quinta-feira, 10 de abril de 2014

Já estão a decorrer os Campeonatos Europeus de Orientação

Até dia 16, Palmela é palco dos EOC/ETOC ’14, Campeonatos Europeus de Orientação e de Orientação de Precisão. Entre nós, estão já cerca de oito centenas de atletas, em representação das seleções de 29 países da Europa, bem como atletas da Austrália, Nova Zelândia e Canadá que, embora não competindo nos europeus, vêm pontuar para a Taça do Mundo. Neste número, englobam-se, ainda, cerca de trezentos entusiastas da modalidade, que participam no Tour, uma prova aberta que disponibiliza a utilização dos mapas e percursos dos campeonatos a todos os interessados, depois das provas oficiais. Somando equipas técnicas, familiares e comunicação social especializada, de toda a Europa, mais de um milhar de entusiastas da modalidade estão reunidos no concelho, ao longo destes dias, numa oportunidade única de promoção das potencialidades da região para a prática de desporto de natureza, bem como ao nível turístico.

Em conferência de imprensa realizada ontem, no Event Center, localizado na Escola Secundária de Pinhal Novo, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, deu as boas-vindas a todos os participantes e manifestou a satisfação do Município por receber esta prova – o maior evento desportivo alguma vez realizado no concelho. Ricardo Chumbinho, Diretor Geral do evento, apresentou as características técnicas do evento, de elevada exigência, e sublinhou o papel da centena e meia de voluntários das Escolas Secundárias do concelho, uma ajuda preciosa para o bom funcionamento destes campeonatos. Na mesma ocasião, Augusto Almeida, Presidente da Federação Nacional de Orientação, agradeceu à Câmara Municipal e demais instituições a parceria estabelecida, com muito trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos, e Owe Fredholm, representante da Federação Internacional, manifestou-se muito feliz com a evolução que a modalidade está a registar no sul da Europa, em particular, em Portugal, recordando a conjugação de capacidades físicas e psicológicas dos atletas e o fator inclusivo, características que fazem da Orientação uma modalidade tão especial.

As arenas estão localizadas em Sesimbra (qualificatórias), Palmela, Marateca e Quinta do Anjo. No dia 13, às 15 horas, o Largo de S. João, em Palmela, é palco da cerimónia oficial de abertura, assinalada com momentos de animação cultural e com a participação da comunidade educativa local.