quinta-feira, 21 de maio de 2015

Simulacros nas escolas preparam comunidades mais preparadas

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, os Bombeiros de Águas de Moura, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Palmela, a GNR de Poceirão, o setor de Educação do Município e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS Setúbal) promoveram um simulacro de sismo no Jardim de Infância de Lagameças.
O cenário consistiu num sismo, seguido de duas réplicas, dando origem a um incêndio na zona do refeitório, havendo duas pessoas desaparecidas no interior. Após o sismo, educadoras e crianças adotaram os gestos de autoproteção, seguido do alarme e dos procedimentos de evacuação.
Esta iniciativa foi um dos vários momentos do mês dedicados à realização de exercícios para simulação de sismo ou incêndio com a comunidade educativa de vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Testar os planos e os procedimentos de emergência e contribuir para uma cultura de segurança, em particular, junto dos mais novos, foram os principais objetivos que presidiram ao programa de simulacros nas escolas.