segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia Municipal do Bombeiro 2014: Palmela homenageia corporações de bombeiros do concelho



A Câmara de Palmela e as Associações de Bombeiros Voluntários do Concelho assinalam, entre 1 e 31 de maio, o Dia Municipal do Bombeiro, com um programa que sublinha o trabalho desenvolvido pelos soldados da paz em prol da comunidade e promove a Cultura de Segurança.

A organização - este ano a cargo da corporação de Palmela, por rotatividade - continua a apostar na segurança nas escolas, com a realização de sete simulacros de incêndio em estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico: dia 2, na Escola Básica António de Matos Fortuna (Quinta do Anjo), dia 5, na Escola Básica de José Eduardo Xavier (Pinhal Novo), dia 6, na Escola Básica de Cajados, dia 8, na Escola Básica da Palhota, dia 13, na Escola Básica de Brejos do Assa 1 e dia 27, na Escola Básica Zeca Afonso (Pinhal Novo).

À semelhança dos anos anteriores, o programa integra, ainda, entre outras, iniciativas que promovem o convívio e a troca de experiências entre as corporações, nomeadamente, o Torneio de Futsal Ricardo Gomes, um passeio de cicloturismo pela secção desportiva dos Bombeiros de Palmela, um jogo de futebol entre os veteranos do Palmelense Futebol Clube e uma Seleção de Bombeiros do Concelho, as Jornadas Tecnológicas “Novas Tecnologias de Reanimação” e exercícios de atuação conjunta envolvendo todos os agentes de Proteção Civil do concelho.

As comemorações encerram dia 31 de maio, no Largo de S. João, em Palmela, com uma exposição de viaturas de socorro e de combate a incêndios, a receção às entidades oficiais, o desfile apeado e motorizado, a sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, no Cineteatro S. João e um almoço convívio, que reúne direções, comando e corpos ativos das Associações de Bombeiros. Na sessão solene, será apresentada publicamente a Academia da Proteção Civil e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para concretizar este projeto estratégico do atual mandato em matéria de Proteção Civil.

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, sublinhou, na conferência de imprensa para apresentação das comemorações do Dia Municipal do Bombeiros 2014, o «reforço dos laços de companheirismo, convívio e espirito de entreajuda; a realização de simulacros, nomeadamente, o exercício de atuação conjunta, de dia 17 de maio e o investimento na Formação e na Cultura de Segurança» que o programa reflete e integra.

Na ocasião, Álvaro Amaro mostrou-se entusiasmado com a Academia de Proteção Civil, afirmando tratar-se de «um projeto que visa levar a Formação e a Cultura de Segurança a vários públicos, em diversas matérias, que conta com formação para a comunidade, para os bombeiros e formação dada pelos próprios bombeiros. Nós estamos a contagiar, felizmente, algumas empresas que estão a reconhecer de tal maneira a sua valia que estão a solicitarmos para fazerem parte deste projeto».