quinta-feira, 17 de abril de 2014

EOC/ETOC'14 terminou em festa

Depois de oito dias de competição intensa e, também, de muito convívio, chegaram ao fim os Campeonatos Europeus de Orientação e de Orientação de Precisão 2014. A Cerimónia de Encerramento decorreu no Arrábida Resort & Golf Academy, em Quinta do Anjo, ao início da tarde, e contou com animação musical a cargo de Ivo Soares. A par das tradicionais trocas de ofertas entre as instituições e dos discursos de encerramento, proferidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela, anfitriã e coorganizadora do evento, e do representante da Federação Internacional de Orientação, Owe Fredholm, houve tempo, ainda, para as entregas de prémios finais, relativas à prova de TempO (Orientação de Precisão) - 1º lugar para Antti Rusanen, da Finlândia - e à Estafeta. Em feminininos, o Bronze coube à Rússia, a Prata à Suécia e o Ouro à Suíça, a grande vencedora dos campeonatos deste ano, com múltiplas medalhas de ouro nas diversas disciplinas. Nos homens, o Bronze foi entregue à França, a Prata à República Checa e o Ouro à Suécia.
No encerramento, a Federação Portuguesa passou o testemunho à República Checa, que receberá o EOC 2016, e entregou um louvor a Ricardo Chumbinho, Diretor do Evento e professor da Escola Secundária de Palmela, considerado um dos maiores impulsionadores da modalidade na região.
Os eventos ficam para a história como um grande momento desportivo vivido no país e como o maior de sempre realizado em Palmela. Pela primeira vez, o EOC e o ETOC decorreram em simultâneo e esta foi, também, a estreia de uma seleção nacional portuguesa nos Europeus de Orientação de Precisão. A maior visibilidade da orientação em Portugal e no país levará, certamente, e a curto prazo, a um maior interesse por parte do público e ao aumento do número de praticantes entre nós.