terça-feira, 26 de maio de 2015

15º Dia Municipal do Bombeiro marcado pelo lançamento de Postal evocativo pelos Correios de Portugal


    As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro no Concelho de Palmela, que decorreram ao longo do mês de maio, encerraram dia 24, com um programa, onde se destacou a sessão solene de homenagem, no quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, corporação que centralizou, este ano, a organização.
    Na cerimónia, estiveram presentes o Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros de Águas de Moura, António Braz, a Comandante Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, Patrícia Gaspar, Carlos Caçoete, da Assembleia Municipal de Palmela, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, Maria Adelaide Benedito, da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, o Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros de Águas de Moura, José Cardoso, o Comandante Paulo Vieira, da Liga dos Bombeiros Portugueses e o Comandante do Corpo de Bombeiros de Águas de Moura, Rui Laranjeira.
    Reconhecer publicamente a coragem e o espírito de missão dos bombeiros do concelho, reforçar os laços de cooperação e amizade entre as três corporações e aprofundar a cultura de segurança no território são os objetivos centrais desta iniciativa, que ficou marcada pelo lançamento de um postal comemorativo do 15º Dia Municipal do Bombeiro pelos Correios de Portugal, com uma tiragem de três mil exemplares.
    Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela mostrou-se satisfeito com a aposta na criação da Academia de Proteção Civil, que desenvolveu, até ao momento ações formativas para duas centenas de pessoas, nomeadamente para a comunidade educativa e autarquias. Sublinhou, também, a intenção de aprofundar as relações de cooperação com as entidades nacionais, em matéria de Proteção Civil, «para conseguir novas formas de financiamento para obras e equipamentos das três associações». Álvaro Amaro sublinhou, ainda, o lançamento do livro comemorativo “Caminhos que convergem – o Município de Palmela e os seus Bombeiros”, a participação das escolas nos seis simulacros realizados ao longo do mês e a atribuição, pela primeira vez, este ano, de uma Medalha Municipal de Comportamento Exemplar aos bombeiros do concelho, que cumprindo 15, 20 ou 25 anos de serviço, se tenham distinguido pelo zelo, dedicação e comportamento exemplar no exercício do seu cargo.



segunda-feira, 25 de maio de 2015

O FIG está de volta às ruas de Pinhal Novo!

Nos dias 3, 4 e 5 de julho, a vila de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, é invadida pelos gigantes.
O 8.º FIG – Festival Internacional de Gigantes sai à rua com muitos espetáculos e animação – teatro, marionetas, música, performance, circo, artesanato, muitas atividades especialmente dedicadas ao público infantil, arruadas, desfiles e a presença indispensável das figuras tradicionais, que fazem a festa: gigantones, cabeçudos e zés pereiras, que dançam ao som dos bombos e das gaitas de foles.
Esta é a festa das culturas, do teatro que, entre tradição e invenção, traz à rua a gente que, a um mesmo tempo, se espanta, mas também se reconhece.
Org.: Câmara Municipal de Palmela com Bardoada – o Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística.

Destaques FIG:

Teatro do Mar (PT) teatro de rua
“WAHIDA: CORAÇÃO COSTURADO”
  
Circ Panic (Catalunha / ES) teatro de rua 
“L’HOME QUE PERDÍA ELS BOTONS” 

Adam Read & Fyodor Makarov (Alemanha/ Israel) teatro de rua
         “THE LOST WHEELS OF TIME”

Markeliñe (Pais Basco /ES) teatro de rua
“ANDANTE”

Teatro O Bando (PT) teatro
“GRÃO DE BICO”

Caretos de Podence (Portugal) tradicional

Pás de Problème (Portugal) música

Animal Foundation (Portugal) música

Till Sunday Pirate (Portugal) música


Visite http://fig.cm-palmela.pt e partilhe!








Cultura popular em destaque no Encontro Concelhio de Folclore

No dia 30 de maio, sábado, às 16 horas, a Quinta do Anjo recebe o Encontro Concelhio de Folclore 2015. A iniciativa decorre junto à SIM - Sociedade de Instrução Musical, numa parceria entre o Município, os ranchos folclóricos do concelho e a Popular FM, com o apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e da SIM.
Participam, nesta celebração da cultura popular e da etnografia do nosso mundo rural, oito ranchos do concelho: o Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças, o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo “Os Académicos” da Agualva de Cima/Bairro Margaça, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, o Rancho Folclórico de Poceirão, o Rancho da Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha, o Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó, o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho e o Grupo Folclórico Danças e Cânticos de Olhos de Água.
Retomado no ano passado, o Encontro Concelhio de Folclore é um momento privilegiado de partilha de experiências, convívio e promoção das tradições locais, contribuindo para uma maior visibilidade do riquíssimo património do território, na área do folclore. 
  
Município atribui 5.600 euros em apoios as ranchos folclóricos

Na reunião pública descentralizada, realizada no Poceirão, a 20 de maio, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro global de 5.600 euros aos ranchos folclóricos do concelho que mantêm atividade regular. Este apoio é enquadrado pelo Programa Municipal de Desenvolvimento da Dança e pretende sublinhar o importante trabalho desenvolvido, no que respeita quer à preservação dos valores e tradições locais, do património, da pesquisa e recolha etnográfica, quer à componente de formação, através das escolas de folclore.
O valor do apoio é distribuído equitativamente pelos ranchos, havendo lugar, no entanto, a uma majoração para aqueles que dinamizam, também, grupo infantil, assegurando a continuidade deste trabalho junto das gerações futuras.
A atividade dos ranchos folclóricos contribui para a valorização e divulgação das raízes rurais do concelho de Palmela, projetando-o na região, mas também no país e no estrangeiro.


Câmara dedicou semana de trabalho descentralizado ao coração rural do concelho

Com mais de 150 quilómetros quadrados, Poceirão é o celeiro do concelho de Palmela é uma freguesia com maior extensão do que grande parte dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. De acordo com o último recenseamento agrícola (INE, 2009), Poceirão era a freguesia com maior número de explorações agrícolas (585 – 30% do total do concelho) e com maior área de superfície agrícola utilizada (10.792 ha – 37%).
É, pois, inegável a vocação agrícola, e também pecuária, deste território, onde além da vinha, sempre presente, a terra é generosa e oferece uma ampla variedade de hortofrutícolas, que abastecem, não só a região, mas também várias unidades industriais de transformação. Apesar do solo fértil e do trabalho das gentes, que têm nesta atividade, não só, o seu sustento, mas, também, as suas raízes, são vários os problemas com que os produtores locais se debatem: de um lado, a exploração por parte das grandes cadeias de distribuição; do outro, uma política agrícola desadequada às necessidades e à realidade da região.
Entre 18 e 22 de maio, a Câmara Municipal de Palmela e a Junta de Freguesia contactaram com os agentes locais, no terreno – agricultores, produtores, empresários, dirigentes associativos, educadores – para analisar os problemas mais prementes, conhecer projetos e definir estratégias, que permitam dar continuidade ao trabalho de promoção e afirmação dos nossos produtos locais de qualidade, da cultura, das tradições, daquilo que nos distingue e acrescenta valor.
A atenção especial dedicada ao dossiê Saúde, no ciclo de Semanas das Freguesias 2015, continuou com uma visita à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Poceirão, que permitiu aferir, uma vez mais, os dados preocupantes quanto à falta de médicos de família e de cuidados de saúde condignos para as populações das zonas rurais, prejudicadas, também, pela falta de uma rede de transportes públicos adequada.

Importante resposta social para os idosos nasceu na Escola do Forninho




Durante a manhã de dia 19, os Executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia realizaram uma visita à AIRP, Associação de Idosos e Reformados de Poceirão, que está envolvida num projeto ambicioso, com o objetivo de responder a algumas das principais necessidades sentidas pela população mais idosa da freguesia.
A AIRP viu aprovada uma candidatura ao PRODER (medida 3.2 - Melhoria da qualidade de vida, ação 3.2.2 - Serviços básicos para a população rural), já concluída, caracterizando-se pela refuncionalização da Escola do Forninho, onde estão instaladas as respostas de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário. A candidatura contemplou, também, duas carrinhas adaptadas - uma para o serviço de apoio domiciliário e acompanhamento das visitas domiciliárias, e outra para o transporte dos utentes do Centro de Dia.
Trata-se de um intervenção com um orçamento de 300 mil euros, sendo o financiamento comunitário de 73,72%, num montante máximo elegível de 200 mil euros, cabendo à Associação realizar o investimento no valor de 100 mil euros. Para fazer face aos encargos decorrentes do projeto, a autarquia deliberou, em reunião pública, um apoio financeiro à associação no valor de 25 mil euros. Acresce, ainda, a cedência, em regime de direito de superfície, da Escola do Forninho (escritura celebrada em 2013) e a isenção de pagamento de taxas urbanísticas, no valor global de 1.051 euros.
A AIRP, associação constituída em 2003 e IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social desde 2006, com o objetivo de apoiar os idosos e reformados da freguesia, possui, atualmente, seis utentes de Centro de Dia e nove de Apoio Domiciliário, tendo capacidade para acolher três dezenas de utentes. A Câmara Municipal reuniu, recentemente, com a Segurança Social, que garantiu estar em condições de assumir o compromisso de celebrar os acordos de cooperação com esta instituição, a partir de setembro.
Para breve, está o início da confeção de refeições na instituição, atualmente fornecidas pelo Infantário “A Cegonha”. As escolas de ensino básico da Aroeira e da Asseiceira, já desativadas, foram, também, cedidas à AIRP, para alojamento de projetos futuros, após a consolidação das atuais valências.
A freguesia, predominantemente rural, apresenta uma população envelhecida, com baixos recursos. A falta de uma rede de transportes públicos e as políticas do Governo, que continua a retirar serviços básicos de proximidade, contribuem para o isolamento desta população. Este projeto, que aposta em promover a autonomia dos idosos, melhorando a sua qualidade de vida, é, por isso, de reconhecida importância para a coesão social, desenvolvimento e valorização da comunidade.




Intervenção municipal torna Poceirão acessível




No dia 20, o programa de trabalho teve início com uma visita por algumas ruas da aldeia de Poceirão, para perspetivar uma intervenção, a implementar em breve, no âmbito do Plano de Acessibilidades. Trata-se de uma empreitada, cujo valor base é de cerca de 13.400,00 euros e duração prevista de 45 dias, que permitirá ao Poceirão ser uma localidade totalmente acessível a todos, para promoção da inclusão e mobilidade.
A intervenção integra, entre outros trabalhos já realizados e em curso, a supressão de canteiros e floreiras em passeios mais estreitos, o rebaixamento de mais de vinte passadeiras (bem como a criação de mais uma dezena), a recolocação de contentores de RSU e ecopontos, postes de iluminação pública e o estudo da relocalização da praça de táxis. Em simultâneo, será feita a pintura de todas as passadeiras de peões, incluindo as que já tinham sido rebaixadas numa intervenção anterior.
Melhorar as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida é o objetivo central desta intervenção, cujo prazo para apresentação de propostas terminou esta semana, encontrando-se em análise.
O Município de Palmela é particularmente sensível às questões da acessibilidade e integra, desde o início de 2014, a Rede “Cidade e Vilas de Excelência” do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, na sequência do trabalho desenvolvido com esta entidade, e que tem sido amplamente reconhecido, a nível nacional.




Maltibérica aposta na colaboração com produtores nacionais de cevada



Sediada em Poceirão, a Maltibérica – Sociedade Produtora de Malte, S.A., produz e comercializa malte para a indústria cervejeira, e distribui, também, leite em pó maltado, farinha maltada e malte para ração animal.
Acompanhados da comunicação social, os Executivos Municipal e da Junta visitaram a unidade fabril, onde foram recebidos pelo administrador Carlos Pragana, que apresentou a empresa e realçou os principais objetivos da gestão.
A celebrar 25 anos, a Maltibérica nasceu de uma parceria entre a Unicer (que detém 51% do Capital Social) e a Intermalta (Sociedade espanhola detida na totalidade pelo maior operador mundial em produção de malte cervejeiro: a Malteurop). Atualmente, dispõe de uma capacidade instalada para 42 mil toneladas de malte anuais, emprega 15 pessoas e apresenta um volume de negócios de 18 milhões de euros. Produz, anualmente, 70 mil toneladas de malte, o que representa 50% da produção nacional.
Desde o início da sua produção, a Maltibérica tem procurado utilizar a maior percentagem possível de cevada de origem nacional, promovendo, em colaboração com entidades nacionais e internacionais como a Carlsberg e o Instituto Nacional de Recursos Biológicos, ensaios e projetos de investigação (apoiados pelos programas Prime e QREN) com diferentes variedades de cevada, para maximizar, nos campos da produção e da qualidade, a cultura de cevada dística para malte e cerveja em Portugal.
A empresa fornece parceiros como a Nestlé Portugal, a Melo Abreu, a Rosema (cervejeira de S. Tomé e Príncipe), entre outros clientes.
O complexo da Maltibérica é composto pelo edifício administrativo, silo de armazenamento; malteria, que assegura todo o processo de maltagem, composta por duas linhas de produção; central de refrigeração; laboratório, que permite um controlo rigoroso do processo; central de cogeração, alimentada a gás natural e dotada de um sistema inovador de recuperações térmicas, sendo uma das mais eficientes a nível nacional e internacional; Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR); centro de transformação, com uma potência total de 2.500KVA.

Coudelaria em Lagameças valoriza Cavalo Lusitano



Entre as visitas de trabalho à empresa Maltibérica e à Adega Monte Maneta, em Poceirão, os Executivos da Câmara e da Junta de Freguesia passaram pela Coudelaria “Berço Lusitano”, em Lagameças, fundada em 2007, por Florbela Cardoso, que iniciou, assim, um sonho de longa data, tendo como objetivo a criação de cavalos Lusitanos. Esta jovem coudelaria procura selecionar os melhores animais, utilizando alguns garanhões, como o Bandeirante, da Coudelaria Madalena de Abecassis, e, também, o Nordeste, o Vértice, o Vento, o Quovadis e o Violino, vindos de uma das mais prestigiadas coudelarias, a Sociedade das Silveiras.
Atualmente, com seis éguas e dois cavalos, esta coudelaria já vendeu animais para Espanha e França.

Monte Maneta investe na qualidade do vinho e na reestruturação da adega



No dia 20, as visitas de trabalho do período da manhã terminaram na Adega Monte Maneta, no Forninho. Propriedade de Lino Delgadinho, esta é uma estrutura pequena e familiar, com um historial de cerca de duas centenas de anos em torno da vitivinicultura.
Esta adega produz vinhos tintos e brancos da casta Castelão (comercializado em embalagens bag in box) e o ano passado, registou uma produção de 50 mil litros. Produção que é, depois, escoada, sobretudo, para o consumidor final, contando, também, com alguns restaurantes, que procuram, anualmente, o vinho ali produzido.
O proprietário aposta, assim, na qualidade do vinho, em detrimento da quantidade, e investiu, também, na reestruturação e qualificação da adega, numa intervenção, ainda em curso, no valor de 30 mil euros.







Águas de Moura foi cenário de exercício de acidente rodoviário

           No dia 23 de maio, sábado, a aldeia de Águas de Moura foi palco de um simulacro de acidente rodoviário, envolvendo o Serviço Municipal de Proteção Civil, as três corporações de bombeiros do concelho (Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo), a GNR de Poceirão e o Comando Distrital de Operações de Socorro. 
   O exercício, realizado no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, decorreu no entroncamento da Rua Rui Pimenta com a Rua Alberto Valente, tendo como cenário um acidente entre duas viaturas ligeiras e uma máquina agrícola, do qual resultaram cinco feridos.








sexta-feira, 22 de maio de 2015

Município celebra Dia da Criança com muitas propostas para os mais pequenos e para as famílias

A partir de 28 de maio e até 5 de junho, o Dia Mundial da Criança é assinalado, no concelho de Palmela, através da realização de 18 atividades lúdicas e desportivas para crianças e famílias, bem como para a comunidade educativa de todo o concelho, nas Freguesias de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, com organização da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia locais e movimento associativo, entre outras entidades.
Do vasto programa comemorativo, destaca-se a iniciativa “Família Ativa, Criança Saudável”, no dia 1 de junho, no Campo de Jogos Municipal, em Palmela, entre as 10h00 e as 12h00, com muitas atividades e brincadeira, dinamizadas pelas seguintes entidades parceiras: Anjinhos Divertidos, Associação de Escoteiros de Portugal – grupo 40, Associação de Solidariedade Social de Brejos do Assa “Rouxinol”, Casa do Benfica em Palmela, Centro Social de Palmela, Centro de Renovação Cristã – Igreja Boa Nova, Centro do Yoga de Quinta do Anjo, Pal’Artes – Associação Cultural para o Desenvolvimento do Concelho de Palmela, Palmelense Futebol Clube e USF - Unidade de Saúde Familiar Santiago, Palmela. O Município disponibiliza transporte gratuito para o Campo de Jogos, com partidas de Palmela, junto ao Cineteatro S. João, de 20 em 20 minutos, entre as 9h40 e as 11h40.
Visitas à Quinta Pedagógica de S. Paulo, Moinhos Vivos e Quinta Pedagógica Caramela, um pedy papper no Castelo, um percurso pedonal de sensibilização para a importância do Património do Centro Histórico de Palmela, a inauguração de uma pista de prevenção rodoviária em Venda do Alcaide e o espetáculo de teatro infantil “Pinóquio, muito riso, pouco juízo” são algumas das iniciativas que complementam o programa comemorativo do Dia Mundial da Criança, efeméride que o Município tem vindo a assinalar, de forma ininterrupta, desde 2001.
           



Programa:
FREGUESIA DE PALMELA

28 maio | Castelo de Palmela
Pedy Papper no CASTELO”
Org: Câmara Municipal de Palmela

29 maio | Quinta Pedagógica de S. Paulo
“VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA DE S. PAULO”
Org: Câmara Municipal de Palmela

1 junho | 10h00 – 12h00 | Campo de Jogos Municipal de Palmela (relvado)
“FAMÍLIA ATIVA, CRIANÇA SAUDÁVEL”
Atividades lúdicas e desportivas para crianças e famílias
Transporte gratuito para o Campo de Jogos Municipal de Palmela.
Org: Câmara Municipal de Palmela

1 junho |  Jardim António Ferreira da Costa – Venda do Alcaide
“DIA MUNDIAL DA CRIANÇA”
Org: Ass. Moradores e Amigos de Venda do Alcaide

2 junho | Quinta Pedagógica de S. Paulo
“VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA DE S. PAULO”
Org: Câmara Municipal de Palmela

 2 junho | Moinhos Vivos
“VISITA aos Moinhos Vivos”
Org: Câmara Municipal de Palmela

 2 junho | Moinhos Vivos
“VISITA aos Moinhos Vivos”
Org: Câmara Municipal de Palmela

3 junho | Quinta Pedagógica Caramela
“VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA CARAMELA”
Org: Câmara Municipal de Palmela

 3 junho | Moinhos Vivos
“VISITA aos Moinhos Vivos”
Org: Câmara Municipal de Palmela

3 junho | Palmela - Centro Histórico
“pé ante pé…descobre o que a vila é”
Org: Câmara Municipal de Palmela

4 junho | Quinta Pedagógica Caramela
“VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA CARAMELA”
Org: Câmara Municipal de Palmela

4 junho | Palmela - Centro Histórico
“pé ante pé…descobre o que a vila é”
Org: Câmara Municipal de Palmela

4 junho | Moinhos Vivos
“VISITA aos Moinhos Vivos”
Org: Câmara Municipal de Palmela

5 junho | Moinhos Vivos
“VISITA aos Moinhos Vivos”
Org: Câmara Municipal de Palmela

5 junho | Quinta Pedagógica Caramela
“VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA CARAMELA”
Org: Câmara Municipal de Palmela


FREGUESIA DE PINHAL NOVO

1 junho | Jardim José Maria dos Santos
“DIA MUNDIAL DA CRIANÇA”
Org: Junta de Freguesia de Pinhal Novo

1 junho | Auditório Municipal de Pinhal Novo
“Pinóquio, muito riso, pouco juízo”
Org: Câmara Municipal de Palmela em parceria com o Centro de Estudos “Marias e Maneis”


FREGUESIA DE QUINTA DO ANJO

1 junho | Circuito de Manutenção – Quinta do Anjo
“DIA MUNDIAL DA CRIANÇA”
Org: Junta de Freguesia de Quinta do Anjo


Sinfonia Palmela, de Jorge Salgueiro, assinala Dia do Concelho

A Sinfonia Palmela é apresentada ao público no dia 31 de maio, às 21h30, no Cine-teatro S. João, no âmbito das comemorações do Dia do Concelho. Trata-se de uma obra sinfónica, composta pelo Maestro Jorge Salgueiro, para assinalar o Dia do Concelho sob proposta do Município.
De grande valor artístico, cultural e, também, simbólico, a obra está estruturada em cinco partes – cada uma delas evocativa de uma das cinco freguesias do concelho – e contou com forte apoio do tecido económico local, no âmbito do projeto “Mecenas de Palmela”.
Dirigida pelo Maestro, esta primeira apresentação pública da Sinfonia Palmela contará com a participação dos músicos da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, da Sociedade Filarmónica Humanitária, da Sociedade Filarmónica União Agrícola, da Sociedade de Instrução Musical, do Conservatório Regional de Palmela e da Orquestra Nova de Guitarras.
Tendo como base a mesma obra musical, pretende-se que o projeto possa desenvolver-se em 2016 e 2017, através da integração de novos elementos musicais e participantes, designadamente, os grupos corais das nossas coletividades, contribuindo para que o projeto possa crescer e ganhar maior imponência.
O espetáculo Sinfonia Palmela tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhetes (disponíveis a partir de dia 29 de maio). Mais informações através do telf. 212 336 630 ou do e-mail cultura@cm-palmela.pt.

Apoios no âmbito do projeto “Mecenas de Palmela”: Casa Ermelinda Freitas, Vinhos Lda; Palser, Bionergia e Paletas Lda; Sociedade Luso Espanhola de Metais Lda – SLEM.



Foto: Paula Santos

Informação sobre o Maestro Jorge Salgueiro aqui

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Simulacros nas escolas preparam comunidades mais preparadas

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, os Bombeiros de Águas de Moura, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Palmela, a GNR de Poceirão, o setor de Educação do Município e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS Setúbal) promoveram um simulacro de sismo no Jardim de Infância de Lagameças.
O cenário consistiu num sismo, seguido de duas réplicas, dando origem a um incêndio na zona do refeitório, havendo duas pessoas desaparecidas no interior. Após o sismo, educadoras e crianças adotaram os gestos de autoproteção, seguido do alarme e dos procedimentos de evacuação.
Esta iniciativa foi um dos vários momentos do mês dedicados à realização de exercícios para simulação de sismo ou incêndio com a comunidade educativa de vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Testar os planos e os procedimentos de emergência e contribuir para uma cultura de segurança, em particular, junto dos mais novos, foram os principais objetivos que presidiram ao programa de simulacros nas escolas.



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dê "2 (de)mãos por Palmela", por um Centro Histórico mais bonito!


É já nos dias 30 e 31 de maio que voltamos a dar “2 (de)mãos por Palmela”! Já se inscreveu?
Projeto participativo, vocacionado para o Centro Histórico de Palmela, o “2 (de)mãos por Palmela” pretende contribuir para qualificar a imagem deste núcleo urbano, sensibilizando para a importância de cuidar do património edificado e devolvendo à população a possibilidade de se envolver, investindo, voluntariamente, o seu tempo no cuidado e qualidade da imagem da sua vila. Este projeto municipal conta com o apoio da Junta de Freguesia de Palmela, bem como do Centro de Reciclagem de Palmela, ao abrigo do Programa “Mecenas de Palmela”, e com o patrocínio da Magjacol.



Dirigido à intervenção estética, em espaços públicos ou privados, o projeto é aberto à participação de moradores, investidores e, pela primeira vez, de mecenas, reforçando a responsabilização dos privados na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Inscrições através do telefone 21 233 66 47 ou do email grch@cm-palmela.pt.

Em 2014, foi assim:




segunda-feira, 18 de maio de 2015

Miúdos e graúdos experimentaram arte da iluminura

Várias famílias aceitaram o convite da Câmara Municipal de Palmela e viveram uma experiência diferente na Noite Europeia dos Museus. Entre as 21h30 e as 23h00 de 16 de maio, a Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, “viajou no tempo”, recriando o ambiente intimista do «Scriptorium» dos freires da Ordem de Santiago. Aí, foi possível conhecer a arte da escrita e da iluminura, colocando mãos à obra na atividade “Copistas e Iluminadores da Ordem de Santiago”. Além dos freires, também D. Jorge de Lencastre, último Grão-Mestre da Ordem, marcou presença e conviveu com os participantes.


Depois da Noite dos Museus, o Município está a celebrar o Dia Internacional dos Museus e, ao longo da manhã de hoje, a maleta pedagógica “Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha” esteve em destaque no Centro de Recursos para a Juventude de Palmela, contribuindo para a promoção da próxima edição do Festival Internacional de Gigantes, a decorrer em julho, no Pinhal Novo. Esta tarde, a Igreja de Santiago está a ser palco de uma Roda de Leitura (promovida pelo Município, em parceria com a Escola Secundária de Palmela – Clube de Teatro O Búzio do Homero II) sob o tema “À Roda do Castelo de Vento, História e Estórias”. A iniciativa, que marca, também, o início das Festas de Encerramento Fantasiarte, é dinamizada por Ester Inês e Rainer Daenhardt e conta com Ana Maria Magalhães, António Sala, Eunice Muñoz, Paula de Carvalho e Ruy de Carvalho como leitores convidados. Ao final do dia, o Terraço sul do Castelo acolhe o Círculo Meditativo ANURA “O Toque da Terra”. Todas as atividades têm frequência gratuita.


O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus e assinala-se, anualmente, a 18 de maio. Em Portugal, a responsabilidade pelas comemorações é da Direção-Geral do Património Cultural. Este ano, o tema para reflexão é "Museus para uma sociedade sustentável", pretendendo-se promover «a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza».






Projeto “Palmela Almenara” apresentado na Noite dos Museus

A Câmara Municipal escolheu a Noite Europeia dos Museus, 16 de maio, para apresentar, publicamente, o projeto “Palmela Almenara”. A apresentação decorreu na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, perante a comunidade e vários parceiros, que ficaram a conhecer as linhas-mestras deste projeto, que parte da cultura e da história locais para criar produtos turísticos sustentáveis e diferenciadores.
«Intenção, sonho e objetivo político» foram as palavras utilizadas pelo Presidente da Câmara para explicar, em traços gerais, as ideias que impulsionaram o avanço deste projeto ambicioso. Álvaro Balseiro Amaro revelou que é objetivo do Município mobilizar ainda mais a população e estabelecer parcerias com os agentes locais – associações, grupos de teatro e artistas, comunidade educativa, restauração e hotelaria, entre outros - em torno deste propósito comum que é o desenvolvimento local, através da utilização dos recursos existentes para criar mais-valias.


Depois da primeira experiência em 2014, a Feira Medieval de Palmela regressa, entre 25 e 27 de setembro, assumindo-se como um dos três pilares centrais do programa deste ano. O evento, que superou todas as expetativas, crescerá além das muralhas do Castelo e abraçará parte do Centro Histórico, acolhendo com mais animação e conforto os muitos milhares de visitantes esperados. No último dia de feira, a organização avançará com a primeira edição do “Ritual Almenara”, que pretende recriar o episódio em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira - após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384) - acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima. Pretende-se formalizar uma parceria com o Município da capital, que permita a comunicação entre os dois castelos, num evento de grande impacto, visível nas duas margens do Tejo. 



Entretanto, o projeto “Palmela Almenara”  foi, já, alvo, de uma candidatura junto da Área Metropolitana de Lisboa, para integração no plano de ação que vai operacionalizar a estratégia integrada de desenvolvimento territorial, no âmbito das ações integradas de desenvolvimento urbano sustentável, previstas no acordo de parceria Portugal 2020.

Formação valoriza história local e prepara comunidade para receber melhor

O plano formativo para a comunidade é o terceiro pilar do programa deste ano e tem início ainda em maio, prolongando-se até setembro. Depois do interesse despertado pelas ações de formação mais genéricas, realizadas em 2014, a organização resolveu privilegiar a componente formativa, que contribui para a qualificação dos eventos a desenvolver. História Local, Expressão Corporal e Voz, e Alimentação e Vestuário são os temas a explorar em 2015, com o propósito de valorizar e dar mais instrumentos, quer à população, quer aos agentes turísticos e culturais, para que todos possamos estar melhor preparados para receber os visitantes e proporcionar-lhes um evento de grande qualidade e rigor histórico. Mais informações e inscrições através do email patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.



É, também, objetivo da organização criar novas oportunidades de negócio no concelho e, em particular, no Centro Histórico de Palmela, que podem ir da restauração e alojamento ao vestuário de época e produtos locais.
O presente ano é considerado o «Ano 1» do “Palmela Almenara”, que se expandirá até 2020, procurando afirmar o concelho como destino privilegiado de turismo histórico, aos níveis nacional, mas também europeu.




quarta-feira, 13 de maio de 2015

Resposta em caso de sismo testada na Secundária de Palmela

Durante a manhã de hoje, foi realizado um simulacro de sismo na Escola Secundária de Palmela, que envolveu todos os agentes de Proteção Civil. A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, em curso, até ao final do mês, numa organização da Câmara Municipal de Palmela e das Associações de Bombeiros do concelho, apoiadas pela União de Freguesias de Poceirão e Marateca e pela Palmela Desporto.
O programa, bastante diversificado, aposta na componente formativa e de prevenção, num conjunto de exercícios realizados com a comunidade e, em particular, com as escolas, para testar os planos de emergência, sensibilizar e educar para uma cultura de segurança.
Depois deste simulacro em Palmela, destaque na sexta-feira, dia 15, às 10 horas, para uma ação de Mass Training em “Suporte Básico de Vida”, no Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, aberta a toda a população. Os exercícios continuam no dia 19, com um simulacro de sismo na Escola EB António Santos Jorge, e no dia 21, com um simulacro de incêndio na Escola EB Batudes. Também no dia 21, às 14 horas, a Academia de Proteção Civil de Palmela promove uma ação de sensibilização em medidas de autoproteção na ARPI de Pinhal Novo. Finalmente, no dia 23 de maio, às 17 horas, Águas de Moura é palco de um exercício de atuação conjunta, envolvendo as três corporações de Bombeiros do concelho.