segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Equipas municipais valorizam espaço público com corte de ervas e aplicação de química

Estão a decorrer, no concelho de Palmela, trabalhos de capinação (corte de ervas) e aplicação de produtos fitofarmacêuticos nos passeios, para contenção do crescimento de ervas.

Estes trabalhos, realizados por administração direta, visam melhorar a imagem urbana e valorizar o espaço público. As condições meteorológicas atípicas que se têm vivido este ano, com muita chuva, intercalada por períodos de calor, têm dificultado o tratamento dos espaços verdes e a aplicação dos produtos, contribuindo, também, para um crescimento anormal das ervas.

As condicionantes à contratação de pessoal para as Câmaras Municipais, a par da saída de muitos trabalhadores das áreas operacionais por via de aposentação, têm conduzido a uma redução substancial das equipas, que não conseguem dar a resposta desejada em todo o concelho.

Acresce, ainda, uma alteração legislativa recente, que veio alterar as regras para aplicação de produtos fitofarmacêuticos, proibindo a compra de grande parte dos produtos e obrigando à formação e certificação de aplicadores. Nesse sentido, a Câmara Municipal promoveu já, durante os meses de agosto e setembro, com o apoio da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, um conjunto de ações de formação sobre a aplicação destes produtos, com a participação de três dezenas de trabalhadores municipais.

O Município está a trabalhar em várias frentes, em parceria com as Juntas de Freguesia com quem foram estabelecidos acordos de execução para esta área de atividade, no sentido de dignificar o espaço público do concelho, e espera que a situação esteja regularizada em breve.