sexta-feira, 31 de março de 2017

Palmela acolhe Taça de Portugal em Cadetes a 1 de abril



No dia 1 de abril, Palmela volta a viver a festa do ciclismo com a realização da 1.ª prova da Taça de Portugal em Cadetes.
O percurso tem 79 quilómetros, com partida às 15h00 e chegada às 17h00, sempre no Largo de S. João, no centro da vila de Palmela.
Trata-se de uma prova da zona B, aberta a clubes e atletas dos distritos de Lisboa, Faro, Santarém e Setúbal. Prevê-se a participação de cerca de 80 ciclistas, em representação de sete equipas. A organização é da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.


Município e parceiros promovem atividades para ocupação de tempos livres


As crianças e jovens do concelho de Palmela têm várias sugestões, do Município e dos parceiros, para a ocupação dos tempos livres durante a interrupção letiva da Páscoa, de forma lúdica e educativa.
No âmbito do programa Férias de Páscoa no Museu, a Câmara Municipal de Palmela promove a iniciativa “Encontra o Ritmo” nos dias 11 e 12 de abril, que consiste numa visita ao Museu da Música Mecânica, em Arraiados, e numa oficina de percussão, na qual cada participante construirá o seu instrumento. A atividade destina-se a crianças dos 6 aos 10 anos (dia 11) e dos 11 aos 14 anos (dia 12) e decorre entre as 9h30 e as 17h00, com ponto de encontro no Castelo de Palmela. A participação tem o valor de 3,04 euros para população do concelho e de 6,08 euros para residentes for do concelho. Inscrições através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 21 233 6640.
Nos dias 5, 6, 7, 10, 11 e 12 de abril, entre as 9h00 e as 18h00, a Passos e Compassos, apoiada pela Câmara Municipal de Palmela, promove mais uma edição das Férias Culturais, projeto de educação pela arte e património cultural, destinado a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. Dança, música, teatro, expressão plástica, cinema, património são as áreas a explorar, através de aulas, ateliês e visitas. O horário é das 9h00 às 18h00, com possibilidade de participação modular. No dia 15, o grupo participa, também, na Queima do Judas. Mais informações e reservas em http://ferias.passosecompassos.pt/ ou através do telefone 212 336 630.
Para quem prefere o desporto, a Palmela Desporto E.M. desenvolve as Férias Desportivas nos dias 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de abril, na Piscina Municipal de Pinhal Novo e no Pavilhão Desportivo Municipal, para crianças entre os 5 e os 13 anos. Andebol, atividades rítmicas e expressivas, atletismo, badminton, basquetebol, caminhada, futebol/futsal, ginástica, jogos, jogos tradicionais, natação, orientação, ténis de mesa e voleibol são as atividades a desenvolver. Inscrições e informações nas secretarias das Piscinas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo.
Entre 10 e 14 de abril, a rede de Centros de Recursos para a Juventude do concelho dinamiza uma semana de propostas para jovens entre os 12 e os 17 anos, intitulada “CRJ na Páscoa”, com participação gratuita. Mais informação em www.juventudeinteractiva.org.





Depressão dá o mote para Colóquio que assinala o Dia Mundial da Saúde


A Câmara Municipal de Palmela, em colaboração com o Agrupamento dos Centros de Saúde Arrábida e Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago de Palmela, promovem o Colóquio “Felicidade e bem-estar, para a doença evitar!”, no dia 7 de abril, às 9h00, no Auditório Municipal de Pinhal Novo.
Esta iniciativa, que assinala o Dia Mundial da Saúde, em Palmela, decorrerá em torno de um painel que abordará a saúde mental, a psicologia positiva e a prevenção da doença, com as participações de Delfina Sebastião, psicóloga da autarquia, Paula Dias, enfermeira e Marta Lourinho e Isabel Pinto, médicas da Unidade de Saúde Familiar Santiago.
As/os interessadas/os em participar no colóquio, poderão inscrever-se através do telf. 212 336 606 ou do e-mail deis.geral@cm-palmela.pt.

Programa:

9h00 | Receção
9h30 | Abertura dos trabalhos
Adilo Costa – Vereador da Câmara Municipal de Palmela
Isabel Pinto – Médica da USF Santiago de Palmela
10h00 | Pausa            
10h15 | Painel “ Felicidade e bem-estar, para a doença evitar!”
Saúde Mental: Caminhar saudável e ativo: Paula Dias – Enfermeira da USF Santiago de Palmela     
Psicologia positiva e prevenção da doença: Delfina Sebastião – Psicóloga da Câmara Municipal de Palmela
Moderação: Marta Lourinho – Médica da USF Santiago de Palmela
11h45 | Debate e reflexão
12h00 | Encerramento dos trabalhos



quarta-feira, 29 de março de 2017

Exposição coletiva de Arte Contemporânea patente na Biblioteca Municipal de Palmela


A Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela apresenta, até 20 de maio, a exposição coletiva de Arte Contemporânea “Fogueira em noite de inverno”. Esta exposição é uma organização conjunta da Câmara Municipal com a o Ateliê Experimental da Sociedade Nacional de Belas Artes e integra trabalhos de 15 artistas.
A mostra aborda temas diversos, nomeadamente, a relação entre o homem e a cidade, ecologia, o papel da mulher nas sociedades e os conflitos e dramas sociais e humanos.

Artistas:
Ana Bonifácio
Antonieta Martinho
Ana Wever
Cecília Martins
Dália Vale Rego
Gilda Carmona
Helena Van Tache
Ilda Felizardo
Isabel Enriquez
Luísa de Freitas
Manuela Ducla Soares
Rosa Areias
Sónia Corvo
Teresa Viriato
Ventura Bilau




Câmara e IPSS promovem Colóquio sobre Atividade Física e Envelhecimento Saudável



A Câmara Municipal de Palmela e Instituições Particulares de Solidariedade Social com intervenção na área das pessoas idosas promovem dia 30 de março, entre as 14h00 e as 17h00, no Auditório Municipal de Pinhal Novo o Colóquio “Atividade física ao longo da vida – Envelhecimento Saudável”.
Na sua quarta edição, o colóquio integra as comemorações do 20.º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da atividade física  ao longo da vida e partilha de experiências que confirmam o seu papel indispensável  para um envelhecimento vivido de forma plena e positiva.
Constituído por três painéis e uma mesa redonda, este colóquio - destinado a profissionais com intervenção na área e comunidade, em geral e moderado por João Pedro Coelho, da Fundação COI - contará, entre outras, com comunicações sobre o papel dos municípios na promoção das comunidades saudáveis e bem estar físico e saúde.


Dia Internacional do Livro Infantil assinalado com Encontro com a escritora Sheila Ward


A Câmara Municipal de Palmela assinala o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 3 de abril, entre as 10h30 e as 14h30, com um Encontro com a escritora Sheila Ward, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, destinado às escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
Sheila Ward, natural de Medbourne, Leicestershire, no Reino Unido, é professora de inglês, autora e compositora e vive, atualmente, no Algarve. O seu amor por Portugal começou quando veio estudar português, nos anos sessenta. Entre 1980 e 2011, deu aulas no British Council, em Lisboa, onde desenvolveu projetos sobre o ensino de inglês para crianças. Com várias obras editadas, na área do ensino de inglês para estrangeiros, entre as quais ‘”Very Young Learners”, é, ainda, autora das obras bilingues “Freda e Fernando no Rio Tejo” e “Darcy, a dinossaura”.
O Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado a 2 de abril, assinala o nascimento de Hans Christian Andersen e, desde 1967, passou a ser assim designado, chamando a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.



Rita Goldrajch apresenta livro “Os Espíritos da Natureza” na Biblioteca Municipal de Palmela




A Biblioteca Municipal de Palmela recebe a apresentação do livro “Os Espíritos da Natureza – uma informação universal para um bem mundial”, pela autora e ilustradora, Rita Goldrajch, no dia 1 de abril, às 16h00. De acordo com a autora, trata-se de “um livro de consciência energética, ambiental e manual de yoga, para crianças e adultos, famílias, todas/os que se interessam por desenvolvimento pessoal, bem-estar próprio, das/dos filhas/os, da família, da humanidade e do planeta Terra”.
A sessão, com entrada livre, é destinada a famílias e ao público, em geral e inclui a prática de yoga, relaxamento, meditação e dança.

            Nascida em Portugal, em 1972, de mãe alentejana e pai judeu, Rita Goldrajch viveu a sua infância e juventude em Setúbal. É licenciada em design gráfico pela Escola Superior Gallaecia, em Vila Nova de Cerveira, professora de yoga e integra, no seu currículo, um vasto conjunto de formações em áreas de desenvolvimento pessoal.

Fórum reflectiu sobre teatro amador em Portugal


O Cine-teatro S. João, em Palmela foi o local escolhido para a realização do 18º Fórum Permanente de Teatro, este fim de semana, entre os dias 24 e 26 de março.
A iniciativa, uma organização da Federação Portuguesa de Teatro, da Associação Teatro Sem Dono e da Câmara Municipal de Palmela reuniu, ao longo de três dias, grupos de teatro, participantes de todo o país e membros da Confederación de Teatro Amateur Escenamateur, em torno de um programa que integrou a partilha de experiências, formação e a reflexão sobre o panorama actual do teatro de amadores. Do programa, destacou-se, ainda, a realização de espetáculos com entrada livre e de um painel dedicado às crianças, num total de 14 painéis temáticos de formação. De referir que este fórum conta já com 18 edições, realizou-se pela primeira vez em Palmela e foi o que contou com mais participantes.




Cine-teatro S. João recebe Florbela Queiroz na revista “Ol(h)á Florbela!


No ano em que celebra 60 anos de carreira, Florbela Queiroz visita Palmela com a revista à portuguesa “Ol(h)á Florbela”, que está em digressão pelo país. O espetáculo sobe ao palco do Cine-teatro S. João no dia 2 de abril, domingo, às 15h30, numa organização da Associação Cultural Sonhos em cena, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.
Isabel Damatta é a responsável pela encenação, numa revista ao estilo do Parque Mayer, onde Florbela Queiroz surge acompanhada por Vera Mónica, Marisa Carvalho, Raquel Caneca e Gonçalo Brandão.
Os quadros de comédia como a “Alentejana”, o “Tropa” ou a “Casa de Fados”, a abordagem de temas sérios como “A nova emigração”, o guarda-roupa de luxo e a música de Carlos Dionísio são alguns dos principais atrativos deste espetáculo, destinado a maiores de 14 anos.
As entradas têm o valor de 10 euros.


 Ficha técnica e artística
Elenco: Florbela Queiroz, Vera Mónica, Marisa Carvalho, Raquel Caneca, Gonçalo Brandão
Encenação: Isabel Damatta
Texto: Flávio Gil, Renato Pino, Marisa Carvalho
Música: Carlos Dionísio
Produção: João Nuno, Ricardo Miguel
Organização: Sonhos em Cena – Associação Cultural
Apoio: Câmara Municipal de Palmela




Festival Queijo, Pão e Vinho na CMTV

http://www.cmjornal.pt/cmtv/programas/detalhe/festival-queijo-pao-e-vinho

Freguesia de Quinta do Anjo, capital dos sabores da Arrábida




O concelho de Palmela promove, uma vez mais, os melhores sabores da Arrábida, que tem na freguesia de Quinta do Anjo a sua capital. A 23.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho realiza-se nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril, na localidade de S. Gonçalo, Cabanas, numa organização da ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, e constitui um momento incontornável de celebração do mundo rural e dos produtos endógenos da região, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.
O queijo de ovelha – com destaque para o Queijo de Azeitão DOP - os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional são os reis do certame, onde não faltam, também, a doçaria, a fruta, as compotas, o mel e os licores, num total de 40 expositores que representam o melhor que a região tem para oferecer. Na área da restauração, são várias as propostas para saborear a gastronomia típica e petiscos tentadores.
Uma das novidades deste ano será a realização de um Concurso de Queijo de Azeitão, com entrega de prémios ao final da tarde de domingo. Para os apreciadores mais exigentes, os laboratórios do gosto, as provas e harmonizações de queijos e vinhos da Península de Setúbal são sugestões a não perder (programas específicos com inscrição). 
A entrada no Festival tem o valor simbólico de um euro.

Corridas de ovelhas, tosquias e ateliês de produção de queijo
num festival para toda a família



A Arrábida – Candidata a Reserva da Biosfera da Unesco - e o mundo rural, com a sua tranquilidade e ligação à natureza, estão a poucos minutos de distância da capital e propõem experiências inesquecíveis para públicos de todas as idades. O programa do Festival proporciona a oportunidade de contactar com os animais e de assistir a demonstrações de tosquia, de vibrar com as sempre animadas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e de participar nas atividades equestres a decorrer no picadeiro durante todo o fim de semana.
As crianças têm ao seu dispor um espaço de animação dinamizado pelo Centro Social de Quinta do Anjo, ateliês de produção de queijo de ovelha no Museu do Ovelheiro e atividades escutistas com o Agrupamento 504 de Quinta do Anjo do Corpo Nacional de Escutas, que estará acampado no recinto. Caminhadas desportivas, passeios de bicicleta e animação musical são mais algumas das propostas do Festival, que, como habitualmente, conta com amplos espaços de gastronomia e de convívio, em recinto coberto e ao ar livre.

Queijo de ovelha inspira Fins de Semana Gastronómicos 



A par do Festival, e prolongando-se até 9 de abril, 24 estabelecimentos de restauração do concelho de Palmela propõem mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de ovelha, com ementas diversificadas e inovadoras, onde os queijos produzidos na região têm lugar de destaque. A iniciativa integra o programa de promoção gastronómica "Palmela, Experiências com Sabor!" e é promovida pelo Município com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Mais informação em http://turismo.cm-palmela.pt.


Obra de arranjos exteriores na Terra do Pão já começou







Está a decorrer a obra de Arruamentos e Arranjos Exteriores na Terra do Pão, em Palmela. Adjudicada por cerca de 190 mil euros, esta empreitada vem valorizar o espaço público da vila, contribuindo para consolidar esta área central, que funciona como eixo de ligação entre o Centro Histórico e a zona mais recente e respondendo a um anseio antigo da população.
A intervenção engloba infraestruturas, acessibilidade, iluminação, estacionamento e arranjos exteriores, criando um percurso acessível, confortável e seguro para todas/os, com especial atenção para pedestres, onde se contam as/os alunas/os da Escola Hermenegildo Capelo e cidadãs/ãos nas deslocações de e para o centro da vila, para a Piscina Municipal, Associação de Idosos, Santa Casa da Misericórdia ou para o comércio local. É garantida a ligação entre a Rua Lucílio Borges da Costa, a Praceta Firmino Camolas, a Rua Padre Manuel Caetano e arruamentos circundantes, bem como uma ligação pedonal mais direta à Piscina Municipal. O estacionamento é reforçado com a criação de mais de quarenta novos lugares e a iluminação pública é revista para maior eficiência energética, conforto e segurança. O projeto prevê, ainda, a plantação de várias árvores e arbustos, reforçando as áreas verdes da vila.


Dia da Terra Palestina assinalado em Quinta do Anjo


A Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a Missão Diplomática da Palestina, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP – IN) assinalam o Dia da Terra Palestina no dia 30 de março, em Quinta do Anjo, com um programa que contará com a presença do Embaixador da Palestina em Portugal, Hikmat Ajjuri, da Presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente, Maria do Céu Guerra, e do Secretário-Geral da CGTP – IN, Arménio Carlos.
O programa tem início às 10h30, com a plantação de uma oliveira junto à Rotunda do Ovelheiro e o descerramento de placa alusiva, seguida de visita à exposição “Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão” no Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo.
O Dia da Terra Palestina faz memória das manifestações realizadas a 30 de março de 1976, em resposta à expropriação de grandes extensões de terras palestinas, anunciada pelas autoridades israelitas, para a construção de colonatos. Estas manifestações foram violentamente reprimidas, o que resultou na morte de seis palestinos e centenas de presos e feridos. 


Programa:


10h30 | Plantação de oliveira e descerramento de placa alusiva
Rotunda do Ovelheiro
(Entroncamento da Avenida Venâncio da Costa Lima com a Rua José Carvalho de Braga)

10h45 | Visita à exposição Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão
CRJ de Quinta do Anjo

11h00 | Momento de degustação de produtos típicos de Palmela e da Palestina
CRJ de Quinta do Anjo






quinta-feira, 9 de março de 2017

Município defende maior discussão pública da transferências de atribuições e competências para as autarquias


Os projetos de diplomas sobre transferência de competências e sobre orgânica das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, recentemente concluídos pelo Governo – afetando áreas chave da vida das comunidades como a saúde, a educação ou a proteção civil - preocupam o Executivo da Câmara Municipal de Palmela e motivaram a apresentação de uma moção na reunião pública de 1 de março, aprovada pela maioria, com três abstenções do PS e o voto contra da coligação Palmela Mais (PSD/CDS-PP).
Num momento em que se mantêm várias restrições à autonomia do Poder Local, em matéria financeira, orçamental, organizacional, material e humana, e em que vários municípios avaliam negativamente projetos-piloto em curso, relativos à descentralização de competências várias, o Município de Palmela sublinha a importância de uma delimitação clara das atribuições e competências dos níveis de administração central, regional e local, lembrando que todas/os as/os cidadãs/ãos devem estar em plano de igualdade no acesso, por exemplo, à saúde e à educação.
A criação efetiva das regiões administrativas, previstas na Constituição da República, é considerada fator indispensável a um processo coerente de delimitação de responsabilidades entre os vários níveis de administração.
Novas transferências de competências deverão ser profundamente discutidas e realizadas de forma séria, não se limitando à transferência de encargos e responsabilidades para os Municípios, que não dispõem sequer, no momento, dos meios necessários para o cumprimento das suas competências próprias.
Transcreve-se, de seguida, o texto da moção:

«A descentralização administrativa, conforme a Constituição da República Portuguesa, tem por finalidade assegurar o reforço da coesão nacional e de solidariedade inter-regional e promover a eficiência e eficácia da gestão pública, assegurando os direitos das populações. Descentralização que envolve, entre outros aspetos, a transferência de atribuições e competências para as autarquias.
A transferência de poderes e competências para executar física e financeiramente ações, serviços ou investimentos é mera desconcentração – só há descentralização quando a transferência inclua o poder de decidir.
A transferência de atribuições e competências deve ser acompanhada dos meios humanos, financeiros e patrimoniais adequados ao desempenho das funções transferidas. Visa uma melhor e mais eficaz resposta aos direitos, aspirações e necessidades das populações e não pode consistir, como tem sido prática, num processo de redução do investimento público e alijamento do ónus de insatisfação e incumprimento para o Poder Local.
A solução a encontrar deverá passar por uma verdadeira descentralização de competências, em que o Poder Local se assuma como titular de atribuições e competências próprias que, em conformidade com os princípios de subsidiariedade e complementaridade, responda aos direitos e anseios das populações, sem pôr em causa a universalidade das funções sociais do Estado.
Objetivos que exigem, como garantia de coerência do processo, uma delimitação clara das atribuições e competências que envolva os níveis de administração central, regional e local.
Devem manter-se no Estado, para além dos que são próprios de exercício da soberania, os poderes que permitam o desenvolvimento estrutural do país e os que coloquem todas/os as/os cidadãs/ãos em plano de igualdade no acesso aos bens e serviços constitucionalmente garantidos nos domínios económico, social e cultural.
A inexistência de um nível intermédio – as regiões administrativas – que não são substituíveis pelas CIM ou qualquer outra solução intermunicipal, constitui um obstáculo a uma efetiva descentralização que é urgente resolver.
Novas competências para as autarquias exigem o preenchimento de condições (financeiras, de autonomia e de organização) para o seu pleno exercício, reclamam a reposição das condições para responder às responsabilidades que já hoje detêm, exigem a devolução às autarquias das competências em relação às águas que lhe forma retiradas com a criação dos sistemas multimunicipais. Exigem, ainda, a reposição das freguesias.
A experiência de décadas em que, mais que transferência de competências, se transferiram encargos, obriga à avaliação rigorosa dos meios necessários ao exercício das competências consideradas, a definição do ponto de partida para a fixação do volume de recursos necessário e a verificação de garantias futuras quanto ao regime financeiro.
Face aos projetos de diplomas do governo agora concluídos sobre a transferência de competências e sobre orgânica das CCDR, a Câmara Municipal de Palmela, reunida a 1 de março de 2017, delibera:
1.     Reafirmar a descentralização como condição essencial para o desenvolvimento local e regional;
2.     Reiterar a exigência de criação das regiões administrativas enquanto fator indispensável a um processo coerente de delimitação de responsabilidades entre os vários níveis de administração, a uma reform democrática de administração, à defesa da autonomia dos municípios;
3.     Exigir a eliminação de todas as restrições à autonomia do poder local em matéria financeira, orçamental, organizacional, material e humana;
4.     Rejeitar qualquer nova transferência de atribuições e competências sem a garantia comprovada da dotação das autarquias com os meios indispensáveis ao seu pleno exercício presente e futuro.
Dar conhecimento desta deliberação às seguintes entidades:
- Primeiro-Ministro
- Ministro-Adjunto
- Presidente da Assembleia da República
- Grupos Parlamentares
- Associação Nacional de Municípios Portugueses
- Associação Nacional de Freguesias
- Assembleia Municipal de Palmela
- Juntas de Freguesia do Concelho de Palmela
- Assembleias de Freguesia do Concelho de Palmela
- Comunicação social.»


Pinhal Novo faz a festa do Judo com Jornadas da Juventude e Torneio do Concelho



No sábado, dia 11 de março, o Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, vai ser palco da festa do Judo com a realização das Jornadas da Juventude da Associação Distrital de Judo de Setúbal e Grupovarius e do Torneio de Judo do Concelho de Palmela “Open de Juvenis”, iniciativas que reunirão perto de 5 centenas de judocas de todo o país.
O Torneio do Concelho de Palmela realiza-se às 15h30 e contará com a participação de 120 judocas provenientes de todo o pais. O concelho estará representado pelo Judo Clube de Pinhal Novo e pela Sociedade Recreativa e Cultural do Povo – Bairro Alentejano.
 No período da manhã, prevê-se a participação de cerca de 350 praticantes, provenientes de clubes das associações distritais de Setúbal e Lisboa nas Jornadas da Juventude.



quarta-feira, 8 de março de 2017

1.ª Pinhal Novo Night Run com inscrições abertas



A 1.ª edição do Pinhal Novo Night Run, prova desportiva de  atletismo promovida pela Câmara Municipal de Palmela, Palmela Desporto E. M., Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Associação Académica Pinhalnovense, decorre no dia 1 de julho, às 21h30, em Pinhal Novo. Esta iniciativa, que conta com o apoio da Associação de Atletismo de Setúbal, do Moto Clube do Pinhal Novo e da Xistarca, integra uma corrida de oito quilómetros e uma caminhada de quatro quilómetros, num percurso com partida junto à Escola Básica Alberto Valente (Rua do Factor).
As/os interessadas/os deverão inscrever-se online em http://xistarca.pt. Para a corrida, o primeiro prazo de inscrição termina no dia 16 de junho (8 euros) e o segundo, dia 28 (10 euros). A data limite para inscrição na caminhada (4 euros) é dia 28 de junho.
Cada participante na prova receberá uma t-shirt, uma medalha, um saco, brindes vários e os três primeiros lugares de cada escalão serão premiados com troféus.


Nova funcionalidade no site da Câmara Municipal de Palmela


A partir de amanhã, dia 9 de março, a Câmara Municipal de Palmela disponibiliza ao cidadão, de forma gratuita e online, na área de Serviços Online do site da autarquia, a emissão de plantas de localização - documento de apresentação obrigatória para instrução de um grande número de pretensões na autarquia, relacionadas com o Urbanismo, podendo, ainda, ser utilizadas para outros fins.
Esta aplicação permite emitir plantas de localização ou um conjunto de plantas,  com possibilidade de delimitação informática da área da pretensão/operação: localização à escala 1:2.000, 1.5.000, 1:10.000 ou 1:25.000; extrato da carta militar e extrato dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT) em vigor.
Trata-se de uma medida que vai ao encontro do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE) e do objetivo estratégico do Município, de prestação de um serviço público de valor acrescentado para o cidadão e das boas práticas de modernização administrativa, pelas quais tem sido reconhecido.
Mais informações sobre a utilização deste serviço em www.cm-palmela.pt.



Pinhal Novo distinguido com Bandeira "Cidades de Excelência"



O Pinhal Novo foi distinguido, no âmbito da Rede de Cidades e Vila de Excelência, com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, pelas práticas inovadoras nos eixos da mobilidade e da regeneração urbana, na sequência dos trabalhos de qualificação da vila que o Município tem vindo a promover. A cerimónia de entrega da Bandeira decorreu no dia 7 de março, em Pinhal Novo e contou, entre outras presenças, com Pedro Silva, do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela e Adília Candeias, Vereadora da Câmara Municipal de Palmela.
Na ocasião, foi possível visitar a Ligação Intermodal – Pinhal Novo Sul, obra recentemente concluída, que contribui para a intermodalidade e a adoção de novas formas de mobilidade, através de modos suaves, por parte da comunidade local.




Contrato de financiamento para regularização da Ribeira da Salgueirinha assinado



A assinatura do Contrato de Financiamento do projeto “Ribeira da Salgueirinha – Regularização do Troço de Pinhal Novo” entre a Câmara Municipal de Palmela e o Fundo Ambiental decorreu, ontem, dia 7 de março, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
A cerimónia contou, entre outras individualidades, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, da Secretária – Geral do Ministério do Ambiente, Maria Alexandra de Carvalho e do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Para o Presidente da Câmara de Palmela trata-se de «uma importante etapa que ficará na história do Pinhal Novo e do concelho e uma reivindicação de décadas» do Município e da Freguesia. Álvaro Balseiro Amaro recordou, na ocasião, o historial deste processo que remonta a 1994, data do primeiro projeto de regularização elaborado pelo INAG e que chegou a estar inscrita em PIDDAC diversos anos e foi objecto de inúmeras moções e reivindicações políticas. Sublinhou, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e o compromisso de lançar a empreitada nos próximos seis meses, reafirmando que “valeu a pena lutar pela regularização, uma atitude de disponibilidade e de compromisso que contribuiu para fazer acontecer um projecto há muito esperado”.
Por outro lado, o Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, sublinhou o trabalho “fundamental” desenvolvido em parceria com as autarquias e a Regularização da Ribeira da Salgueirinha enquanto projeto de maior dimensão a nível individual a ser comparticipado pelo Fundo Ambiental, “uma ferramenta muito boa para poder intervir no território”.
Esta intervenção abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona do Vale do Alecrim e a Lagoa da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem.
A regularização da Ribeira da Salgueirinha, constitui, sobretudo, uma intervenção a nível hidráulico, no que diz respeito a atravessamentos e, concilia as dimensões ambiental, rural e urbana da freguesia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, para o desenvolvimento socioeconómico local e para a requalificação da paisagem.



terça-feira, 7 de março de 2017

5.ª edição dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal entre 2 e 4 de junho

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS) 2017 foram apresentados, publicamente, no dia 6 de março, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. Promovidos pelos nove municípios da região (Almada, Alcochete, Barreiro, Moita. Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal), pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, movimento associativo popular, escolas e associações distritais de modalidades aderentes, os JFRS vivem a sua 5.ª edição entre 2 e 4 de junho, com um número recorde de 24 modalidades, com atenção para o desporto adaptado. 


Mais do que a competição, o convívio é fator determinante nesta iniciativa, que pretende fomentar a atividade desportiva entre as camadas jovens e envolver populações e agentes locais numa grande festa desportiva da região, com notoriedade nacional.Prevê-se a participação de cerca de três mil jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, nas provas a decorrer em vinte e oito espaços/equipamentos dos vários municípios.
Rita Patrício, atleta de Boccia, José Augusto, antiga glória do futebol nacional, a judoca olímpica Telma Monteiro e o treinador de futebol Paulo Fonseca são as patronas e os patronos desta edição dos JFRS.


A cerimónia de abertura decorre no dia 2 de junho, no Barreiro. No concelho de Palmela,no dia 3 de junho, decorrerão as provas de Judo e Judo Adaptado, no Pavilhão Desportivo Municipal, e de Orientação.

Aquela que é, já, a grande festa do desporto da região de Setúbal, sublinha o papel dos municípios enquanto promotores de práticas saudáveis junto das suas populações e afirma o desporto enquanto fator estratégico de dinamização e desenvolvimento regional.

Mais informação aqui.



Os melhores sabores da Arrábida à prova em S. Gonçalo


O Festival Queijo, Pão e Vinho decorre, este ano, entre os dias 31 de março e 2 de abril, em S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, numa grande celebração dos melhores produtos da região da Arrábida. O Queijo de Azeitão DOP será, uma vez mais, o rei do certame, promovido pela ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio financeiro, técnico e logístico do Município de Palmela. Os vinhos regionais, o pão tradicional, mas também a doçaria, a fruta, o mel, o artesanato e a gastronomia têm lugar de destaque no Festival, que apresenta um programa de animação diversificado, para os diferentes públicos.


Demonstração de tosquia e ordenha, espetáculos e experiências equestres, passeios pedestres e BTT, animação musical, atividades para crianças no Museu do Ovelheiro e as originais corridas de ovelhas no “Ovinódromo” são algumas das principais propostas. O programa contempla, também, provas de vinho orientadas pelas adegas da região e “laboratórios do gosto”, onde se aprende a harmonizar o vinho com o Queijo de Azeitão.


Para o Município de Palmela, este é um momento chave de promoção do mundo rural, bem como da vivência da Arrábida - candidata a Reserva da Biosfera da Unesco - no âmbito da política de desenvolvimento sustentável do território, assente nos produtos endógenos e nos saberes tradicionais.


segunda-feira, 6 de março de 2017

Farmácia Matos Fortuna com novas instalações para garantir serviço qualificado


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a emissão de parecer favorável à pretensão da gerência da Farmácia Matos Fortuna – Farmácia de Palmela, Lda., de transferência do estabelecimento para o Retail Park de Palmela, em construção na zona de S. Julião, uma deslocalização que surge da necessidade de adequar as instalações às obrigações legais exigidas pelo Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (INFARMED).
No Centro Histórico de Palmela, pretende manter um local de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, com realização de medição de parâmetros e rastreios de saúde, dando continuidade, também, ao serviço de entrega de medicamentos ao domicílio, de grande importância para a população idosa.
O imóvel onde a farmácia se encontra em funcionamento já não responde às atuais necessidades do serviço, e não sendo possível chegar a acordo com o proprietário para a realização de obras, a gerência da Farmácia desenvolveu um projeto para o Retail Park, que lhe permitirá dispor de melhores condições técnicas e humanas. O horário já praticado – abertura ao público 365 dias/ano, entre as 8h30 e as 21h00 – conjuga-se com uma área mais ampla, laboratório, gabinete de atendimento personalizado, estacionamento, acessibilidade e proximidade da Unidade de Saúde Familiar Santiago, de Palmela, para a prestação de um serviço mais qualificado à população.

Moscatel Venâncio da Costa Lima selecionado como um dos grandes vinhos de Portugal 2016



A Câmara Municipal de Palmela, reunida a 1 de março, saudou a adega Venâncio da Costa Lima, de Quinta do Anjo, pela distinção atribuída pela Revista de Vinhos ao Moscatel de Setúbal Superior 30 anos, selecionado como um dos grandes vinhos de Portugal 2016:

      «A adega Venâncio da Costa Lima viu o seu Moscatel de Setúbal Superior 30 anos ser selecionado pela Revista de Vinhos como um dos grandes vinhos de Portugal 2016. A distinção, atribuída pela equipa de provas desta conceituada publicação, foi conhecida no dia 16 de fevereiro, na Alfândega do Porto, onde decorreu a entrega anual de prémios relativa ao ano que findou.
      Entre a riquíssima produção vitivinícola nacional, a Revista de Vinhos selecionou 219 vinhos a que chamou de «guarda de honra», sublinhando que «enobrecem o país, as regiões de onde são oriundos».
      O Moscatel de Setúbal Superior 30 anos Venâncio da Costa Lima continua, assim, a despertar a atenção e o consenso entre os apreciadores e a crítica, um pouco por todo o mundo – em 2015, Aníbal Coutinho nomeou-o para melhor vinho fortificado do ano e Robert Parker atribuiu-lhe 93 pontos em 100 na revista norte-americana The Wine Advocate.
      O caráter único dos moscatéis da região e a grande qualidade a que esta empresa centenária de Quinta do Anjo nos habituou ficam, assim, mais uma vez, bem patentes.

      A Câmara Municipal de Palmela, reunida na Biblioteca Municipal de Palmela no dia 1 de março de 2017, saúda a adega Venâncio da Costa Lima por mais este reconhecimento nacional e faz votos de um novo ano vinícola recheado de sucessos, que continuem a enaltecer a empresa, os vinhos da região e o país.»

Atleta da Académica Pinhalnovense é o novo Campeão Nacional de Lançamento do Martelo em juvenis


Tiago Assunção sagrou-se Campeão Nacional de Lançamento do Martelo (5kg) em juvenis, no dia 26 de fevereiro. A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, no dia 1 de março, a seguinte saudação ao atleta da Associação Académica Pinhalnovense:

«Tiago Assunção é o novo Campeão Nacional de Lançamento do Martelo (5 Kg) em juvenis. O jovem atleta da Associação Académica Pinhalnovense conquistou este título no dia 26 de fevereiro, no Campeonato Nacional de Lançamentos Longos Sub-18 (ar livre), realizado no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria.
A marca dos 50,65 metros obtida por Tiago Assunção garantiu-lhe o primeiro lugar na prova e a melhoria da sua marca pessoal.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 1 de março, a Câmara Municipal de Palmela saúda Tiago Assunção e a Associação Académica Pinhalnovense pela obtenção do título de Campeão Nacional, fazendo votos de excelente trabalho e de sucessos continuados, em representação do concelho de Palmela.»