terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O Bando acolhe companhias nacionais em Palmela na “Programação na Quinta”


Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o espaço sede do Teatro O Bando, em Vale dos Barris, Palmela, em plena Serra da Arrábida, é palco do espetáculo “Sentada no Escuro”. Trata-se de uma produção do Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, a partir do texto de António Lobo Antunes, “Para aquela que está sentada no escuro à minha espera”. Com dramaturgia e encenação de Pompeu José e interpretação de António Rebelo, Ilda Teixeira, Pedro Sousa, Raquel Costa e Sandra Santos, o espetáculo narra a história de uma mulher de 78 anos, que veio de Faro para a capital, na sua juventude, para seguir o sonho de ser atriz. O público acompanha o seu percurso, desde a carreira acidentada até à perda da memória, que passa a ser o motor central da peça… as recordações que se baralham, uma narrativa que se substitui à própria realidade, a visão intimista e solitária de alguém que assiste à fase terminal da sua vida.
Com este espetáculo pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, o Bando abre a “Programação na Quinta” 2018, acolhendo diversas companhias nacionais ao longo do ano. Ainda em fevereiro, o Bando será visitado pelo Teatro da Didascália – Joane, de Famalicão.
As sessões decorrem aos sábados, às 21h00, e aos domingos, às 17h00. Informações e reservas através do telefone 21 233 68 50 ou do e-mail geral@obando.pt.

Ensemble Juvenil de Setúbal toca no Cine-teatro S. João, em Palmela


O Ensemble Juvenil de Setúbal, constituído por jovens com vários níveis de formação musical e proveniências sociais distintas, dá um concerto a 4 de fevereiro, à tarde, no Cine-teatro S. João, em Palmela.
O concerto, com entradas a 3 euros, agendado para as 17h00, inclui interpretações de temas dos compositores João Godinho, Sarah Ross e James Moriarty.
A formação, dirigida por Rui Borges Maia, reúne elementos com percursos musicais variados, incluindo alguns com formação clássica, percussionistas de tradição africana/latino-americana, músicos de jazz e jovens com necessidades especiais.
O projeto do Ensemble Juvenil, de cariz inclusivo, conta com o apoio do Município de Setúbal, da The Helen Hamlyn Trust e da Fundação Calouste Gulbenkian, neste caso através do programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social.
O espetáculo de dia 4 de fevereiro conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Associação Juvenil Odisseia promove conversa sobre a importância da música no desenvolvimento da criança


O Auditório Municipal de Pinhal Novo acolhe, no dia 3 de fevereiro, entre as 15h00 e as 18h00, as “Conversas sobre a Importância da Música no Desenvolvimento da Criança”, numa iniciativa da Associação Juvenil Odisseia com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.
Este evento, com entrada gratuita, contará com as presenças dos oradores Miguel Madaleno, Manon Marques e Miguel Silva.

Oradores:
Manon Marques – Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou cursos de Direção Coral, Técnica Vocal, Interpretação e Ornamentação na Música Antiga e lecciona Formação Musical.

Miguel Madaleno – Músico, maestro, com formação em pedagogia musical e licenciatura em Música na Comunidade, na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e licenciatura em Direção de Orquestra e Banda em Huelva, Espanha.


Miguel Silva – Músico, licenciado em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e estudante de Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa.

Rótulos alimentares em sessão de informação no Mercado Municipal de Pinhal Novo


“Leitura de Rótulos Alimentares” é o tema da sessão de informação e esclarecimento a realizar no dia 2 de fevereiro, de manhã, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, numa organização do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e da Unidade de Saúde Familiar de Palmela, com o apoio do Município.
A ação, a dinamizar das 10h00 às 12h00, insere-se na iniciativa “Há Saúde no Mercado”, integrada no projeto “Saúde Palmela”, que tem como objetivo desenvolver a literacia em saúde no concelho.
O projeto “Saúde Palmela”, direcionado à população em geral, é organizado pela Câmara Municipal, o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e a Unidade de Saúde Familiar de Palmela.

Próximas sessões:

- Ser Mulher
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Não ao tabaco
- Crianças e avós
- Uso responsável do medicamento
- Benefícios da vacina contra a gripe
- A diabetes
- O que é uma alimentação saudável


Regulamento da Incubadora de Empresas em consulta pública até 9 de março


Está em consulta pública, até 9 de março, o Projeto de Regulamento da Incubadora de Empresas do Município de Palmela. O documento pode ser consultado em www.cm-palmela.pt, bem como nos espaços de atendimento municipal em Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo e em todas as Juntas de Freguesia do Concelho. Durante este período, as/os interessadas/os podem apresentar sugestões fundamentadas, por escrito, para o e-mail geral@cm-palmela.pt ou diretamente nos espaços de atendimento municipal.
O Projeto de Regulamento em apreço vem definir as regras de acesso e de funcionamento da Incubadora de Empresas do Município, projeto já ativo no Pinhal Novo, de forma experimental, e que deverá crescer e estender-se a outras freguesias, numa lógica de dinamização e diversificação do tecido empresarial local, promoção do espírito empreendedor e estímulo ao crescimento económico e à competitividade.
O Município será a entidade gestora desta Incubadora de Empresas, através do Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento, que presta aconselhamento em diversas áreas e faz a ponte com entidades externas, para fins de formação, coaching, esclarecimentos e acesso a fundos comunitários.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Perto de 650 judocas reunidos em provas no Pinhal Novo


O Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, acolheu, no dia 20 de janeiro, perto de 650 judocas de todo o país, que disputaram duas provas, promovidas pela Câmara Municipal de Palmela e pela Associação Distrital de Judo de Setúbal (ADJS), no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Judo no Concelho de Palmela.
As primeiras Jornadas da Juventude da ADJS - “Taça Judo Clube do Pinhal Novo” - competição de caráter formativo para jovens judocas entre os 6 e os 12 anos - contaram com a participação de 497 judocas, em representação de 36 equipas e associações de todo o país.
Já o Torneio do Concelho de Palmela – Open de Juvenis reuniu 147 participantes, de 28 equipas, tendo o nosso concelho sido representado por 9 judocas do Judo Clube do Pinhal Novo e da St. Peter’s School. Destaque para o 3.º lugar conquistado pelo judoca Afonso Pragana, do Judo Clube do Pinhal Novo.

Três empresas qualificadas para a Empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 17 de janeiro, a qualificação de três empresas que se apresentaram ao concurso limitado por prévia qualificação, para a empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha – troço de Pinhal Novo.
Trata-se de um investimento no valor de 2.244.800 euros, comparticipado em 85% pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos (Agência Portuguesa do Ambiente - APA), no valor de 1.908.080 euros, cabendo o remanescente ao Município, que tem, também, a responsabilidade do desenvolvimento deste processo. O contrato de financiamento do projeto foi celebrado entre o Município e o Fundo Ambiental, em março de 2017.
Recorde-se, ainda que o projeto de execução e o estudo de impacto ambiental foram entregues e o Município  procedeu aos contactos com os proprietários dos terrenos confinantes com a ribeira, para negociações, tendo em vista as faixas de proteção, os alargamentos, as zonas de alagamento e outras medidas necessárias.
Este processo abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona de confluência da Ribeira do Alecrim e a Barragem da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

2.ª fase da Requalificação da Rua Serpa Pinto inicia dia 29 de janeiro


Os trabalhos preparatórios da 2.ª fase da obra de requalificação da Rua Serpa Pinto, no Centro Histórico de Palmela, vão ter início no dia 29 de janeiro.
O trânsito será condicionado entre a Travessa do Brazão e a Rua 31 de Janeiro e no sentido descendente da Rua Augusto Cardoso e Largo do Passo da Formiga.
Nesta fase, a Câmara Municipal dará continuidade à renovação das redes de águas e saneamento, incluindo o reforço do sistema de combate a incêndio e melhoria da acessibilidade no Centro Histórico.
           Recorde-se que esta empreitada, com o valor global de 300 mil euros, é financiada no âmbito do Portugal 2020, Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação de Regeneração Urbana (PEDU-PARU) e será executada em quatro fases.

A autarquia agradece a colaboração de todas/os as/os munícipes neste esforço de melhoria e está ao dispor para mais informações, através do telf. 212336647.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Circulação automóvel interrompida no Bairro Alentejano


A Câmara Municipal de Palmela informa que a circulação automóvel será temporariamente interrompida, nos dias 29 e 30 de janeiro, entre as 8h00 e as 17h00, na Rua 25 de Abril, no Bairro Alentejano, Freguesia de Quinta do Anjo. O corte abrangerá, apenas, o cruzamento da referida rua com a Rua Dr. José Afonso e Estrada do Gado. Em alternativa, as/os automobilistas deverão utilizar a Rua da Quinta  e Rua dos 3 Concelhos, para  acesso ao Caminho Municipal 1020 (e vice versa).

 Esta interrupção decorre no âmbito da empreitada de infraestruturação das Ruas Dr. José Afonso e Travessa do Limoeiro. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

“Mexa-se em Palmela” com caminhada e BTT em janeiro


A prática desportiva assume destaque numa caminhada com doze quilómetros e num passeio de BTT, a realizar no dia 27 de janeiro, às 09h30, no âmbito do programa municipal “Mexa-se em Palmela”, com inscrições a decorrer.
Em ambiente de desconcentração, aliado aos benefícios da prática desportiva, as iniciativas, gratuitas e abertas a pais, alunas/os, funcionárias/os e comunidade local, são dinamizadas no âmbito do programa municipal, que tem como objetivo, entre outros, a melhoria das condições de acesso das/os munícipes à prática de atividade física.
Para participar, pode optar pelo passeio de BTT ou pela caminhada. As inscrições para as iniciativas, organizadas pelo Clube do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Palmela e Clube do Desporto Escolar da Escola Secundária de Palmela, com o apoio da autarquia, podem ser feitas através do endereço de correio eletrónico de.23palmela@gmail.com.
O “Mexa-se em Palmela” é um programa de atividade física, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, com entidades parceiras, que se destina a melhorar as condições de acesso da população à prática da atividade física, essencial na melhoria da saúde individual e na valorização da qualidade de vida e bem-estar.

“Eu Participo!” bateu recordes em 2017


Decorreu, no dia 15 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Palmela, a assembleia final para apresentação dos resultados da edição 2017 do processo “Eu Participo!”. Perante casa cheia, a autarquia deu a conhecer as intervenções mais votadas pela população, em cada uma das freguesias, e aquelas que, tendo enquadramento técnico e financeiro, foram já assumidas para o presente mandato e integradas nas Grandes Opções do Plano. No total, são duas dezenas de obras, onde as pavimentações e o saneamento básico assumem particular importância.
O processo bateu recordes de participação em 2017 e, além do entusiasmo e interesse demonstrados pelas/os muitas/os munícipes que participaram nas reuniões descentralizadas, contou com a entrega de 284 inquéritos em abril e 718 em novembro. A avaliação do processo por parte das/os participantes é claramente positiva, no que respeita, em particular, aos objetivos, ao ciclo anual, aos inquéritos e às assembleias. A oportunidade de participação e a discussão pública, a divulgação, a informação e transparência, a prestação de contas e o conhecimento das necessidades do território são os aspetos mais valorizados pela população. É de sublinhar, também, que são as/os munícipes com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos que mais participam no processo.
Em 2018, o “Eu Participo!” retoma o ciclo normal, com discussão e apresentação de propostas entre 9 e 13 de abril, análise política e técnica das propostas apresentadas ao longo do verão e assembleias para debate e hierarquização entre 10 e 14 de setembro. A apresentação de resultados decorrerá em dezembro.
Pioneiro, em Portugal, na implementação de processos de democracia participativa, o Município de Palmela partilha e discute com as populações e agentes locais das suas cinco freguesias, anualmente, a gestão pública do território, em processos como o “Eu Participo!” ou as Semanas das Freguesias. Internamente, é dinamizado o “Eu Participo! Trabalhadoras/es Municipais” e, junto da comunidade educativa, o Município desenvolve, ainda, um projeto de participação e educação cidadã, premiado internacionalmente.


Propostas de intervenção incluídas em GOP

- Repavimentação do Bairro das Pegarias – 2.ª fase (Palmela)
- Pavimentação da Rua Joaquim Gomes Romão – 2.ª fase (Poceirão)
- Pavimentação da Rua Constantino Loureiro – 1.ª fase (Poceirão)
- Pavimentação da Rua 5 Outubro – troço norte (Cajados)
- Pavimentação de troço da EM 533 (Poceirão)
- Pavimentação da Rua das Laranjeiras (Quinta do Anjo)
- Pavimentação do Aceiro do Marcolino (Pinhal Novo)
- Pavimentação da Rua Luís de Camões/ Rua dos Lusíadas/ Rua das Flores, Lagoinha (Palmela)
- Pavimentação da Rua 25 de Abril/Rua 1.º de Maio – Bairro do Pinheiro Grande (Pinhal Novo)
- Pavimentação da Rua 1.º de Maio – prolongamento (Cajados)
- Pavimentação da Rua Nova do Vale (Águas de Moura)
- Rede de esgotos em Cajados
- Prolongamento de abastecimento de água em Aldeia Nova da Aroeira
- Pavimentação da Rua da Escola/ Brejos Carreteiros - 2.ª fase (Olhos de Água)
- Ligação da Rua da Beira Litoral à Rua da Constituição (Quinta das Flores)
- Pavimentação da Rua do Montinhoso (Pinhal Novo)
- Rede de esgotos na Avenida do Padre Nabeto (Aires, Palmela)
- Colocação de esgotos na Avenida do Padre Nabeto (Aires, Palmela)
- Asfaltamento do troço final da Rua da Sociedade (Palmela)
- Espaço de Jogo e Recreio na Urbanização da Quinta do Outeiro (Palmela)


Baile de Danças Tradicionais do Mundo convida a pé de dança


O Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela acolhe mais um Baile de Danças Tradicionais, no dia 28 de janeiro, às 16h00, que convida todas/os a dançar durante uma hora e meia ao som de String Fling.
Da junção de duas guitarras e um ocasional uquelele surge este espetáculo de cordas, composto por Pedro Prata e David Rodrigues. Caraterizado por uma sonoridade muito própria e inovadora, «este duo transmite a sua paixão pela música de inspiração tradicional em cada acorde de cada xotiça, círculo circassiano, chapelloise ou mazurka que toca». Um projeto que promete espalhar sorrisos, boa energia e alegria de dançar.
Dinamizados por Leónia de Oliveira, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, estes bailes são abertos à participação de todas/os as/os interessadas/os e proporcionam, também, uma oportunidade de prática e convívio para a comunidade de Danças Tradicionais Europeias, que se reúne, todas as terças-feiras, nas aulas do Cine-teatro S. João.
As entradas para o baile têm o valor de quatro euros, com bilheteira no local.

Espetáculo de circo promete animação para crianças


As personagens das séries de animação infantil SpongeBob SquarePants, PAW Patrol, Frozen, Phineas e Ferb e Minnie e Mickey Mouse sobem ao palco do Cine-teatro S. João, a 28 de janeiro, para “O Maior Show Infantil do Ano”.
Malabaristas, cómicos, palhaços, acrobatas, aramistas e personagens dos filmes infantis. O que têm em comum? Vão estar todos juntos no “Maior Show Infantil do Ano”, espetáculo de circo que Jonatas Cardinali preparou para 2018, que promete muita animação e loucura para todos os sentidos.
Embarcar nesta viagem, cujo espetáculo está previsto começar às 16h00, tem o custo de 8 euros para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, e 10 euros para maiores de 12 anos.
O espetáculo conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Desporto Escolar em festa no Sobral de Quinta do Anjo



O Sobral da Quinta do Anjo acolheu ontem, dia 18 de janeiro, o Corta Mato Concelhio 2018, num grande momento desportivo que envolveu todas as escolas do concelho de Palmela. A prova, que contou com cerca de quatro centenas de participantes, foi organizada pela Câmara Municipal de Palmela e pela Coordenação Local do Desporto Escolar da Península de Setúbal,  com a colaboração da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, da Palmela Desporto E.M., do Clube Portais da Arrábida, da Associação de Atletismo de Setúbal, da GNR e dos Bombeiros de Palmela.


Pódios:
- Benjamins Femininos: 1.ª Rita Melo (EB1 AM Fortuna), 2.ª Leonor Amado (EB1 Zeca Afonso) e 3.ª Ana Macedo (EB1 AM Fortuna).
- Benjamins Masculinos: 1.º Simão Pereira (EB1 AM Fortuna), 2.º Nicolau Raku (EB1 Zeca Afonso) e 3.º Gonçalo Manaia (EB1 Alberto Valente).
Por equipas, vitória para a EB1 António Matos Fortuna (AE Palmela).
- Infantis A Femininos: 1.ª Sara Alves (EB H Capelo), 2.ª Letícia Magalhães (EB H Capelo) e 3.ª Catarina Rego (EB1 AM Fortuna).
Por equipas, vitória para a EB Hermenegildo Capelo, Palmela.
- Infantis A Masculinos: 1.º João Casas Novas (EB H Capelo), 2.º Ivandro Silva (EB1 Salgueiro Maia) e 3.º Martim Luiz (EB1 AM Fortuna).
Por equipas, vitória para a EB Hermenegildo Capelo, Palmela.
- Infantis B Femininos: 1.ª Natália Branco (EB JM Santos), 2.ª Leonor Lavandeira (AE Palmela) e 3.ª Maria Dias (AE Palmela).
Por equipas, vitória para o AE José Maria dos Santos, Pinhal Novo.
- Infantis B Masculinos: 1.º Miguel Mira (AE Palmela), 2.º Afonso Matos (AE Palmela) e 3.º Tomás Matois (AE Palmela).
Por equipas, vitória para o AE Palmela.
- Iniciados Femininos: 1.ª Mariana Carvalho (ES P Novo), 2.ª Íris Chagas (AE JM Santos) e 3. ª Inês Mariano (ES Palmela).
Por equipas, vitória para o AE Palmela.
- Iniciados Masculinos: 1.º André Carvalho (AE Palmela), 2.º Afonso Araújo (ES P Novo) e 3.º Guilherme Silva (AE Palmela).
Por equipas, vitória para o AE Palmela.
- Juvenis Femininos: 1.ª Joana Branco (ES P Novo), 2.ª Filipa Ferreira (ES P Novo) e 3.ª Marta Costinha (ES P Novo).
Por equipas, vitória para a ES Pinhal Novo.
- Juvenis Masculinos: 1.º João Pinto (ES P Novo), 2.º Pedro Moniz (ES P Novo) e 3.º Tiago Lampreia (ES P Novo).
Por equipas, vitória para a ES Pinhal Novo.

“O Herói da Quinta” passa no Auditório Municipal de Pinhal Novo



O filme de animação “O Herói da Quinta”, centrado num jovem galo chamado Toto, que tenta salvar da bancarrota a casa onde vive, através de um combate de boxe com um profissional, é exibido no dia 28 de janeiro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo.
A película, realizada por Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva-Palacio Alatriste, é o terceiro filme de uma saga de animação mexicana que começou a história cinematográfica com uma obra que não teve estreia comercial em Portugal: "Una Película de Huevos", de 2006.
“O Herói da Quinta”, a exibir às 16h00, tem a duração aproximada de uma hora e meia. Os bilhetes podem ser levantados todos os dias úteis, das 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00, ou no dia do espetáculo até meia hora antes do início do mesmo.
Mais informações através do 212 336 630 ou do endereço cultura@cm-palmela.pt.

Comédia do ATA aborda a intimidade no universo feminino





“Conversas Outrora Não Admitidas”, comédia da companhia ATA – Acção Teatral Artimanha, é apresentada nos dias 26 e 27 de janeiro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, e a 3 de fevereiro, no Cine-teatro S. João, num retrato sobre a relação da mulher com a sua própria sexualidade.
A peça da companhia teatral de Pinhal Novo, encenada por Hugo Sovelas e classificada para maiores de 16 anos, aborda assuntos relacionados com a intimidade no feminino, como a mutilação genital e a violência doméstica.
Do elenco fazem parte Ana Filipa Dias, Ana Guerreiro, Bruno Gomes, Elizabete Silva, Ilda Silva, Inês Cavaco, Lina Silva e Sara Musqueiro.
Reservas através do telefone 936282726 ou do endereço teatro.artimanha@gmail.com.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Município promove medidas de incentivo à reabilitação urbana


No âmbito do Programa Municipal de Medidas de Incentivo para a Reabilitação de Prédios Urbanos, a Câmara Municipal de Palmela promove um conjunto de medidas de incentivo à reabilitação urbana do concelho.
As medidas conferem às/aos titulares de obras de reabilitação de imóveis localizados nas zonas delimitadas (mais informação em www.cm-palmela.pt | reabilita@cm-palmela.pt  | 212 336 660) a possibilidade de usufruírem de benefícios ao nível da isenção e da redução de taxas municipais, relacionadas com as respetivas operações urbanísticas. Concedem, igualmente, às/aos proprietárias/os do imóvel, ou outro titular de direito real sobre o mesmo, a minoração da taxa de IMI para o arrendamento habitacional acessível a jovens com idade até aos 35 anos ou para a reabilitação urbana dirigida à fixação de comércio de proximidade e serviços.
Para além das medidas aplicáveis nas áreas delimitadas no Programa Municipal, está em vigor, em todo o território do concelho, a redução de 70% das taxas devidas pela ocupação do domínio público associada à realização de obras de conservação. O Gabinete do Centro Histórico de Palmela tem um pacote de incentivos próprio (mais informação em centrohistorico.cm-palmela.pt).


Nota: Informe-se junte da Câmara Municipal de Palmela antes de iniciar qualquer obra, pois o não cumprimento dos requisitos prévios pode comprometer os benefícios referenciados.

Contacte a Câmara Municipal através do endereço eletrónico ou telefónico, podendo agendar atendimento técnico para informação e/ou apoio a processos associados a operações de reabilitação/conservação.

Calcetamento da Rua Fundação Gulbenkian - Águas de Moura melhora acessibilidade à baixa comercial


Foi consignada, esta semana, a obra de calcetamento da Rua Fundação Gulbenkian, em Águas de Moura. A empreitada foi adjudicada por cerca de 77.000 euros e tem um prazo de execução de 60 dias.
No lado nascente da rua, no troço entre a Rua Alberto Valente e a Rua Hermenegildo Capelo, vai ser feito um passeio idêntico ao existente. No lado poente, o passeio será em calçada miúda e, frente às moradias, em calçada grossa, garantindo uma boa drenagem pluvial, a harmonização com as soleiras das casas existentes e o atrito adequado aos acessos inclinados.
Esta intervenção – inserida numa candidatura a fundos comunitários, que inclui também outras ações de promoção e valorização do tecido socioeconómico local - abrange cerca de 650 metros de passeio e contribuirá para a melhoria das acessibilidades e valorização da zona comercial de Águas de Moura.

Adjudicado projeto para requalificação da EB Zeca Afonso de Pinhal Novo


O Município adjudicou o projeto para ampliação do refeitório e logradouro coberto do pré-escolar da Escola Básica Zeca Afonso, em Pinhal Novo, por 18.327 euros e um prazo de execução de 40 dias.
O objetivo desta intervenção é ampliar o refeitório existente, melhorar as condições de conforto acústico, bem como beneficiar a cozinha, tornando a área de confeção e serviço de refeições mais funcional, com a reformulação dos vários espaços e instalação de equipamentos mais eficazes e modernos.
No pré-escolar, pretende-se reposicionar a área do logradouro coberto, para uma relação mais próxima com as salas de atividades e em articulação com a saída utilizada.
O projeto prevê, ainda, algumas intervenções no exterior, para melhorar a drenagem das águas pluviais dos pavimentos.
Trata-se de mais um investimento da autarquia na qualificação das infraestruturas escolares do concelho, dotando-as com as valências essenciais para a sua função e garantindo a qualidade, conforto e eficiência necessárias.


Município de Palmela continua a apostar no trabalho descentralizado



O ciclo de Semana das Freguesias 2018 teve o seu ponto de partida em Marateca, com cinco dias de trabalho descentralizado, entre 15 e 19 de janeiro – uma oportunidade privilegiada de contacto entre o Município e o novo Executivo da Freguesia, neste início de mandato, bem como com as populações, o movimento associativo, a comunidade educativa, o tecido económico e demais agentes locais deste território rural.
Como habitualmente, o programa incluiu várias reuniões, de caráter interno e público, visitas a obras, empresas e  projetos locais. Num momento em que está em curso um importante conjunto de intervenções em estabelecimentos de ensino, em todo o concelho, o parque escolar estará, também, em destaque ao longo destas semanas.
A reunião pública quinzenal, no Grupo Desportivo e Recreativo “Leões de Cajados” e o atendimento descentralizado pelo Executivo Municipal com pelouros completaram o programa de trabalho.


O Cantinho da Milu  
      
  
Na abertura do programa de visitas à freguesia, dia 17, quarta-feira, visitaram-se as instalações d’”O Cantinho da Milu”, uma Associação Protetora de Animais, sem fins lucrativos, fundada e gerida por Emília Silva, mais conhecida como Milu.
A infância em África, numa família que prezava o amor pelos animais, influenciou o rumo que a sua vida tomaria em Portugal, acolhendo animais abandonados. A dimensão desse amor e da dedicação aos muitos animais sem lar ou maltratados levou à aquisição, em 2007, de um terreno, com 25 mil metros quadrados, onde construiu um albergue e constituiu uma equipa que se dedica, diariamente, ao propósito de cuidar destes animais - na sua esmagadora maioria, cães - proporcionando-lhes as melhores condições possíveis. No final de 2017, “O Cantinho da Milu” albergava 716 animais e, com esta dimensão, as necessidades são, também, impressionantes – são gastos cerca de 360 quilos de ração normal por dia, sem contabilizar as dietas especiais, e os custos de manutenção rondam os dois mil euros diários – pelo que a ajuda das instituições e da comunidade são indispensáveis para manter este espaço no ativo. Entretanto, a associação adquiriu uma parcela de terreno contígua, onde pretende construir uma clínica veterinária, que além de prestar apoio aos animais acolhidos no espaço, ficará disponível ao público, constituindo uma nova fonte de rendimento para a associação.
No âmbito do seu trabalho pelo bem-estar animal, “O Cantinho da Milu” tem colaborado com o Município e com as Juntas de Freguesia do concelho, no acolhimento de animais abandonados, e defende a esterilização como uma mais valia para os animais e para a sociedade. O Município já apoiou financeiramente esta associação e vai continuar a reforçar o trabalho de parceria.

             Rua 5 de Outubro, Cajados

            Visitou-se, de seguida, o troço norte da Rua 5 de Outubro, em Cajados, onde foram recentemente concluídos os trabalhos de pavimentação, faltando apenas a sinalização horizontal. Esta empreitada consistiu na pavimentação de uma extensão de mais de um quilómetro da via, tratamento de valetas em terra natural e betão e drenagem pluvial. Apesar de não ser uma zona densamente povoada, é um acesso estruturante e foi uma intervenção muito reivindicada pela população, no âmbito do processo “Eu Participo!”. O projeto foi realizado internamente e a obra custou cerca de 107 mil euros.


             Escola Básica de Cajados


Na Escola Básica de Cajados - um equipamento ampliado e remodelado em 2007, que apresenta um total de seis salas, das quais quatro são dedicadas ao ensino básico do 1.º ciclo e duas a jardim-de-infância - foi apresentado à direção e restante comunidade escolar o projeto desenvolvido para o logradouro, que vem responder a um pedido das/os encarregadas/os de educação, relativamente aos pavimentos. O areão existente, atualmente, na zona dos brinquedos é uma solução comum e de acordo com a legislação em vigor mas, ainda assim, vai ser substituído por superfícies de impacto em material sintético (EPDM) e com pavê. A oferta lúdica dos recreios do 1.º ciclo e do pré-escolar vai ser melhorada com novos brinquedos e jogos tradicionais embutidos no pavê. O projeto, desenvolvido internamente e já apresentado à Associação de Pais, prevê, ainda, a plantação de novas árvores para sombreamento e prolongamento dos muros. A obra deverá decorrer durante a interrupção letiva do verão.

 EB Águas de Moura


Ainda no âmbito da Educação, decorreu uma visita à Escola Básica de Águas de Moura, com obra em curso de requalificação e ampliação que teve início no verão, num investimento superior a 600 mil euros, comparticipado pelo FEDER - no âmbito do PORLisboa 2020 - PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação).
A qualificação deste estabelecimento de ensino, no centro da aldeia de Águas de Moura, contribui para fortalecer a comunidade e criar uma nova centralidade, ajudando à fixação de casais jovens.
Além do edifício antigo que está a ser remodelado, está a ser construído um novo edifício, com 353 metros quadrados e o logradouro, com 865 metros quadrados, está a ser qualificado, permanecendo o campo de jogos, construído há dois anos e será construída uma nova zona de recreio coberto. A acessibilidade e a eficiência energética são preocupações plasmadas nesta empreitada, cuja conclusão se prevê para o próximo verão.



 FIT - Fomento da Indústria do Tomate


A fábrica  FIT, Fomento da Indústria do Tomate, uma empresa com mais de seis décadas de existência, que tem conseguido adaptar-se às novas exigências do mercado foi também local de visita. A FIT apresenta um portfolio diversificado, dentro da indústria de transformação do tomate, com soluções altamente qualificadas e criativas, tirando o melhor partido do excelente tomate produzido na região e no país.
A FIT integra, desde 2007, o Grupo HIT, da qual faz parte, também, a Italagro, em Castanheira do Ribatejo. Por sua vez, em 2012, o grupo HIT tornou-se subsidiário da empresa japonesa Kagome, fundada em 1899, com 2.600 trabalhadoras/es em todo o mundo e uma carteira de clientes que inclui os maiores grupos multinacionais na área da restauração e bebidas, como a McDonald’s, a Pizza Hut, a Subway, a Nestlé ou a Coca-Cola.
Em Portugal, o grupo HIT emprega 210 trabalhadoras/es a tempo inteiro, bem como 600 temporárias/os, no verão, época alta do tomate, que é adquirido a 17 organizações de produtores e mais de 200 agricultores locais. No total, são processadas, anualmente, cerca de 560 mil toneladas de tomate, que dão origem a uma vasta oferta de polpas, concentrados, pastas, molhos, preparados para pizza e massas, bem como sumos e até uma cerveja, bastante apreciada no Japão.
A direção japonesa decidiu criar um novo centro de investigação, na área agro-alimentar, fora do Japão e escolheu, para esse propósito, a fábrica de Águas de Moura, que já está a atrair cientistas nacionais e internacionais. Além disso, prevê investir cerca de sete milhões de euros nesta unidade, ao longo deste ano, em áreas como o tratamento de águas residuais, novas linhas de produção e embalagem e modernização de equipamento. Está, também, em curso uma parceria com a empresa tecnológica NEC, que pretende revolucionar a atividade agrícola.
            O Município e a FIT têm estado a trabalhar, no sentido da regularização de parte da propriedade onde a empresa está instalada, desde 1957, nomeadamente, no que respeita a alterações à delimitação da Reserva Ecológica Nacional, ao abrigo do Regime Excecional de Regularização de Atividades Económicas em vigor. Nesse sentido, a Câmara propôs à Assembleia Municipal, em 2015, a aprovação do pedido de reconhecimento de Interesse Público Municipal. 
            Estas alterações à REN, que aguardam resposta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, permitirão a regularização de algumas edificações existentes, bem como a construção de uma nova e necessária Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais, investimento que ascende a três milhões de euros.

 Centro Comunitário de Águas de Moura


Tratando-se de um dos principais equipamentos municipais na freguesia, o Centro Comunitário de Águas de Moura não podia ficar de fora do programa de visitas. Depois de algumas intervenções, que permitiram a adaptação daquele que foi o antigo quartel dos Bombeiros de Águas de Moura a esta nova tipologia de utilização - enquanto Centro Comunitário, com valências diversas, nomeadamente, a disponibilização de instalações às instituições locais para o desenvolvimento das suas atividades, da cultura ao desporto – está na altura de avançar com uma remodelação mais profunda do edifício, que lhe permita acolher outro tipo de respostas.
Neste momento,  a autarquia está a finalizar uma candidatura a fundos comunitários, no valor de cerca de meio milhão de euros, com vista à requalificação do edifício, e as acessibilidades são uma das preocupações, pelo que será instalado um elevador que facilita o acesso aos diversos níveis do edifício. Além dos gabinetes de trabalho já existentes e atribuídos às associações locais, serão qualificados os espaços multiusos, para a realização de espetáculos, ensaios, aulas, reuniões ou formação, e mantemos a Loja Social, que será transferida para outra sala. Serão instalados, ainda, o pólo da Biblioteca e um Centro de Recursos para a Juventude. 


 Baixa Comercial de Águas de Moura e ligação com a Estrada Nacional 5

Ainda na aldeia de Águas de Moura, houve oportunidade de falar sobre uma outra candidatura a fundos comunitários, que a autarquia sbumeteu em novembro, para a  requalificação da baixa e zona comercial de Águas de Moura e ligação à Estrada Nacional 5.
            Parte deste projeto deverá ter início nos próximos dias, nomeadamente, a obra de calcetamento da Rua Fundação Gulbenkian, que foi consignada esta semana. A empreitada foi adjudicada por cerca de 77 mil euros, com um prazo de execução de 60 dias.
            No lado nascente da rua, vai ser feito um passeio idêntico ao existente, em calçada miúda e lancil, no troço entre a Rua Alberto Valente e a Rua Hermenegildo Capelo, e no lado poente, o passeio será em calçada miúda, numa zona, enquanto noutra parte será em calçada grossa em calcário e calçada em granito nas entradas inclinadas para propriedades. Pretende-se, assim, garantir a boa drenagem pluvial, a harmonização com as soleiras das casas existentes e o atrito adequado aos acessos inclinados.
            No total, serão cerca de 650 metros de passeio – um contributo para a melhoria da acessibilidade pedonal, na ligação à baixa comercial de Águas de Moura, por forma a valorizar essa atividade.
             Esta intervenção insere-se numa candidatura a fundos comunitários, no valor de 112 mil euros, que inclui, também, outras ações de promoção e valorização do tecido socioeconómico local. 

Município quer reforçar WIFI no Centro Histórico de Palmela e na Serra do Louro


O Município de Palmela submeteu uma candidatura ao Valorizar - Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, do Turismo de Portugal, para financiamento do reforço do WIFI no Centro Histórico de Palmela, bem como do alargamento à Serra do Louro, na cordilheira da Arrábida. Intitulada “Reforço e atualização do WIFI do Centro Histórico de Palmela e Serra do Louro”, a candidatura apresenta um montante global de 61.500 euros, com taxa de cofinanciamento até 90%.
Além da melhoria das condições de acesso à rede wireless por parte da população e dos agentes culturais, sociais e económicos do Centro Histórico, contribuindo para o seu desenvolvimento e regeneração urbana, esta candidatura incide nas zonas de maior afluxo e interesse turístico da vila, palco de eventos culturais, desportivos, gastronómicos e de festividades tradicionais, que atraem, anualmente, milhares de visitantes a Palmela.
Em termos operacionais, pretende-se melhorar a cobertura existente no núcleo histórico, alargando a cobertura de sinal ao Castelo de Palmela, ao Miradouro e à Serra do Louro, qualificar a ligação às plataformas de comunicação da autarquia, com especial atenção às relacionadas com o turismo, promover dinâmicas socioeconómicas e culturais locais, a partir da comunicação inteligente, e concorrer para a atração de novos investimentos e iniciativas empreendedoras.

Investimento público na rede de equipamentos sociais é urgente


     
É inequívoco o papel das instituições do setor social e solidário no apoio às comunidades, em particular, em situações de fragilidade social. Atento a esta realidade e às necessidades vividas pelos parceiros sociais do concelho, o Município de Palmela aprovou, na reunião pública descentralizada, realizada em Cajados, freguesia de Marateca, a 17 de janeiro, uma moção em que reivindica à Administração Central a disponibilização de novas medidas de apoio para a construção de equipamentos sociais para as pessoas idosas e insta o Instituto de Segurança Social a criar programas de apoio com vista, também, à criação de equipamentos sociais. No documento, aprovado por unanimidade, apela-se, ainda, ao setor bancário, pela criação de linhas de crédito especiais para as instituições sociais e solidárias.
            O texto integral da moção pode ler-se abaixo:

«Na Constituição da República Portuguesa, no Artigo 63.º, n.º 5, está consagrada a importância vital e estratégica do setor social e solidário na concretização dos objetivos de solidariedade social e na prossecução das respostas sociais. No decorrer das últimas décadas, o país viu crescer um número considerável de Instituições Particulares de Solidariedade Social, registando-se o alargamento significativo da rede de equipamentos sociais, com diferentes valências, assumindo estas uma importância social e económica de relevo junto das comunidades onde estão inseridas.
Intervindo a partir de uma relação de compromisso e de cooperação com o Estado Central, as instituições do setor social e solidário apresentam-se como um pilar fundamental na resposta às comunidades, pela sua proximidade e capacidade de resposta às situações de fragilidade social, promovendo o princípio da diferenciação positiva.
Contudo, para que estas instituições reúnam os necessários meios para dar continuidade ao seu importante papel e para que possam, ainda, responder com qualidade e de uma forma integrada à emergência de novas necessidades das comunidades, que decorrem, entre outras, do envelhecimento da população e do significativo aumento da esperança média de vida, é crucial a existência de programas de investimento e de uma verdadeira estratégia de apoio e de cooperação por parte da Administração Central.
Presentemente, urge a requalificação de uma rede existente, com equipamentos sociais entretanto construídos mas que necessitam de novos investimentos para que, dignamente, possam adaptar-se às novas necessidades das famílias, assim como é prioritária a construção de novos equipamentos sociais em zonas claramente deficitárias de respostas sociais, localizadas em territórios rurais ou periurbanos que, lamentavelmente, não beneficiaram de investimentos públicos ou comunitários.
No âmbito do programa de investimento do “Portugal 2020”, à exceção de algumas medidas de apoio, é claro o deficit de verbas disponíveis destinadas ao investimento em equipamentos sociais para o setor social e solidário, facto que é sobremaneira agravado pelas taxas de cofinanciamento aplicadas à região de Lisboa, na qual o concelho de Palmela se insere.
Esta análise encontra-se igualmente compreendida no Compromisso de Cooperação para ao Setor Social e Solidário para o Biénio 2017-2018, celebrado em 2017, que enuncia a necessidade de um programa de investimento em equipamentos sociais que faça face à necessidade de alargamento e requalificação da rede existente (p. 5).
Refira-se, também, a este propósito, que o Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Sociais e na Rede Nacional de Cuidados Integrados, elaborado e revisto no ano de 2016, compreende uma leitura prospetiva do território, descrevendo analiticamente a capacidade das respostas sociais dirigidas aos diferentes grupos populacionais – crianças e jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência. Trata-se de um documento estratégico que, também ele, não prioriza determinadas necessidades no concelho de Palmela, concretamente, aquelas que estão relacionadas com as pessoas idosas, inscrevendo as respostas de ERPI – Estrutura Residencial para Idosos (Lar) ou de Centro de Dia com a prioridade de nível 2 e 3, respetivamente.
Assim, a Câmara Municipal, reunida em sessão pública, na Marateca, a 17 de janeiro de 2018, delibera:

- reivindicar junto da Administração Central a disponibilização de Medidas e Prioridades de Investimento dirigidas para a construção de Equipamentos Sociais para as pessoas idosas que, a par com todas as medidas e apoios existentes, de caráter imaterial, já enquadrados no âmbito do “Portugal 2020”, possam configurar-se como efetivos recursos para a qualidade de vida e bem estar das comunidades;

- reivindicar, junto do Instituto de Segurança Social IP, a particular atenção para a criação e disponibilização de novos programas de apoio para a construção de equipamentos sociais, à luz de iniciativas ocorridas no passado, como foi exemplo o Programa PARES;

- apelar ao setor bancário a particular atenção para a disponibilização de linhas de crédito com especiais condições para o setor social e solidário, regidas por critérios que transpareçam uma maior justiça social;

- mobilizar os parceiros sociais e, entre eles, todas as estruturas representativas do setor social e solidário para que, numa só voz, reclamem pelo verdadeiro reconhecimento do seu fundamental papel na prossecução dos objetivos de solidariedade social.

- enviar a presente moção às seguintes entidades:
. Assembleia Municipal de Palmela
. Primeiro-Ministro
. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
. Grupos Parlamentares da Assembleia da República
. Área Metropolitana de Lisboa
. Associação Nacional dos Municípios Portugueses
. Instituto de Segurança Social, I.P.
. Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal
. Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
. União das Mutualidades
. União das Misericórdias
. União Distrital das IPSS de Setúbal
. Juntas de Freguesia do Concelho de Palmela
. Conselho Local de Ação Social de Palmela
. Comunicação social.»