quarta-feira, 29 de março de 2017

Freguesia de Quinta do Anjo, capital dos sabores da Arrábida




O concelho de Palmela promove, uma vez mais, os melhores sabores da Arrábida, que tem na freguesia de Quinta do Anjo a sua capital. A 23.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho realiza-se nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril, na localidade de S. Gonçalo, Cabanas, numa organização da ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, e constitui um momento incontornável de celebração do mundo rural e dos produtos endógenos da região, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.
O queijo de ovelha – com destaque para o Queijo de Azeitão DOP - os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional são os reis do certame, onde não faltam, também, a doçaria, a fruta, as compotas, o mel e os licores, num total de 40 expositores que representam o melhor que a região tem para oferecer. Na área da restauração, são várias as propostas para saborear a gastronomia típica e petiscos tentadores.
Uma das novidades deste ano será a realização de um Concurso de Queijo de Azeitão, com entrega de prémios ao final da tarde de domingo. Para os apreciadores mais exigentes, os laboratórios do gosto, as provas e harmonizações de queijos e vinhos da Península de Setúbal são sugestões a não perder (programas específicos com inscrição). 
A entrada no Festival tem o valor simbólico de um euro.

Corridas de ovelhas, tosquias e ateliês de produção de queijo
num festival para toda a família



A Arrábida – Candidata a Reserva da Biosfera da Unesco - e o mundo rural, com a sua tranquilidade e ligação à natureza, estão a poucos minutos de distância da capital e propõem experiências inesquecíveis para públicos de todas as idades. O programa do Festival proporciona a oportunidade de contactar com os animais e de assistir a demonstrações de tosquia, de vibrar com as sempre animadas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e de participar nas atividades equestres a decorrer no picadeiro durante todo o fim de semana.
As crianças têm ao seu dispor um espaço de animação dinamizado pelo Centro Social de Quinta do Anjo, ateliês de produção de queijo de ovelha no Museu do Ovelheiro e atividades escutistas com o Agrupamento 504 de Quinta do Anjo do Corpo Nacional de Escutas, que estará acampado no recinto. Caminhadas desportivas, passeios de bicicleta e animação musical são mais algumas das propostas do Festival, que, como habitualmente, conta com amplos espaços de gastronomia e de convívio, em recinto coberto e ao ar livre.

Queijo de ovelha inspira Fins de Semana Gastronómicos 



A par do Festival, e prolongando-se até 9 de abril, 24 estabelecimentos de restauração do concelho de Palmela propõem mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de ovelha, com ementas diversificadas e inovadoras, onde os queijos produzidos na região têm lugar de destaque. A iniciativa integra o programa de promoção gastronómica "Palmela, Experiências com Sabor!" e é promovida pelo Município com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Mais informação em http://turismo.cm-palmela.pt.