do território, com todas as suas riquezas, em particular, da Arrábida, candidata a Património Mundial, com condições excecionais para a prática de desporto de natureza. Também Augusto Pólvora, Presidente do Município de Sesimbra, onde decorreram as qualificatórias, se referiu à Arrábida e a este vasto território como destino privilegiado para a prática desportiva. Coube a Owe Fredholm, representante da Federação Internacional de Orientação, dar como oficialmente abertos os Campeonatos. 
Ao longo da tarde, a animação cultural esteve a cargo de um duo da Orquestra Nova de Guitarras e da companhia DançArte, com um belíssimo espetáculo de dança área na fachada do Cineteatro S. João, e até ao final do dia, estarão a decorrer, no Centro Histórico de Palmela, as finais de Sprint, femininas e masculinas. 
Para já, uma notícia de nota para a orientação nacional: nunca tantos portugueses tinham chegado às finais de sprint dos europeus. Entre eles, encontra-se Tiago Romão, atleta de Pinhal Novo.