segunda-feira, 6 de março de 2017

Palmela recebeu ciclismo de elite

O ciclismo voltou a estar em destaque no concelho de Palmela no fim de semana de 4 e 5 de março, com a realização de duas provas de grande qualidade: a 3.ª edição da Granfondo da Arrábida e a estreia da Clássica da Arrábida.
A Granfondo da Arrábida – que teve partida e meta no Castelo de Palmela - contou, este ano, com mais de meio milhar de ciclistas amadoras/es de todo o país e de Espanha, Inglaterra, Irlanda e Brasil. A prova integra, como habitualmente, percursos com três distâncias distintas. João Batata e Margarida Sobreira venceram a Minifondo (55 km), Lúcio Oliveira e Diana Pedrosa classificaram-se em primeiro lugar na Mediofondo (115 km) e Tiago Silva e Sofia Brites Boss foram os campeões da Granfondo (145 km). As Camisolas de Sprint e Montanha, foram conquistadas por Nelson Candeias e Sofia Brites Boss.


Prova do calendário da União Ciclista Internacional, a Clássica da Arrábida contou com a participação de todas as equipas portuguesas continentais e de equipas, e de várias equipas internacionais, nomeadamente, de Espanha, Estados Unidos da América, Bolívia, Noruega e Rússia. A vitória coube a Amaro Antunes (W52 – FC Porto) e Sérgio Paulinho ficou em 2.º lugar, contribuindo para a vitória coletiva da Efapel. Com grande impacto mediático, a prova partiu de Setúbal e percorreu a região da Arrábida, para terminar no Castelo de Palmela.



A parceria entre os Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Lima&Limão Cycling Services aposta na promoção do potencial da Arrábida para a prática da modalidade, posicionando-a dentro dos grandes circuitos internacionais, pelo que quer a Granfondo, quer a Clássica estarão de volta em 2018.