Hoje, dia 21 de outubro, é o último dia para entrega dos questionários Orçamento Participativo 2014. O ciclo de reuniões públicas, promovido pelo Município, terminou, ontem, na Biblioteca Municipal de Palmela, com uma sessão de trabalho muito participada.
Informados sobre as disponibilidades financeiras da autarquia, o comportamento da receita e da despesa nos últimos anos e os compromissos incontornáveis - com vista à resposta quotidiana das necessidades das populações, em matérias como o abastecimento de água, o saneamento básico ou a educação - os munícipes identificaram questões relacionadas com a freguesia de Palmela, colocaram problemas e fizeram sugestões de melhoria. Num concelho com mais de 460 quilómetros de extensão e povoamento disperso, a pavimentação e conservação da rede viária continua a ser uma das principais preocupações da população, a par dos espaços verdes e da conclusão de alguns investimentos na área do saneamento e tratamento de águas residuais (dependentes, em grande medida, da empresa multimunicipal Simarsul).
Além do esclarecimento sobre o ponto de situação de diversos projetos e empreitadas já em curso, todas as questões foram recenseadas pelos serviços e serão trabalhadas, a fim de perceber a possibilidade de integração em plano de investimentos ou, até, da sua solução por administração direta. Numa nova ronda de reuniões, já agendada para o início de dezembro, a Câmara Municipal apresentará os resultados dos questionários e prestará contas sobre cada um dos tópicos levantados em outubro.
O Orçamento Participativo, projeto pioneiro em Portugal, foi, agora, retomado pelo Município, com o objetivo de continuar a fomentar a participação cidadã. Este é um espaço privilegiado de auscultação das populações, no âmbito da política de participação defendida pela Câmara Municipal, que dinamiza, também, outros fóruns, como as Semanas das Freguesias, projetos para o público escolar como "Eu Conheço! Eu Participo!" ou a discussão pública de regulamentos ou documentos de gestão do território.
Os questionários e as fichas de projeto Orçamento Participativo estão
disponíveis, até ao final do dia de hoje, nas Juntas de Freguesia, nos balcões
de atendimento da Câmara Municipal e aqui.
Participe!