segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Presépio em tamanho real e mercado de produtos regionais animam Centro Histórico


No âmbito do compromisso de mandato vertido no objetivo estratégico de dinamização do Centro Histórico de Palmela, a Câmara Municipal vai promover, este ano, um programa intitulado “Natal em Palmela”, que pretende potenciar o aumento dos fluxos turísticos ao núcleo mais antigo da vila e dinamizar a economia local - programa que terá continuidade nos próximos anos e que se prevê candidatar ao Portugal 2020. Assim, entre 9 de dezembro e 6 de janeiro, Palmela estará amplamente iluminada com motivos alusivos à quadra festiva e contará com a presença de um Presépio de Natal, da autoria da escultora Teresa Martins, cujas referências artísticas são reconhecidas a nível nacional, onde além das figuras de caráter religioso, também terão lugar personagens de cariz etnográfico, devidamente identificadas, que retratam algumas das figuras mais emblemáticas da vila, no século passado, e as suas vivências. Será um Presépio em tamanho real, fortemente ligado à história e às tradições locais, e dará origem à realização de visitas guiadas.
Além do Presépio, o “Natal em Palmela” contará, também, aos fins de semana, a partir de 10 de dezembro, com um Mercado, localizado no arrabalde, no “coração do Centro Histórico”, onde os visitantes terão oportunidade de adquirir artigos regionais de qualidade para as suas compras natalícias. Música, oficinas de danças tradicionais, atividades infantis com o Pai Natal, Duende Malabarista, pinturas faciais e modelagem de balões são algumas das animações de rua que irão complementar este Mercado de Natal e convidar a uma visita.

Em Palmela, a quadra festiva é vivida intensamente até 6 de janeiro, Dia de Reis, altura em que a população e o movimento associativo saem à rua para cantar as Janeiras.