quarta-feira, 1 de outubro de 2014

No Dia Nacional da Água os Municípios estão unidos pela água pública

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Água, um recurso cada vez mais precioso que a todos cabe preservar. Para assinalar este dia, que coincide com o início do ano hídrico, a AIA – Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, aprovou uma declaração conjunta dos municípios, que reafirmam o seu intransigente compromisso com a gestão pública local dos sistemas de abastecimento de água e saneamento e defesa da autonomia do poder local.

A AIA lembra que o Dia Nacional da Água foi criado para sensibilizar para o papel dos recursos hídricos nos ecossistemas e biodiversidade e para promover a reflexão sobre a importância do água para o bem-estar humano, para a saúde e a segurança alimentar e para o ordenamento do território. Esta associação, que o município integra, alerta, ainda, para a necessidade de promover uma governação da água em sintonia com a participação democrática e que garanta a soberania nacional, ao contrário do que tem vindo a acontecer com as medidas promovidas pelos últimos governos, sobre as quais este município já se pronunciou, e que vêm claramente identificadas na declaração conjunta.

No documento, que subscrevemos, os municípios declaram:

«1 – reafirmar o seu compromisso persistente e determinado na defesa do Poder Local e da gestão publica da água, exigindo o respeito pela autonomia deste nível da governação, sem prescindir do exercício das suas competências em defesa dos interesses das populações;

2 – reafirmar a denúncia de todas as medidas tendentes a promover a privatização, seja por que via for, do sector da água e dos serviços que lhes dão corpo, construídos com dinheiros públicos e o esforço de gerações;

3 – reafirmar o seu inabalável compromisso com a água como bem comum, direito e responsabilidade de todos, estratégico para a soberania e desenvolvimento nacional, cuja gestão, com estes objetivos, apenas o Estado, através dos seus diferentes níveis de governação (central, regional e local) está em condições de garantir;

4 – recordar a incontornável responsabilidade da administração central na execução de políticas sociais que disponibilizem aos portugueses condições materiais que assegurem o direito humano de acesso à água sem exclusão por razões socioeconómicas;

5 – apelar a todos os munícipes da Região e aos portugueses em geral, para que exerçam o seu direito de participação na definição das políticas da água em defesa da gestão pública deste bem e dos serviços públicos de água e saneamento, bem como, manifestar a sua solidariedade para com os promotores e demais cidadãos subscritores da Iniciativa Legislativa de Cidadãos "Proteção dos direitos individuais e comuns à água”, apelando à aprovação do Projeto de Lei n.º 368/XII, na Assembleia da República no próximo dia 9 de Outubro.»

Concelho tem água de qualidade

O concelho de Palmela possui cerca de 574,4 quilómetros de rede de distribuição de água, com uma taxa de cobertura de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho. Existem 38 captações de água com origem subterrânea, 22 instalações de tratamento de água e 27 reservatórios, totalizando uma capacidade de armazenamento de 27.680 metros cúbicos. É de destacar a classificação do município em termos de acessibilidade económica ao recurso água, encontrando-se nos lugares cimeiros no ranking realizado em todo o país pela ERSAR, entidade reguladora (posição 17 em 282 entidades gestoras, em 2012*).

Enquanto entidade gestora dos serviços de abastecimento de água, a Câmara Municipal de Palmela possui um histórico de cumprimento com a totalidade de diretrizes da entidade reguladora. O Plano de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) aprovado por esta entidade reguladora é executado a 100% e os resultados do controlo analítico são publicados trimestralmente. Além destas análises, a autarquia implementou um Plano de Controlo Operacional, que prevê a realização de análises adicionais em diversos pontos de amostragem. O controlo e a exploração dos sistemas de abastecimento são assegurados por equipas móveis, que realizam registos diários de caudais, concentrações de cloro residual e pH, num total de cerca de 8.138 amostragens anuais. Palmela encontra-se com uma classificação de água segura a 99.5%.

Relativamente à drenagem de águas residuais em baixa, o sistema, explorado pelos serviços municipais, é constituído por 18 Estações Elevatórias. A rede de drenagem de águas residuais domésticas no concelho apresenta uma extensão de 194,7 quilómetros. A rede em alta compreende 11 Estações Elevatórias e sete ETAR em exploração pela empresa multimunicipal Simarsul.

No que respeita ao tratamento de águas residuais, o volume de efluentes entregue à Simarsul para tratamento em 2013 foi de 3.210.331 metros cúbicos. O município possui uma classificação de 100% de água tratada pela Entidade Reguladora. A cobertura concelhia por redes de drenagem e tratamento de efluentes é de 82% da população residente. É assegurado também o serviço de despejo de fossas.

*a avaliação para 2013 ainda não foi apresentada pela ERSAR.