segunda-feira, 25 de maio de 2015

Cultura popular em destaque no Encontro Concelhio de Folclore

No dia 30 de maio, sábado, às 16 horas, a Quinta do Anjo recebe o Encontro Concelhio de Folclore 2015. A iniciativa decorre junto à SIM - Sociedade de Instrução Musical, numa parceria entre o Município, os ranchos folclóricos do concelho e a Popular FM, com o apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e da SIM.
Participam, nesta celebração da cultura popular e da etnografia do nosso mundo rural, oito ranchos do concelho: o Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças, o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo “Os Académicos” da Agualva de Cima/Bairro Margaça, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, o Rancho Folclórico de Poceirão, o Rancho da Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha, o Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó, o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho e o Grupo Folclórico Danças e Cânticos de Olhos de Água.
Retomado no ano passado, o Encontro Concelhio de Folclore é um momento privilegiado de partilha de experiências, convívio e promoção das tradições locais, contribuindo para uma maior visibilidade do riquíssimo património do território, na área do folclore. 
  
Município atribui 5.600 euros em apoios as ranchos folclóricos

Na reunião pública descentralizada, realizada no Poceirão, a 20 de maio, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro global de 5.600 euros aos ranchos folclóricos do concelho que mantêm atividade regular. Este apoio é enquadrado pelo Programa Municipal de Desenvolvimento da Dança e pretende sublinhar o importante trabalho desenvolvido, no que respeita quer à preservação dos valores e tradições locais, do património, da pesquisa e recolha etnográfica, quer à componente de formação, através das escolas de folclore.
O valor do apoio é distribuído equitativamente pelos ranchos, havendo lugar, no entanto, a uma majoração para aqueles que dinamizam, também, grupo infantil, assegurando a continuidade deste trabalho junto das gerações futuras.
A atividade dos ranchos folclóricos contribui para a valorização e divulgação das raízes rurais do concelho de Palmela, projetando-o na região, mas também no país e no estrangeiro.