terça-feira, 14 de outubro de 2014

Orçamento Participativo 2014 arrancou em Quinta do Anjo, com casa cheia


Está em curso o ciclo de reuniões públicas Orçamento Participativo 2014 que, até dia 20 de outubro, percorrerá todas as freguesias do concelho. Fomentar a participação cidadã na gestão do território é o principal objetivo deste projeto que a Câmara Municipal de Palmela retoma, como parte de um processo em construção, que evolui tendo em consideração as opiniões e os contributos das pessoas. 
O périplo teve início em Quinta do Anjo, no dia 13, com casa cheia e uma sessão de trabalho muito participada, em que os munícipes tiveram oportunidade de aprofundar os vários projetos de participação e cidadania em desenvolvimento no concelho - caso do “(A)Gente do Bairro”, das Semanas das Freguesias ou do projeto dinamizado com as crianças das nossas escolas, “Poder Local. Eu Conheço, Eu Participo!”– de analisar a evolução da receita e da despesa nos últimos anos e de conhecer a proposta de GOP 2015-2018 e de Orçamento 2015, no valor estimado de 39 milhões de euros.
No período destinado à participação dos munícipes, foram muitas as sugestões e os alertas para questões verificadas nas diversas localidades da freguesia - um contributo valioso para a ação da autarquia, que esclareceu dúvidas e anunciou intervenções já previstas. Além da presença nas reuniões públicas, os cidadãos podem fazer chegar as suas opiniões e ideias, e identificar áreas de intervenção e investimentos prioritários, através do preenchimento dos questionários e fichas de projeto, disponíveis até 21 de outubro nas Juntas de Freguesia, nos balcões de atendimento da Câmara Municipal e no site da autarquia (link abaixo).
O Orçamento Participativo Palmela é um mecanismo de democracia participativa, de caráter consultivo, que contribui para influenciar as decisões municipais, no que respeita a investimentos e ações, bem como aos compromissos do Programa de Mandato. Município pioneiro, em Portugal, no desenvolvimento de experiências de Orçamento Participativo, Palmela acredita na participação como caminho de enriquecimento da democracia e do poder local. Depois deste conjunto de sessões, o Município volta a reunir com as populações em dezembro, para apresentar as conclusões dos inquéritos e prestar contas sobre as situações, agora, sinalizadas.

            Calendário:

14 de outubro | Espaço Cultural Multiusos de Águas de Moura
15 de outubro | Auditório Municipal em Pinhal Novo
16 de outubro | Centro Cultural de Poceirão
20 de outubro | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela