quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Município encerra Eu Participo! com reunião pública para apresentação de resultados


O ciclo 2016 do Projeto “Eu Participo!” encerra, no dia 5 de dezembro, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, onde o executivo municipal realizará uma reunião pública para apresentação de resultados e da proposta de Orçamento 2017 e GOP (Grandes Opções do Plano) 2017-2020 à população.
Amplamente participado nas duas fases anteriores, em abril e setembro, este processo, que contribui para uma gestão mais transparente e partilhada, permitiu ao Município integrar nas GOP um número considerável de novos investimentos (propostos, debatidos e validados pelos/as participantes), pelo que os resultados refletem as expetativas e necessidades dos diversos agentes locais.


Câmara e associações juvenis promovem atividades de ocupação de tempos livres




A Câmara Municipal de Palmela em colaboração com associações juvenis do concelho promovem, entre 9 e 29 de dezembro, o programa “ CRJ no Natal”, um conjunto de atividades de ocupação dos tempos livres, a decorrer durante a época festiva que se aproxima, nos Centros de Recursos para a Juventude de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo.
 Destinado a residentes no concelho com idades entre os 12 e os 17 anos, este programa tem participação gratuita e integra, entre outras atividades, um torneio de League of Legends, oficinas formativas, ensaios abertos e competições intra e inter CRJ´s.
A participação no “CRJ no Natal” é sujeita a inscrição, até dois dias úteis antes da atividade pretendida. Inscrições e mais informações: 212336629 | juventude@cm-palmela.pt | www.juventudeinterativa.org e www.cm-palmela.pt).





Postais de natal digitais e rede social facebook inspiram "Clique Sem Idade"


            No âmbito do "Clique Sem Idade", projeto municipal de sensibilização às TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, destinados à população de idade maior, a Câmara Municipal de Palmela promove duas iniciativas, em dezembro, em Palmela e Pinhal Novo, para partilha de conhecimento sobre postais de natal digitais e a rede social Facebook.
No dia 6, entre as 14h30 e as 16h30, a Associação de Idosos de Palmela acolhe a oficina “Quem disse que já não se enviam postais?”, para pesquisa, seleção e envio de postais de natal e dia 14, entre as 10h00 e as 12h00, a Biblioteca Municicpal de Pinhal Novo   recebe a iniciativa  “conversas.com: a internet e a rede social facebook – interesses, motivações e utilização responsável na idade maior”, para partilha de ideias e conhecimentos sobre esta temática.
Estas duas iniciativas, destinadas a uma população com mais de 55 anos, têm como parceiros a Associação de Idosos de Palmela e o Centro de Competências TIC – Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Setúbal.
Mais informações e inscrições através da Divisão de Educação e Intervenção Social da Câmara Municipal de Palmela: telf. 212336606 | e-mail deis.geral@cm-palmela.pt | www.cm-palmela.pt.




terça-feira, 29 de novembro de 2016

Memórias de Timor partilhadas na apresentação de novo livro de José António Cabrita

Durante a noite de 28 de novembro, o público presente no Auditório Municipal de Pinhal Novo foi "transportado" para Timor, através das palavras de José António Cabrita e das vozes do grupo coral da Sociedade Filarmónica União Agrícola, de Pinhal Novo.
A apresentação de “Na lonjura de Timor/ lha dook rai timor” - o novo livro do professor e sociólogo, residente em Pinhal novo - foi o pretexto ideal para uma tertúlia literária, onde se partilharam memórias de Timor e se refletiu sobre a lusofonia. A sessão contou, também, com a participação de João Reis Ribeiro, professor de Língua Portuguesa e Presidente da Associação Sebastião da Gama, do Vereador Luís Miguel Calha e de Isolina Jarro, da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.






terça-feira, 22 de novembro de 2016

Tertúlia poética reúne na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo para homenagear Ruy Belo



No dia 25 de novembro, às 21 horas, a sala de leitura da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo é palco de um encontro para debater a vida e obra de Ruy Belo. A iniciativa decorre no âmbito do projeto “Palavras na nossa terra” e tem participação livre.
Nascido em 1933, Ruy Belo teve uma vida curta (faleceu em 1978) mas profícua, deixando um vasto legado em diversas áreas. Licenciado em Filologia Românica e em Direito pela Universidade de Lisboa e Doutorado em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma, o escritor foi professor do ensino secundário, leitor de Português na Universidade de Madrid e bolseiro de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalhou como tradutor de francês, passou, também, pela imprensa, como chefe de redação da revista Rumo, foi diretor literário de uma editora e passou, ainda, pela administração pública, enquanto adjunto do Director do Serviço de Escolha de Livros do Ministério da Educação Nacional.
Foi com “Aquele Grande Rio Eufrates” (1961) e “O Problema da Habitação” (1962) que deu início à sua obra poética, bastante influenciada pelos movimentos neo-realista e surrealista. Interrogações acerca da vida e da morte, entre a religião e a metafísica, sempre em busca da identidade do ser, marcam a sua obra, onde há lugar, também, para uma visão interventiva e de compromisso, em relação à realidade social da época e à luta por um mundo melhor.


Vinhos da Península de Setúbal presentes na Feira Iberoamericana de Gastronomia


Os vinhos da Península de Setúbal estão presentes, através da Rota de Vinhos, na FIBEGA 2016, Feira Iberoamericana de Gastronomia, a decorrer em Mérida, Espanha.
A participação, entre 20 e 22 de novembro, acontece a convite da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e, além dos vinhos, aposta na prova e venda de outros produtos regionais, caso do Queijo de Azeitão, da Fogaça de Palmela e das Compotas.
A FIBEGA, na sua primeira edição, integra a programação de Mérida, "Capital Iberoamericana de la Cultura Gastronomica 2016" e pretende ser uma montra da oferta e das oportunidades da cultura gastronómica nos territórios da Península Ibérica e dos países da América Latina. A par de mostras e provas orientadas pelos grandes chefs destes países, a feira acolhe, ainda, o I Congresso Iberoamericano da Cultura Gastronómica. São esperados mais de 15 mil visitantes no certame, com destaque para profissionais e empresários do setor.



Feiras do Livro de Natal no Mercado de Pinhal Novo e na Biblioteca de Palmela


Até 14 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmela e o Grupo Porto Editora promovem duas novas Feiras do Livro no concelho, a propósito da quadra festiva. Entre 26 de novembro e 4 de dezembro, o Mercado Municipal de Pinhal Novo recebe a primeira feira e, entre 7 e 14 de dezembro, será a vez da Biblioteca Municipal de Palmela acolher a iniciativa.
         A promoção do livro e de hábitos de leitura, em particular, junto do público mais jovem, é o principal propósito da iniciativa, que oferece uma grande variedade de títulos, todos com desconto de 15% sobre preço de capa.
          Mais informações através do e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt.






Produtores da região reunidos no Festival do Moscatel


Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmela e a Rota de Vinhos da Península de Setúbal promovem mais uma edição do Festival do Moscatel. O Cine-teatro S. João, na vila de Palmela, é palco do certame, que reunirá os principais produtores de Moscatel de Setúbal.
Além da mostra, prova e venda de Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo e de brancos, tintos e espumantes elaborados a partir da casta Moscatel de Setúbal, o certame integra um programa de animação, recheado de provas orientadas por enólogos, show cookings, conferências, animação musical, demonstração e prova de cocktails com base de Moscatel. A doçaria regional, as compotas e os licores também marcam presença, sendo de sublinhar uma prova de Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, acompanhados pelos novos Bombons de Moscatel de Setúbal, numa parceria entre a Quinta do Piloto e a Confeitaria S. Julião. No dia 3, às 18h30, destaque, também, para o Brinde comemorativo do 5.º aniversário da distinção de “Palmela Cidade Europeia do Vinho 2012” e para a entrega de diplomas aos produtores do concelho de Palmela premiados no XV Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”. Na vila, uma Rota dos Petiscos e Moscatéis oferece novas oportunidades de degustação e visita.
Com entrada livre, este será um momento privilegiado de promoção e visibilidade para o Moscatel de Setúbal DOC e para a dinamização da economia local, proporcionando a quem nos visita a oportunidade de adquirir produtos de grande qualidade para degustar ou oferecer na quadra festiva.
O certame conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Caixa de Crédito Agrícola de Entre Tejo e Sado.

O Moscatel de Setúbal

A área produtora de Moscatel de Setúbal foi demarcada em 1907 por Decreto de 10 de Maio, confirmado mais tarde pelo Decreto de 1 de Outubro de 1908. No entanto, é historicamente conhecida a sua produção e exportação há vários séculos, em particular, para Inglaterra. Elaborado a partir das uvas Moscatel de Setúbal, que lhe dão o nome, este vinho doce e aromático é extremamente versátil, podendo ser servido como aperitivo ou digestivo. Nos últimos anos, várias marcas produzidas no concelho de Palmela e na região têm sido reconhecidas internacionalmente, nomeadamente, no concurso “Muscats du Monde”, afirmando o Moscatel de Setúbal como um dos melhores do mundo.

Horário:
Dia 3 dezembro, sábado | 15h00 às 00h00
Dia 4 de dezembro, domingo | 15h00 às 20h00
Entrada livre. Copo oficial e uma prova de Moscatel de Setúbal = 1,50€ 

Consulte o programa completo em www.cm-palmela.pt.
                        


Livro de José António Cabrita apresentado no Auditório Municipal



No dia 28 de novembro, às 21 horas, o Auditório Municipal de Pinhal Novo é palco da apresentação do livro “Na lonjura de Timor/ lha dook rai timor”, de José António Cabrita. Nascido em 1949, o autor estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado, também, à investigação de diversos temas, entre os quais, um que lhe é particularmente caro: a cultura caramela e a história de Pinhal Novo. A este propósito, escreveu, por exemplo, “José Maria dos Santos. E antes do «grande agricultor?»” (1999), “Folclore da região caramela ou folclore de feição caramela entre Tejo e Sado?” (2000) ou “Rio Frio, retrato de uma grande casa agrícola” (2006). Timor, onde já viveu em três períodos distintos, é outra das suas paixões e tema de reflexão, da qual nasceram publicações como “ET Wave – Mulheres de Timor Leste contra a violência e pelo cuidado das crianças” (2001) e, mais recentemente, “Expressões de uma lusofonia doida. Casos de deportação política para a lonjura de Timor” (2015).
A apresentação do livro “Na lonjura de Timor/ lha dook rai timor” está a cargo de João Reis Ribeiro, professor de Língua Portuguesa e Presidente da Associação Sebastião da Gama. A sessão conta, também, com um momento musical pelo grupo coral da SFUA – Sociedade Filarmónica União Agrícola, de Pinhal Novo.




segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Município cria Dossiê “Educação em Direitos e Cidadania Democrática”



A Câmara Municipal de Palmela assinala o 27.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, efeméride comemorada no dia 20 de novembro, com um desafio lançado às escolas e instituições educativas do concelho, através da distribuição do Dossiê “Educação em Direitos e Cidadania Democrática”, que integra diversas propostas de atividades para explorar esta temática.
Recorde-se que, em 2011, a autarquia iniciou o “Eu Participo”, projeto que cresceu, em 2015, com o Plano Municipal de Promoção da Participação Infantil e Juvenil, a partir do qual foi assumido o compromisso de promover e colaborar com as instituições locais e junto das crianças e dos jovens do concelho, uma educação em direitos humanos e cidadania democrática.
Com a implementação do referido plano, o Município associou-se ao estabelecido na Carta do Conselho da Europa, sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos, adotada no quadro da Recomendação CM/Rec (2010) do Comité de Ministros.
A Convenção sobre os Direitos da Criança reconhece a criança como cidadã desde que nasce e considera que ouvi-la em todos os processos que a envolvem é uma responsabilidade do Estado. É, também, um dever de todas/os, incluindo as instituições que lidam diretamente com as crianças e jovens, facultar informação e garantir que estejam em condições de formar opiniões próprias, expressando-se livremente sobre os assuntos.




Presépio em tamanho real e mercado de produtos regionais animam Centro Histórico


No âmbito do compromisso de mandato vertido no objetivo estratégico de dinamização do Centro Histórico de Palmela, a Câmara Municipal vai promover, este ano, um programa intitulado “Natal em Palmela”, que pretende potenciar o aumento dos fluxos turísticos ao núcleo mais antigo da vila e dinamizar a economia local - programa que terá continuidade nos próximos anos e que se prevê candidatar ao Portugal 2020. Assim, entre 9 de dezembro e 6 de janeiro, Palmela estará amplamente iluminada com motivos alusivos à quadra festiva e contará com a presença de um Presépio de Natal, da autoria da escultora Teresa Martins, cujas referências artísticas são reconhecidas a nível nacional, onde além das figuras de caráter religioso, também terão lugar personagens de cariz etnográfico, devidamente identificadas, que retratam algumas das figuras mais emblemáticas da vila, no século passado, e as suas vivências. Será um Presépio em tamanho real, fortemente ligado à história e às tradições locais, e dará origem à realização de visitas guiadas.
Além do Presépio, o “Natal em Palmela” contará, também, aos fins de semana, a partir de 10 de dezembro, com um Mercado, localizado no arrabalde, no “coração do Centro Histórico”, onde os visitantes terão oportunidade de adquirir artigos regionais de qualidade para as suas compras natalícias. Música, oficinas de danças tradicionais, atividades infantis com o Pai Natal, Duende Malabarista, pinturas faciais e modelagem de balões são algumas das animações de rua que irão complementar este Mercado de Natal e convidar a uma visita.

Em Palmela, a quadra festiva é vivida intensamente até 6 de janeiro, Dia de Reis, altura em que a população e o movimento associativo saem à rua para cantar as Janeiras. 

Vinhos da região em destaque na publicação norte-americana “The Wine Advocate”




                Os vinhos produzidos na Península de Setúbal continuam a conquistar notoriedade e a atenção do público e da comunicação social, um pouco por todo o mundo. A reputada publicação norte-americana “The Wine Advocate” é um dos exemplos deste interesse crescente, que contribui para o posicionamento da região e para atrair novos mercados. O Município de Palmela congratula-se com os sucessos da região e aprovou, de forma unânime, na reunião pública realizada a 16 de novembro, uma saudação aos produtores destacados, que otiveram excelentes avaliações:

«É inegável o caminho que os vinhos da Península de Setúbal percorreram nas últimas duas décadas, no sentido da afirmação e reconhecimento da sua qualidade, aos níveis nacional e internacional. A par dos muitos prémios e galardões conquistados em certames de renome, onde o sistema de prova cega permitiu que a produção de uma pequena região portuguesa escalasse, rapidamente, a posições de destaque no palco mundial do setor, é, também, de grande importância a atenção que a comunicação social especializada e os opinion makers têm dedicado aos vinhos e às empresas da Península.
O jornalista de vinhos Mark Squires é uma das vozes mais respeitadas e tem dedicado especial atenção aos vinhos da região, através de uma série de artigos na publicação norte-americana “The Wine Advocate”, onde se referiu aos Moscatéis de Setúbal como «os melhores vinhos que ainda desconhecemos». No seu mais recente artigo sobre a região, Squires apresenta 51 notas de prova, com excelentes avaliações, relativas a 20 Moscatéis de Setúbal e 31 vinhos da Península de Setúbal e de Palmela, de sete produtores da região – Casa Ermelinda Freitas, Adega de Pegões, Horácio Simões, José Maria da Fonseca, António Saramago Vinhos, Quinta do Piloto e SIVIPA.
Os Moscatéis de Setúbal da Casa Agrícola Horácio Simões - Moscatel Roxo de Setúbal 2003 e Moscatel Roxo de Setúbal Superior Excellente - surgem no topo da lista, com 95 pontos. De seguida, com 94 pontos, surgem o Horácio Simões Moscatel Roxo de Setúbal 1996, o Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família e o Hexagon tinto, 2009, da José Maria da Fonseca. No total, as pontuações situaram-se entre os 95 e os 87 pontos, refletindo uma região consistente e de excecional valor, que o crítico afirma «merecer mais atenção».
Responsável, na “The Wine Advocate”, pelos vinhos de Portugal, Grécia, Líbano, Israel, Europa de Leste, Peru e Costa Leste dos Estados Unidos, Mark Squires espera que a série de artigos que preparou sobre a Península de Setúbal ajude a mudar e a potenciar a dinâmica de exportações, nomeadamente, com o mercado norte-americano.
            Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 16 de novembro, a Câmara Municipal de Palmela saúda os sete produtores destacados pela publicação “The Wine Advocate”, congratulando-os pela excelente pontuação obtida e pela exposição mediática internacional que contribuirá para alavancar, ainda mais, a sua atividade e para cimentar a notoriedade da região.»


Empresa Doce da Bina recebe três estrelas nos Great Taste Awards 2016


                A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 16 de novembro, uma saudação à empresa Doce da Bina, pela conquista de três estrelas – a pontuação máxima atribuída nos Great Taste Awards, certame internacional que avalia, anualmente, milhares de produtos alimentares de todo o mundo, atribuindo um selo que garante, a quem consome, estar perante um produto de grande qualidade e excelente sabor:

«Os Ésses de Azeitão fabricados pela empresa Doce da Bina obtiveram a distinção de três estrelas nos Great Taste Awards 2016. Esta é a pontuação mais alta atribuída pelo certame – dos 10 mil produtos analisados, este ano, apenas 141 obtiveram três estrelas. Além dos Ésses, também a Compota de Figo desta empresa foi distinguida com uma estrela.
A Doce da Bina, de Silvina Moreira, integra o grupo fundador do Clube de Produtores da Arrábida e já tinha recebido reconhecimento nacional pelos seus Ésses, com a obtenção, no início do ano, de uma medalha de ouro no Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa.
Os selos conquistados nos Great Taste Awards vêm atestar, perante os consumidores, a qualidade e sabor dos produtos, constituindo-se como um importante fator de diferenciação e destaque no mercado. Este certame britânico, criado em 1994, avalia, anualmente, milhares de produtos, com base no sabor. Em 2016, 400 especialistas das áreas da gastronomia e vinhos avaliaram os produtos apresentados a concurso, durante mais de um mês de provas cegas.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela, a 16 de novembro de 2016, a Câmara Municipal de Palmela saúda a empresa Doce da Bina por esta importante distinção, que irá, certamente, contribuir para a crescente notoriedade e sucesso da marca e inspirar a criação de outras delícias, com base nos excelentes produtos da nossa região.»




Município garante utilização prioritária de equipamentos desportivos pelos clubes do concelho em competições oficiais


Na reunião pública realizada a 16 de novembro, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a atribuição de um conjunto de apoios à Casa do Benfica em Palmela, ao Clube Desportivo Pinhalnovense e ao Palmelense Futebol Clube, que se consubstanciam na utilização dos equipamentos desportivos municipais durante a época desportiva 2016/2017.
Estes apoios, que correspondem, globalmente, a 65 mil euros, são expressos em Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo, que garantem a transparência e rigor do relacionamento entre o Município, os clubes e a Palmela Desporto, empresa municipal responsável pela gestão dos equipamentos desportivos a utilizar, nomeadamente, Campo de Jogos Municipal de Palmela e Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo.
            Esta contratualização, no início da época, contribui, ainda, para uma melhor gestão e planeamento dos equipamentos e para garantir acesso prioritário às associações desportivas do concelho participantes em quadros competitivos oficiais.


Centro Jovem Tejo apoiado com 1.500 euros


O Município de Palmela aprovou, na reunião pública de 16 de novembro, a atribuição de um apoio financeiro ao Centro Jovem Tejo, no valor de 1.500 euros. A verba destina-se a comparticipar nas despesas decorrentes da atividade da Comunidade Terapêutica desta associação, que luta com dificuldades económicas.
Constituído em 1989 e com sede social em Quinta do Anjo, o Centro Jovem Tejo trabalha com vista à minimização de comportamentos de risco junto das camadas mais jovens e presta apoio, em regime de internamento, a jovens e pessoas adultas. Atualmente, na Comunidade Terapêutica “Luís de Barros”, são acompanhados 25 utentes, com idades compreendidas entre os 14 e os 60 anos, e no apartamento de autonomização, em Palmela, encontram-se 8 pessoas.
A associação integra o Conselho Local de Ação Social de Palmela, a Comissão Social de Freguesia de Quinta do Anjo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela, a União Distrital das IPSS e a União Concelhia das IPSS, assumindo-se como parceira incontornável, no âmbito das políticas de promoção da saúde e de integração social e profissional de pessoas com comportamentos de risco ou em perigo.
           



Palmela contra mapa de turnos das farmácias do concelho para 2017


No cumprimento da legislação em vigor, em matéria dos turnos das farmácias, foi solicitado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARSLVT, IP) a emissão de parecer relativo à proposta de mapa de turnos das farmácias do concelho de Palmela para o ano de 2017. A Câmara Municipal de Palmela manteve a posição tomada nos anos anteriores, emitindo um parecer desfavorável face à proposta, que considera, não obstante cumprir estritamente o estipulado na lei, contribuir para a diminuição da resposta farmacêutica de urgência, no concelho.
O quadro legislativo em vigor (Decreto-Lei n.º 172/2012, de 1 agosto, na alínea d), do art.º 11.º), em que se determina que, nos “…municípios sem serviços de urgência do SNS, deve existir uma farmácia de turno de regime de disponibilidade entre a hora de encerramento normal e a hora de abertura normal do dia seguinte.”, discrimina os concelhos  que não dispõem deste tipo de cuidados de saúde, como é o caso de Palmela, onde não existem Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde.
De salientar que se tem assistido, nos últimos anos, a uma progressiva redução dos cuidados de saúde de urgência hospitalar e que as populações se vêm forçadas a acorrer a outros serviços de urgência ainda mais distantes.
Assim, considera-se que os turnos de serviço de disponibilidade constituem uma cobertura farmacêutica precária e limitadora do acesso de grande parte da população ao medicamento em situação de urgência. Esta situação surge agravada para o concelho de Palmela, atendendo à especificidade geodemográfica do seu território, com uma extensão de 462 km2, com 62.805 habitantes e servido por uma insuficiente rede de transportes públicos, situação que condiciona a vida quotidiana da população dispersa pelas zonas rurais, distantes dos centros urbanos.
Ao reiterar esta tomada de posição, a Câmara Municipal pretende continuar a defender os interesses e bem-estar dos seus munícipes, não deixando, contudo, de reconhecer os problemas de sustentabilidade financeira atravessados há vários anos, pelas farmácias do concelho, cujo esforço de compatibilizar os seus horários de funcionamento diário e semanal com os turnos de disponibilidade, merece ser reconhecido, sobretudo nas localidades mais populosas do Município, como é o caso de Pinhal Novo e Palmela.





Município reconhece importância do trabalho desenvolvido pela Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo


O Município de Palmela reconheceu, publicamente, a pertinência e a importância do trabalho social desenvolvido pela Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo. O reconhecimento, aprovado na reunião pública de 16 de novembro, surge em resposta ao pedido de parecer desta associação, elemento fundamental no âmbito do processo de obtenção do Estatuto de Utilidade Pública, estatuto que valoriza o papel destas entidades na comunidade e facilita a sua intervenção, através, por exemplo, de alguns benefícios fiscais.
Fundada a 15 de setembro de 2003 - na altura enquanto Grupo de Dadores de Sangue de Pinhal Novo - esta Associação está, hoje, ligada ao Instituto Português do Sangue e integrada na FEPODABES, Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, constituindo-se como um importante parceiro para o desenvolvimento social, bem-estar e saúde da freguesia e do concelho. Integra o Conselho Local de Ação Social de Palmela desde 2009, ano em que celebrou, com a Câmara Municipal de Palmela, um contrato de comodato relativo à instalação da sua sede no antigo edifício da GNR, no Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
Apesar das dificuldades económicas decorrentes da natureza não lucrativa da sua atividade, tem conseguido ampliar o seu campo de atuação, dinamizando, anualmente, cerca de 20 recolhas, com mais de 1.500 dadoras/es. Além da sensibilização e recolha de sangue, realiza, periodicamente, rastreios de saúde e recolha de amostras para potenciais dadoras/es de medula óssea, trabalhando com diversas faixas etárias. Organiza, ainda, a doação de roupa e cabazes de Natal e participa em momentos de animação e educação para a saúde promovidos por entidades parceiras.


Câmara apoia funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, da reunião pública de 16 de novembro, a atribuição de apoio financeiro para funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, no presente ano letivo, no valor global de 25.432 euros.
A verba pretende comparticipar despesas com materiais didáticos e de desgaste, consumíveis ou conservação de equipamento diverso, e é calculada em função do número de crianças, distribuindo-se da seguinte forma pelos agrupamentos de escolas do concelho:

- Agrupamento de Escolas de Palmela | 10.288 euros (1.286 crianças)
- Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos | 12.368 euros (1.546 crianças)

- Agrupamento de Escolas José Saramago | 2.776 euros (347 crianças)

Parceria com o Município de Palmela viabiliza reabilitação do edifício da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó


            A Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó vai ceder a utilização do seu edifício à Câmara Municipal de Palmela, em regime de contrato de comodato. A celebração deste contrato, que não prejudica a atividade regular da Associação, foi aprovada, de forma unânime, na reunião pública realizada a 16 de novembro.
            Esta parceria com o Município vem viabilizar a reabilitação do edifício da Associação, através de uma candidatura ao POLisboa 2020 PEDU – PAICD (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas). Entre outras atividades, este edifício assume especial destaque enquanto palco anual da Mostra de Vinhos de Fernando Pó, evento de referência na área dos vinhos, que viverá, em 2017, a sua 22.ª edição. A qualificação do espaço, com novas valências e conforto, contribuirá, consequentemente, para a renovação e ampliação desta Mostra, permitindo-lhe adequar-se ao nível crescente de exigência de visitantes e empresas participantes.

Fernando Pó vai ser “aldeia vinhateira”

O Município de Palmela pretende criar em Fernando Pó, freguesia de Marateca, um polo económico e de atração turística, através do conceito de “aldeia vinhateira”. Intitulado Centro Rural Vinum, o projeto parte da localização privilegiada da aldeia de Fernando Pó, no coração da região vitivinícola da Península de Setúbal, da existência de um conjunto de adegas de renome nacional e internacional e da realização regular da Mostra de Vinhos.
Com a utilização em regime de comodato, o Município vai poder utilizar o edifício como espaço de exposições e atividades locais, desenvolvendo outros momentos de exposição, debate, investigação e cultura, em torno do vinho, ao longo do ano.


Grupos do concelho reunidos em Pinhal Novo para homenagear Cante Alentejano


            A 27 de novembro, dia em que se comemora o 2.º aniversário da declaração, pela UNESCO, do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Câmara Municipal de Palmela e os grupos de Cante Alentejano do concelho assinalam a efeméride com um espetáculo no Auditório Municipal de Pinhal Novo.
            Com início às 16 horas, este espetáculo contará com a atuação dos vários grupos em atividade no concelho, bem demonstrativos do vigor do Cante Alentejano entre nós: Grupo Coral Ausentes do Alentejo, de Palmela, Grupo de Cantares Modalentejo, das Marquesas II, Grupo Musical Gente Boa, de Pinhal Novo, Grupo Coral 1.º de Maio, do Bairro Alentejano, e o novo grupo constituído por crianças da EB de Bairro Alentejano, no âmbito de um projeto intergeracional com o 1.º Maio, iniciado no ano passado.
            Além da música, a cultura alentejana estará em destaque através de uma exposição de ferramentas de trabalho e de outros objetos típicos, patente no Foyer do Auditório entre os dias 21 e 27 de novembro.






Palmela acolhe Festival ExpressArte – XVII Encontro de Expressões Artísticas


     O Município de Palmela apoia, uma vez mais, o Festival ExpressArte – XVII Encontro de Expressões Artísticas e acolhe um conjunto de espetáculos nos seus equipamentos culturais, nos dias 23, 28 e 29 de novembro, com participação gratuita e aberta à população em geral. O programa de atividades no concelho integra, também, um Encontro de Folclore no Grupo Desportivo de Lagoa da Palha, no dia 19.
     A iniciativa, organizada pelo CAJ (Clube Animação Jovem) da APPACDM de Setúbal – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental junta, anualmente, em palco, grupos de teatro, de dança e de música de várias associações congéneres, bem como de outros grupos profissionais e/ou amadores da região que utilizam as artes para fins terapêuticos, de lazer e de inclusão social, privilegiando a troca de experiências.
     O Festival decorre, este ano, entre 11 de novembro e 3 de dezembro, em vários concelhos da Península de Setúbal, e pretende divulgar o trabalho das associações que apoiam as pessoas portadoras de deficiência junto de um público cada vez mais alargado. A iniciativa reveste-se de elevado interesse cultural e social para o Município de Palmela, quer no que respeita à participação de grupos de teatro, quer, também, pela qualidade do trabalho dos grupos de animação que têm vindo a ser criados dentro da própria APPACDM.

Atividades no concelho de Palmela:

19 de novembro
2.º Encontro de Folclore Solidário entre Associações
14h00 | Grupo Desportivo Lagoa da Palha

23 de novembro
Apresentações de Grupos da APPACDM e Associações congéneres à comunidade escolar e IPSS do Concelho de Palmela
10h45 – 12h00 | 14h30 – 15h30 | Centro Cultural do Poceirão

28 de novembro
Apresentações de Grupos da APPACDM e Associações congéneres à comunidade escolar e IPSS do Concelho de Palmela
10h45 – 11h45 | Cine-teatro São João, Palmela

29 de novembro
Apresentação de Dança do Grupo “Diverte-te e Dança” da APPACDM de Setúbal
10h45 – 12h00 | Biblioteca Municipal do Pinhal Novo



Município de Palmela adota comunicação inclusiva de género



A partir de 1 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmela vai adotar, de forma integral e generalizada, a comunicação inclusiva de género em todos os documentos oficiais, quer internamente, quer com entidades externas. Entretanto, está já a decorrer um período de adaptação, com vista à preparação para aplicação em todos os documentos e suportes de comunicação institucional.
O V Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017 (aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2013, de 31 de dezembro) apresenta uma medida estratégica relativa à integração da igualdade de género na administração pública central e local, bem como uma medida específica para assegurar, a nível institucional, a adoção de políticas de comunicação não-discriminatórias em função do sexo e promotora da igualdade de género. Estas diretrizes vêm ao encontro do trabalho que o Município de Palmela tem vindo a desenvolver, com a adesão, em 2014, à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local - elaborada e promovida pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa e seus parceiros – e através da definição e implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género. Ao longo dos últimos anos, o Município organizou várias ações de sensibilização e formação sobre o tema, quer para o público interno, quer junto de instituições locais e escolas, visando a eliminação dos estereótipos sociais na comunidade.
É através da comunicação que nos relacionamos e expressamos as nossas ideias e conceções sobre o mundo, pelo que esta não deve conter marcas linguísticas que evidenciem atitude discriminatória. Deve, pelo contrário, reconhecer que nenhum dos dois sexos tem o exclusivo da representação geral da humanidade ou da cidadania, referindo-se a ambos explicitamente, de forma igual e paralela, expressando a respetiva identidade. 
O Plano Municipal para a Igualdade de Género pretende promover uma cidadania ativa e paritária, alicerçada numa cultura de responsabilidade social, que valorize a participação cívica e potencie a inclusão e coesão sociais.






sexta-feira, 18 de novembro de 2016

ENA promove reflexão sobre energias do mar



A ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, promove, no dia 22 de novembro, o Seminário “Renovar a Arrábida com um mar de energia!”. A iniciativa, com participação gratuita, pretende informar e lançar o debate sobre as energias do mar enquanto oportunidade de negócio e explorar formas de financiamento. Destaque, também, para a análise ao percurso e competências das agências de energia.
O Seminário decorre no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. As inscrições devem ser formalizadas através do telefone 265 546 194, do endereço de correio eletrónico geral@ena.com.pt ou do link http://ena.com.pt/inscricao. Consulte o programa em www.cm-palmela.pt.






Academia de Proteção Civil de Palmela promove ações de formação para IPSS


No âmbito da Academia de Proteção Civil, a Câmara Municipal de Palmela promove, durante a segunda quinzena de novembro, um conjunto de ações de sensibilização e formação junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social. As ações decorrem de acordo com o seguinte calendário:

Dia 17 | Primeiros Socorros – Centro Social de Palmela (local: Centro Social de Palmela)

Dia 18 | Primeiros Socorros – Centro Social de Poceirão (local: Centro Social de Poceirão)

Dia 23 | Manuseamento de extintores – Associação de Idosos de Palmela (local: Quartel Bombeiros de Palmela)

Dia 24 | Primeiros Socorros – Associação de Idosos de Palmela (local: Associação de Idosos de Palmela)

Dia 29 | Manuseamento de extintores – Centro Social de Palmela (local: Quartel Bombeiros de Palmela)

Dia 30 | Manuseamento de extintores – Centro Social de Poceirão (local: Quartel Bombeiros de Águas de Moura)

A Academia tem, como objetivo estratégico, a criação de comunidades mais informadas e resilientes, para uma cultura de segurança, e formou, até ao momento, 430 pessoas de várias idades, em áreas como os primeiros socorros, medidas de autoproteção e defesa da floresta contra incêndios. Além da colaboração com IPSS, estabelecimentos de ensino, associações juvenis e empresas do concelho, a Academia tem colaborado com instituições de outros Municípios, como o Centro Hospitalar do Barreiro/Montijo e um estabelecimento de ensino de Sesimbra.



quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Município agradece apoio dos Mecenas de Palmela 2016

         Para agradecer o apoio dos Mecenas de Palmela em 2016 e dar a conhecer as principais iniciativas previstas para o próximo ano, a Câmara Municipal de Palmela promoveu um encontro esta tarde, no Restaurante Dona Isilda – ele próprio empresa integrante do programa de mecenato.


          Ao longo deste ano, o trabalho desenvolvido nesta área ficou marcado por um maior número de empresas ativas (26), projetos apoiados (18) e envolvimento, bem como pela maior visibilidade para o programa, tendo-se registado mais de 52 mil euros em doações e patrocínios. O Presidente Álvaro Balseiro Amaro expressou o reconhecimento do Município às empresas que ajudaram a dar vida a organizações e projetos, estreitando o relacionamento com a comunidade e corresponsabilizando-se pela vida do território onde estão sediadas.




            Para os próximos anos, pretende-se alargar o número de empresas participantes e diversificar os projetos abrangidos. Ambiente, cultura, desporto, educação, reabilitação urbana, juventude, património, proteção civil e turismo são as principais áreas de trabalho onde se integram os projetos a apoiar. É exemplo o Festival Internacional de Saxofones de Palmela, uma organização do Conservatório Regional de Palmela, da Sociedade Filarmónica Humanitária e do Quarteto Artemsax, com o apoio do Município, que terá a sua próxima edição em julho de 2018. Os patrocínios são determinantes para a evolução deste evento internacional de grande qualidade, que se apresentou às empresas locais no evento, com um momento musical protagonizado por Marta Mata e por João Pedro Silva, diretor artístico do Festival.





quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Renovação de protocolos com IPSS sublinha sucesso do "Viver Melhor, Viver com Autonomia"


O Município celebrou, esta tarde, novos protocolos de colaboração com oito instituições particulares de solidariedade social do concelho, no âmbito do Programa Municipal “Viver Melhor, Viver com Autonomia”. Associação de Convívio para Idosos de Cabanas, Associação dos Idosos de Palmela, Associação de Idosos e Reformados da Freguesia de Poceirão, Casa do Povo de Palmela – Centro Social de Quinta do Anjo, Centro Social Paroquial  de Pinhal Novo, Santa Casa da Misericórdia de Palmela e União Social Sol Crescente da Marateca são as entidades parceiras deste programa, que promove aulas regulares de exercício e mobilidade articular.


Na ocasião, o Presidente Álvaro Balseiro Amaro destacou a importância destas instituições, que contribuem para o bem-estar e a autonomia da pessoa idosa, e para a sua inclusão na comunidade. Na época passada, o programa contou com a participação de 214 pessoas e é objetivo do Município aprofundar esta medida e torná-la cada vez mais eficaz, levando-a a mais pessoas, no quadro do trabalho desenvolvido para este público específico. 
Implementado em 2005, o “Viver Melhor, Viver com Autonomia” tem continuidade no período 2016/2018 e representa um investimento da autarquia no valor de 12 mil euros.



terça-feira, 15 de novembro de 2016

Desporto Escolar promove caminhada desportiva e BTT


No dia 19 de novembro, o Clube do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Palmela promove uma caminhada desportiva e BTT, aberta à comunidade escolar – pais, alunas/os e funcionárias/os - e ao público em geral, com idade superior a seis anos.
Apoiada pela Câmara Municipal de Palmela e inserida no programa “Mexa-se em Palmela”, a atividade tem início às 9h30, com duração prevista de três horas e meia, para um percurso com doze quilómetros de extensão e dificuldade média.
A inscrição é gratuita e obrigatória, devendo ser formalizada até às 16h30 de 17 de novembro, através do e-mail cde.23palmela@gmail.com. Para 3 de dezembro, está já agendada uma nova caminhada e BTT, promovida pela mesma entidade. 


Mecenas de Palmela conhecem projetos municipais para 2017


O Município de Palmela promove, no dia 17 de novembro, o Encontro Mecenas de Palmela 2016. Com este momento, a decorrer a partir das 17 horas, no Restaurante Dona Isilda, em Palmela, o Município pretende partilhar, com as empresas que integram o programa de mecenato e com a comunidade, em geral, o balanço do trabalho desenvolvido ao longo do último ano, expressando o reconhecimento pelo importante contributo, bem como dar a conhecer as principais iniciativas municipais a realizar em 2017.
O Programa Mecenas de Palmela tem permitido viabilizar e/ou dotar de nova dimensão e projeção iniciativas emblemáticas em áreas como o ambiente, a intervenção social, a educação, a proteção civil ou a cultura. Ao longo do próximo ano, pretende-se reforçar esta rede de parceria e responsabilidade social, através da mobilização de empresas e instituições para uma participação cada vez mais ativa, em prol das comunidades onde estão inseridas.


Fórum Social Palmela reflete sobre Territórios inclusivos e educadores


No dia 17 de novembro, entre as 9h30 e as 17h00, a Biblioteca Municipal de Palmela vai acolher a 8ª. Edição do Fórum Social Palmela, uma iniciativa da Rede Social e do Município, que promoverá a reflexão sobre os Territórios Inclusivos e Educadores.
Constituído por quatro painéis – Territórios Inclusivos, Territórios Educadores; Intervenção e horizontes dos municípios educadores; Palmela Educadora, Palmela Inclusiva - intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos e Boas Práticas na sociedade educadora – as ideias, os projetos e os testemunhos – e uma mesa redonda, o Fórum contará, entre outras entidades, com a participação do Instituto Universitário de Lisboa, Fundação COI, Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, Centro Jovem Tejo, Centro Social de Palmela e Questão de Equilíbrio.

Mais informações/inscrições através do telf. 212 336 606 e do e-mail clasp@cm-palmela.pt. Programa completo em www.cm-palmela.pt.





Semana da Dança apresenta programa diversificado para todos os gostos e idades


A Semana da Dança está de regresso e, na sua 19.ª edição, prolonga-se no tempo e abrange a segunda quinzena de novembro, com um vasto leque de atividades, que apostam na divulgação da dança e na criação de novos públicos.
Espetáculos, aulas abertas, residências, bailes e o desafio para sete horas a dançar no Cine-teatro S. João, no dia 20 de novembro, são as principais propostas de um programa abrangente, para todos os gostos e idades.
Promovida pela Passos e Compassos e pelo Município, em parceria com escolas, associações locais e outros agentes culturais, a Semana da Dança assume-se, a cada ano, como momento alto desta forma de expressão artística no concelho de Palmela e, também, no panorama da dança em Portugal.
Reservas e outras informações no Cine-teatro S. João (telf. 212336630) ou em www.semana.passosecompassos.pt.


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Câmara saúda atleta pinhalnovense Rui Narigueta


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 2 de novembro, a seguinte saudação ao atleta pinhalnovense Rui Narigueta pelos resultados obtidos na época desportiva e no Campeonato do Mundo Powerman Longa Distância Duatlo, em setembro, na Suiça:
« Rui Narigueta, atleta pinhalnovense de Duatlo e Triatlo, foi o 12º. Classificado Elite no Campeonato do Mundo Powerman Longa Distância Duatlo, realizado em setembro, na cidade de Zofingen, na Suiça.
Trata-se de um excelente resultado internacional, em que Rui Narigueta afirmou o seu lugar entre os melhores do mundo nesta modalidade extremamente exigente.
Esta classificação veio coroar uma época de ouro para o atleta de 40 anos, que representa a equipa Garmin Clube Olímpico de Oeiras. Em 2016, Rui Narigueta foi vencedor absoluto e, em simultâneo, de Veteranos1 do Ranking Nacional  de Duatlo Cross e sagrou-se Campeão Nacional Grupos de Idade (40-44 anos), conquistando, também, os segundos lugares no escalão Veteranos1 no Campeonato Nacional Individual de Duatlo e no Ranking de Duatlo Masculino 2016. Foi, ainda, o 5º classificado do escalão Veteranos1 no Ranking de Triatlo Cross Masculino 2016.
Além das classificações individuais, obteve um 2º lugar por equipas no Ranking da Taça de Portugal PORterra 2016.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela, a 2 de setembro de 2016, a Câmara Municipal de Palmela saúda Rui Narigueta pela 12ª posição Elite no Campeonato do Mundo de Duatlo e por uma época de grandes resultados, fazendo votos de que a próxima seja igualmente recheada de sucesso».