sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Seminário “Turismo de Natureza” apontou caminhos para o desenvolvimento do setor

O Cineteatro S. João, em Palmela, foi, ontem, palco do Seminário “Turismo de Natureza: Qualificação, Inovação, Desenvolvimento”, numa organização da Câmara Municipal. Muito bem recebido, a nível regional e nacional, pela qualidade dos oradores e pelo grande interesse da temática - que, só agora, começa a estar em destaque no panorama turístico do nosso país – o evento registou mais de quatro centenas de inscrições, lotando a sala palmelense com uma plateia especializada e atenta. Com a presença de várias entidades com competências nesta matéria - destaque para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Turismo de Portugal e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa – bem como académicos, agentes locais e empresários, que lançaram pistas para o desenvolvimento sustentável e competitivo deste setor, o Seminário constituiu-se como espaço privilegiado de partilha de informação e de apresentação de práticas inovadoras e inspiradoras. Paralelamente ao Seminário, houve lugar a uma mostra de ideias, projetos e produtos e a várias reuniões entre as entidades participantes, que procuraram criar sinergias e alargar redes de trabalho.

Arrábida é centralidade turística da região

A Entidade Regional de Turismo de Lisboa está a finalizar a construção do novo plano estratégico para o setor, que irá guiar a região nos próximos cinco anos. Vitor Costa, Presidente da ERTL, revelou o novo conceito de desenvolvimento que está a ser considerado para a região, que é já, «diferenciadora» e muito completa, no contexto nacional. Esse conceito assenta no relacionamento da cidade de Lisboa, enquanto âncora, com os ativos presentes na região. Para isso, foram identificadas as cinco centralidades turísticas regionais – Lisboa, Cascais, Sintra, Arco do Tejo e Arrábida – que se pretende unir através de roteiros que potenciem experiências intercentralidade.
A Arrábida esteve, aliás, em destaque ao longo de todo o programa do Seminário, com vários especialistas e empresas a apresentarem dados e projetos que atestam o potencial imenso deste bem comum para a prática de turismo de natureza, conjugando usufruto e preservação. 
Na sessão de encerramento, o Vereador Luís Miguel Calha lembrou os vários acordos de cooperação estabelecidos, recentemente, por Palmela com diversas entidades para intercâmbios de partilha e promoção – onde se destaca o protocolo com as Câmaras Municipais de Sesimbra e de Setúbal, para desenvolvimento do produto turístico “Castelos e Fortalezas da Arrábida” - e sublinhou a intenção do Município de «posicionar Palmela como destino de turismo de natureza», através de uma estratégia conjunta, sólida e «alicerçada nos valores endógenos» do território, que do Parque Natural da Arrábida à Reserva Natural do Estuário do Sado, passando pela paisagem deslumbrante e pelas vastas áreas de RAN e REN, tem muitos recursos e beleza para oferecer.