segunda-feira, 20 de julho de 2015

Permuta permite requalificar Alameda 25 de Abril e Largo do Chafariz


Através de uma permuta de terrenos, o Município abre caminho à requalificação da Alameda 25 de Abril, bem como do Largo do Chafariz de D. Maria I, zonas nobres de entrada no Centro Histórico da Vila, de acesso ao Parque Natural da Arrábida e de estadia para desfrutar da vista panorâmica sobre a Península de Setúbal e Lisboa.
O posto de abastecimento de combustíveis desativado, que se encontra junto à rotunda do Chafariz, será, assim, transferido para o terreno localizado junto à rotunda poente da Alameda 25 de Abril, servindo os utentes da Estrada Nacional 379. A par do quiosque, atualmente, em construção do outro lado da estrada, este serviço vem promover uma nova animação e consolidação urbana da Alameda.
Entretanto, o Município toma posse do espaço junto ao Chafariz, que será requalificado em 2016, numa intervenção que pretende devolver esta zona urbana aos peões, através da melhoria das condições de circulação, estadia e lazer, da valorização estética desta frente urbana e do enquadramento do Chafariz de D. Maria I, monumento classificado como de interesse público. Entre outras componentes, prevê-se a criação de zonas de estadia e lazer, com mobiliário urbano, esplanada, remodelação da iluminação pública e reformulação do estacionamento e abrigo para táxis.