quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Município saúda O Bando pelos 40 anos de existência

O Teatro O Bando faz 40 anos e está a comemorar a data com um vasto programa de atividades, que espelham a vida da companhia e o seu trabalho pioneiro, em prol das artes. A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 1 de outubro, uma saudação ao Teatro O Bando, que tem o Centro Histórico de Palmela em "Quarentena" até dia 26. A estreia do espetáculo decorreu ontem e promete animar as noites de outubro com encontros insólitos, nas ruas de Palmela, com 40 personagens da história companhia teatral. 

Leia, abaixo, o texto integral da Saudação ao Teatro O Bando:

«O Teatro O Bando está a comemorar 40 anos de existência. Cooperativa artística e cultural de vanguarda, nos panoramas nacional e internacional, O Bando chegou a Palmela em 1999 e fez de Vale de Barris a sua casa. Desde então, aí tem desenvolvido uma intensa atividade, pautada por residências artísticas, formação, exposições e espetáculos que, com qualidade sobejamente reconhecida e trabalho pioneiro ao nível da exploração do espaço cénico, tem atraído ao nosso território milhares de visitantes.
A relação estreita que tem sabido cimentar com a comunidade – quer a partir dos encontros regulares e tertúlias em que a sede abre as suas portas e partilha processos criativos, quer através de projetos de parceria com outras estruturas culturais e associativas do concelho, com a comunidade educativa e com a própria população – contribuiu, decisivamente, para a sua integração na vida local, constituindo-se como um valioso recurso para o concelho.
No ano em que celebra quatro décadas de vida, o Teatro O Bando reforçou, também, o seu relacionamento com o Município, através da celebração, a 1 de junho, Dia do Concelho, de um novo Protocolo de Cooperação, que veio estabelecer os termos da parceria, conducentes ao desenvolvimento cultural do território através do incremento da oferta teatral e da cooperação com os agentes culturais, educativos e turísticos locais.
Espetáculo marcante no panorama nacional, “Quarentena” está a assinalar, ao longo dos últimos meses, o aniversário do Teatro O Bando e, neste mês de outubro, transfere-se para o Centro Histórico de Palmela, numa grande produção que trará muitos espetadores à vila, contribuindo para a divulgação da nossa cultura e património junto de novos públicos. O Município presta apoio logístico a este projeto, que recupera 40 personagens dos vários espetáculos do vasto percurso d’O Bando e dá voz às palavras de 40 escritores de língua portuguesa, envolvendo a participação de 24 atores e 16 músicos.
Depois da ocupação da TSF no dia 24 de abril, do espetáculo “Ir e Vir Abril Abrir”, com a participação de centenas de crianças do concelho de Palmela e de outros concelhos da Península de Setúbal, e de concertos encenados apresentados através da Artemrede, “Quarentena” representa o culminar de todas estas experiências, em que os 40 anos d’O Bando se cruzam com quatro décadas de liberdade e com uma reflexão sobre o momento atual da sociedade portuguesa.
É de referir, ainda, que o projeto “Quarentena” engloba a realização de dois filmes, por Amauri Tangará e João Brites, numa parceria entre o Teatro O Bando e a Cia D’Artes do Brasil: “Diálogos Imprevistos”, documentário que regista os diálogos entre personagens ficcionais e pessoas reais da região de Setúbal, e “Nenhures”, uma longa-metragem de ficção, que congrega as 40 personagens de Quarentena.
A Câmara Municipal de Palmela, reunida no dia 1 de outubro de 2014, saúda o Teatro O Bando e a sua equipa por este aniversário, pelo projeto “Quarentena” e pela sua carreira recheada de sucessos, e convida os Senhores Munícipes a associarem-se a esta grande festa do teatro, que proporcionará, sem dúvida, momentos de grande riqueza artística e cultural.»