quarta-feira, 6 de maio de 2015

Câmara de Palmela promoveu partilha de experiências empreendedoras de sucesso




No dia 5 de maio, o Espaço MOJU, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela acolheu a 4ª edição de “Um Centro Histórico de Oportunidades”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, que promove a partilha de experiências empreendedoras em Palmela.
Esta sessão contou com as participações do Vereador da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, Isabel Conceição, da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Sandra Paulino, do GAEPI – Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento, Rita Santana e Miguel Mares, da Verde Água Fotografia e Dragonfly Photography e Rita Sampaio e Rita Serrano, do Makerspace – Centro de Empresas Maquijig.
Luís Miguel Calha recordou os investimentos já realizados no âmbito do Programa de Recuperação e Animação do Centro Histórico e o plano em curso, para esta zona, no atual mandato, que integra 25 medidas enquadradas por três eixos estratégicos: a recuperação do edificado, a dinamização económica e o desenvolvimento sócio cultural. O Vereador sublinhou, também, alguns projetos que têm promovido o espírito de comunidade no Centro Histórico, nomeadamente o 2 (de) mãos por Palmela, os Mercadinhos de Palmela, as Lojas Pop Up, a implementar este verão e iniciativas de âmbito desportivo, como a Corrida Volkswagen, o Arrábida Ultra Trail, a Palmela Run e a Gran Fondo Serra da Arrábida, que atraem novos públicos e novas dinâmicas, para esta zona.
Em síntese, o Vereador Luís Miguel Calha afirmou tratar-se de «um espaço acarinhado pela Câmara Municipal» que acredita «estar no bom caminho», quer pelos dados animadores da evolução da recuperação do edificado, quer pelos novos investimentos para esta zona, apoiados pela ADREPES, que contrariam o cenário generalizado de dificuldades económicas e contribuem para uma dinâmica crescente de empresários e investidores «que acreditam neste território».
A ADREPES é uma associação de desenvolvimento regional que foi constituída há 13 anos e tem sido responsável pela gestão de vários programas comunitários na Península de Setúbal. Isabel Conceição aproveitou a ocasião para fazer o historial e o balanço  da atividade da associação, nomeadamente, de alguns projetos que acompanha e gere. De 2001 a 2006, apoiou 200 projetos, com financiamento de mais de 5 milhões de euros, e a criação de 92 postos de trabalho. De 2007 a 2013 geriu o Proder, com 94 projetos, 13,3 milhões de euros de financiamento e 138 postos de trabalho; o Promar apoiou 20 projetos, no valor de 3,4 milhões de euros e a criação de 20 novos postos de trabalho e o Fame, que apoiou oito empresas constituídas e geridas exclusivamente por mulheres. No futuro quadro, esta associação prepara-se para gerir mais três programas comunitários.
A Adrepes faz, também, a gestão da Bolsa de Terras da Península de Setúbal, é gestora do Centro de Informação Europe Direct da Península e gere, entre outros projetos, “Da Quinta para o Prato” e o Projeto PROVE, este último, com início em Palmela e Sesimbra e possui, atualmente, 71 núcleos em todo o país, envolvendo 162 produtores, 3 mil consumidores, 21 toneladas de produtos agrícolas escoadas semanalmente e 1,6 milhões de euros (2014).
Sandra Paulino, do GAEPI, centrou a sua apresentação no “Portugal 2020”, acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. Através do GAEPI, pode, entre outras informações, conhecer as medidas de discriminação positiva criadas pelo Município, que visam contribuir para a dinamização do tecido económico local, contar com o acompanhamento de projetos de interesse municipal e apoio à inovação e criação de emprego.
Nesta 4ª edição de “Um Centro Histórico de Oportunidades” ficámos, ainda, a conhecer três projetos recentes de empreendedorismo de sucesso: a Verde Água Fotografia, Dragonfly Photography e a Makerspace.
A Verde Água, nasceu da paixão de duas amigas pela fotografia, a Rita Santana e a Helena Tomás. Com um ano e três meses de existência, este projeto está vocacionado para o “lifestyle”, prestando serviços de fotografia de eventos, “glamour sessions”, “love sessions” e “one sessions”.
A Rita Santana, partilha com o companheiro, Miguel Mares, a “Dragonfly Photography”, de vídeo e fotografia aérea e de eventos. Este projeto nasceu da paixão pela fotografia aliada ao conhecimento na área do aeromodelismo, que evoluiu para a tecnologia dos multirotores, os drones, prestando, entre outros, serviços para cinema, televisão, documentários filmes institucionais, eventos desportivos, casamentos e concertos.
Por último, o Makerspace, localizado no Centro de Empresas Maquijig, no Parque Industrial das Carrascas, pretende criar uma comunidade de makers, ou seja, empreendedores, inventores, criativos, hobbistas, pessoas com ideias inovadoras e empresários, que desenvolvam projetos, por hobby, solidariedade ou com intuito comercial. Incentivar o movimento “Do it yourself”, proporcionando o espaço, as ferramentas, o software e as máquinas é um dos objetivos centrais do Makerspace, um espaço organizado em duas áreas distintas: a oficina e o espaço criativo.
A Rita Sampaio e a Rita Serrano apresentaram este espaço e o trabalho que já está a ser desenvolvido e deram, como exemplo de sucesso o projeto “I´m Iddo”, um dos primeiros que foram desenvolvidos no Makerspace. Trata-se do primeiro sensor do mundo para praticantes de BMX Race e BMX Freestyle, que pretende mostrar, analisar e comparar os dados das manobras feitas e partilhá-las online. O Iddo entrou no Microsoft Ventures Accelerator de Londres e ficou no top 10.
            “Um Centro Histórico de Oportunidades” pretende estimular o empreendedorismo e dar a conhecer os incentivos para a criação de empresas e dinamização económica no Centro Histórico de Palmela.


ADREPES

GAEPI
Paços do Concelho – Largo do Município, Palmela
Telf. 212 336 604 | gaepi@cm-palmela.pt | www.cm-palmela.pt

Verde Água Fotografia


Dragonfly Photography

Makerspace