segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Três empresas qualificadas para a Empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 17 de janeiro, a qualificação de três empresas que se apresentaram ao concurso limitado por prévia qualificação, para a empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha – troço de Pinhal Novo.
Trata-se de um investimento no valor de 2.244.800 euros, comparticipado em 85% pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos (Agência Portuguesa do Ambiente - APA), no valor de 1.908.080 euros, cabendo o remanescente ao Município, que tem, também, a responsabilidade do desenvolvimento deste processo. O contrato de financiamento do projeto foi celebrado entre o Município e o Fundo Ambiental, em março de 2017.
Recorde-se, ainda que o projeto de execução e o estudo de impacto ambiental foram entregues e o Município  procedeu aos contactos com os proprietários dos terrenos confinantes com a ribeira, para negociações, tendo em vista as faixas de proteção, os alargamentos, as zonas de alagamento e outras medidas necessárias.
Este processo abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona de confluência da Ribeira do Alecrim e a Barragem da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem.