quarta-feira, 29 de maio de 2013

Acessibilidade e Mobilidade para Todos: Diplomas de Mérito reconhecem trabalho desenvolvido por Palmela

No dia 24 de maio, na Casa de Serralves, Porto, foram atribuídos à Câmara Municipal de Palmela três diplomas de mérito: “Intervenções Urbanas – A requalificação da Zona Central do Município de Palmela”; “Programas de Promoção da Acessibilidade permitem consolidar, de forma estruturada, a intervenção municipal para a acessibilidade” e “Administração Local – Politicas de Promoção da Acessibilidade em Palmela”.
Tratou-se de uma iniciativa do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e do Instituto Nacional para a Reabilitação, que reconhece o trabalho dos municípios na promoção da Acessibilidade para Todos.
A atribuição destes diplomas de mérito encontra-se associada à publicação que retrata os últimos 10 anos de trabalho a nível nacional e últimos cinco anos de edições no Jornal “Planeamento e Cidades” em matéria de acessibilidade, soba forma de entrevistas, intervenções urbanas e programas de apoio por uma sociedade mais inclusiva.
Na referida publicação são colocadas em destaque 50 boas práticas, entre as quais, se encontram as desenvolvidas no Município de Palmela. Para a autarquia, esta distinção, reconhece, uma vez, mais, o trabalho em torno da promoção da acessibilidade para todos, prática que tem sido marcada por várias intervenções que visam tornar Palmela um concelho mais inclusivo e acessível.
No final de 2010 foi concluído o diagnóstico e o Plano Local de Promoção da Acessibilidade de Palmela. Anteriormente, dando cumprimento à legislação, foram executadas intervenções nos espaços públicos do concelho e, mais recentemente, no Centro Histórico de Palmela.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho

Veja as fotos da Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho, que decorreu no domingo, dia 26 de maio, em Pinhal Novo.




 

Veja como foi o exerício EXEMAT

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, a Avenida dos Ferroviários, na vila de Pinhal Novo, foi palco, no dia 25 de maio, de um exercício denominado “EXEMAT 2013”, que envolveu as três corporações de bombeiros do concelho - Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura - e a Proteção Civil Municipal.

Veja como foi!







Novo Portal - Serviços Online | A partir de 1 junho 2013

 
(clique na imagem para ver em tamanho maior)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia Municipal do Bombeiro 2013: Exercício demonstrou capacidade operacional dos Bombeiros

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, a Avenida dos Ferroviários, na vila de Pinhal Novo, foi palco, no dia 25 de maio, de um exercício denominado “EXEMAT 2013”,  que envolveu as três corporações de bombeiros do concelho - Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura - e a Proteção Civil Municipal.

Este exercício, que marcou o encerramento do programa de atividades, teve, como principal objetivo, mostrar à população a capacidade operacional dos corpos de bombeiros do Concelho de Palmela, como pilares da proteção civil do município, além de promover o treino operacional e o planeamento e execução de uma resposta operacional integrada, ao nível dos diversos Agentes de Proteção Civil (APC) e das entidades que cooperam nesta matéria.

Foi previsto um cenário fictício de acidente rodoviário, envolvendo matérias perigosas, num quadro académico, com um grau de exigência muito elevado na mobilização e condução de forças que atuaram na resposta à emergência e na operacionalização de procedimentos diferenciados de ação e de segurança inerentes ao risco.

O cenário criado envolveu a colisão de um veículo de matérias perigosas transportando gasóleo, um pesado de passageiros de transporte de crianças e dois veículos ligeiros de passageiros. Deste acidente resultaram três feridos graves e duas vítimas encarceradas. Estiveram envolvidos, no teatro de operações, 10 viaturas, 37 operacionais e 22 figurantes, bem como meios da GNR e da Câmara Municipal. As empresas TIEL – Transportadora Ideal de Envendos SA e TUREXPRESSO apoiaram o planeamento e conduta das ações a tomar em caso de acidente com matérias perigosas.

Sob o lema “Voluntários por Opção, Profissionais na Ação”, o programa do Dia Municipal do Bombeiro, desenvolvido ao longo de todo o mês de maio, incluiu momentos formativos e de convívio entre associações, um conjunto de simulacros de incêndio em escolas básicas e, ainda, a Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho, que decorreu durante a manhã de domingo, em Pinhal Novo, precedida por uma exposição de viaturas de  socorro e de combate a incêndios e um desfile apeado e motorizado.

Município presta homenagem a personalidades, organizações e trabalhadores no Dia do Concelho

A Câmara Municipal de Palmela promove, no Dia do Concelho, 1 de junho, a Cerimónia de Atribuição de Condecorações Municipais.
O evento decorre no Cineteatro S. João, com início às 11 horas, e constitui-se como um momento privilegiado de homenagem e reconhecimento a personalidades e organizações que se destacaram, em diversas áreas de atividade, bem como aos trabalhadores do Município.
A Medalha de Honra do Concelho de Palmela será atribuída, a título póstumo, a Francisco José Carrasqueiro Cambournac, médico epidemiologista e tropicalista, primeiro diretor português do Instituto de Malariologia de Águas de Moura.
As Medalhas Municipais de Mérito são entregues em diversas categorias, representativas do panorama social, económico, cultural e desportivo do concelho, a pessoas e instituições cujo valor e exemplo são considerados uma referência. Assim, em 2013, a Medalha Municipal de Mérito na categoria Cidadania, Grau Ouro, é entregue à Plataforma “Água de Todos”, que reúne 150 organizações representativas da sociedade portuguesa. Na categoria Desenvolvimento Económico, Grau Ouro, o reconhecimento vai para António Melo Pires, Diretor-Geral da Autoeuropa, e o primeiro português a desempenhar este cargo.
O Grupo Desportivo e Recreativo da Quinta do Padre Nabeto - fundado em 1988, com atividade ininterrupta nos últimos 25 anos - é homenageado na categoria Associativismo, Grau Prata.
Finalmente, a medalha na categoria Desporto, Grau Cobre, é atribuída a José Afonso Duarte dos Santos Costa, natural de Quinta do Anjo e detentor de um currículo desportivo de destaque na modalidade de ciclismo.
O Município instituiu, também, a condecoração Medalha Municipal de Dedicação que, este ano, é atribuída aos funcionários Ana Cristina Ascensão Lino Ferreira, Joaquim Manuel Guerreiro (a título póstumo) e Maria Teresa Sousa Palaio e Silva Pereira, distinguidos pelo zelo, competência, decisão, espírito de iniciativa e dedicação à organização.
A cerimónia integra, ainda, a atribuição da Medalha Municipal de Serviço Prestado a 53 trabalhadores da autarquia que, cumprindo 15, 25 e 35 anos de serviço, revelaram, no exercício do seu cargo, assiduidade e comportamento exemplares.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Programa comemorativo do Dia Mundial da Criança apresenta várias propostas para toda a família

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Palmela e vários parceiros apresentam um programa especialmente dedicado aos mais novos, em vários equipamentos culturais e desportivos do concelho, com entrada livre.

Jogos e atividade física, teatro, ateliês e música são as principais propostas para um dia diferente, em família. Destaque para a programação “Família Ativa. Criança Saudável”, com atividades lúdicas e desportivas - futebol, basquetebol, circuito gímnico para bébes, kit de atletismo, kit lúdico de motricidade, pilates, hip-hop, atelier de pintura, massagem de relaxamento, construção e dinamização de ponte himalaia, entre outras - no Campo de Jogos Municipal, durante toda a manhã, e para a Oficina de Filosofia para pais e filhos “Quem sou eu? (Mariana, 9 anos)”, com sessões no Centro Cultural de Poceirão e na Casa das Expressões Fantasiarte, em Palmela, numa organização do Município com a Artemrede.
        

10h00 | Campo de Jogos Municipal (relvado) – Palmela

Família Ativa. Criança Saudável

Atividades lúdicas e desportivas para toda a família

Destinatários: População em geral

Participação gratuita

Organização: Câmara Municipal de Palmela, Palmela Desporto, EEM.

Parceria: Associação de Escoteiros de Portugal - Grupo 40, Associação de Solidariedade Social de Brejos do Assa "Rouxinol", Casa do Benfica em Palmela, Centro de Renovação Cristã - Igreja Boa Nova, Centro de Yoga de Quinta do Anjo, Centro Social de Palmela, Centro Social e Paroquial de Pinhal Novo, Palclini - Fisioterapia, Lda.

Transporte gratuito para o Campo de Jogos Municipal de Palmela:

Partidas do CTSJ (Av.ª Dr. Juiz Godinho de Matos): 09h40 | 10h00 | 10h20 | 10h40 | 11h00 | 11h20 | 11h40

Partidas do Campo de Jogos Municipal: 10h30 | 10h50 | 11h10 | 11h30 | 11h50 | 12h10 | 12h30

(Crianças com idade inferior a 12 anos só poderão ser transportadas se acompanhadas por um adulto)

10h30 | Centro Cultural de Poceirão

15h00 | Casa das Expressões Fantasiarte, Palmela

Quem Sou Eu? (Mariana, 9 anos)

Oficina de Filosofia, para pais e filhos

“Temos nomes, mas se calhar não são verdadeiros! Quem sou eu?”, “Quem é a mãe das mães?”, “As pedras têm alma?”, “Um coelhinho de chocolate pode fazer parte dum museu?”. Oficina para todos os que perguntam pelo porquê das coisas! Vem descobrir e admirar-te com alguns dos enigmas mais improváveis da metafísica, da ética e da estética! Precisamos da tua imaginação, não há respostas certas nem erradas, só ideias novas, criativas! És livre de pensar pela tua cabeça, de partilhar as tuas experiências e opiniões. Há um lugar para ti no espaço dos filósofos. Os mais ousados podem levar as ideias nos bolsos e misturá-las com as suas vidas.

Conceção de Rita Pedro, Madalena Wallenstein e Tânia Guerreiro.

Conduzida por Rita Pedro (filósofa) e Tânia Guerreiro (atriz) ou Rosinda Costa (atriz).

Duração: 2 horas

Destinatários: Pais e filhos (máximo 10)

Informações e marcações: 21 233 66 55 (Centro Cultural Poceirão, 21 233 66 30 (Casa das Expressões Fantasiarte)

Org: Artemrede com Câmara Municipal de Palmela

15h00 | Centro Cultural de Poceirão

Jogos Tradicionais, Ateliê de Pinturas Faciais e Aula Aberta de Hip-Hop

Apoio: Junta de Freguesia de Poceirão

Org.: Câmara Municipal de Palmela com Ass. de Cultura e Desporto de Poceirão

16h00 | Auditório Municipal em Pinhal Novo

Teatro Musical, a partir do conto “A Sereiazinha”, de Hans Christian Andersen

Público em geral e famílias das crianças que participam na peça.

Entrada livre

Org.: Câmara Municipal Palmela em parceria com ATL – Caixa de Pandora, Associação de Pais da EB1 Salgueiro Maia e professores de expressão dramática, dança e música da mesma escola.

17h00 | Casa das Expressões Fantasiarte, Palmela

Animação

Escolinha de Percussão “Bardoada” – o Grupo do Sarrafo

Info. localização: Casa das Expressões Fantasiarte - Antiga Escola da Estação de Palmela

Org.: Câmara Municipal de Palmela

Palmela promove Semana da Energia e do Ambiente

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Energia (29 de maio), Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e das políticas ambientais do Município, a Câmara de Palmela promove, de 26 de maio a 7 de junho, a Semana da Energia e do Ambiente.

A iniciativa, que tem início com a Caminhada Desportiva “Da Serra ao Mar”, integra o “Dia Aberto nas Empresas”, uma visita a empresas sedeadas no município, com boas práticas ao nível da energia e do ambiente; o peddy-paper “No ambiente, com energia”, no Sobral de Quinta do Anjo, com a participação das escolas EB1 de Batudes, EB1 de Bairro Alentejano e EB1 de Cabanas; a disponibilização, através do site municipal “Palmela Conquista”, de uma nova solução de informação geográfica, que permitirá o acesso aos percursos em meio natural e urbano, através de plataformas móveis ou computador; e, por último, a iniciativa “Trabalho pelo ambiente”, ação de voluntariado desenvolvida pelos trabalhadores da autarquia, para limpeza de zonas na Serra dos Gaiteiros, Estrada de Vale de Barris e Estrada da Cobra.

Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem, como lema, “Pensar, Comer e Conservar”, uma campanha contra o desperdício de alimentos, que procura estimular a diminuição das pegadas de carbono.
 


Programa:
 

26 de maio |9h00

Caminhada Desportiva “Da Serra ao Mar”

Distância: 12 Km

Duração: 3h30

 
29 de maio | 10h00/ 14h00   - Sobral de Quinta do Anjo

Peddy-paper “No ambiente, com energia”

Escolas Básicas de Batudes, Bairro Alentejano e Cabanas

 
30 de maio | 9h30

Dia aberto nas empresas

Visitas a empresas sedeadas no município com boas práticas ao nível da Energia e Ambiente

Informações: 212366690
 

A partir da 2ª semana de junho
 
Disponibilização em http://turismo.cm-palmela.pt do Guia Virtual de Percursos no Concelho
Informação geográfica para acesso através de plataformas móveis ou computador

 
7 de junho | 9h00

“Trabalho pelo ambiente”
Ação de voluntariado, promovida pelos trabalhadores da autarquia, de limpeza de zonas na Serra dos Gaiteiros, Estrada de Vale de Barris e Estrada da Cobra.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fins-de-Semana temáticos e Show Cooking dão a conhecer Sopa Caramela

Nos dias 31 de maio e 1, 2, 7, 8 e 9 de junho, a Câmara Municipal de Palmela, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul e restaurantes do concelho promovem os Fins-de-Semana Gastronómicos da Sopa Caramela, uma das novidades que integra o calendário 2013 do projeto “Palmela – Experiências com Sabor!”.

Ao longo destas datas, os 17 restaurantes aderentes apresentam a sua interpretação da tradicional Sopa Caramela, uma das principais referências gastronómicas da região e atração incontornável das Festas Populares de Pinhal Novo, cuja 17ª edição decorre entre 5 e 10 de junho.

Além dos Fins-de-Semana Gastronómicos, o programa integra, ainda, um Show Cooking de Sopa Caramela no Mercado Municipal de Pinhal Novo, no dia 1 de junho, às 10h30, conduzido pelo Chef Hélder Martins, Chef Executivo do Hotel Neya, Viva Lisboa, Prochef Agency e Top Chef (inscrições através do telefone 212334398).

Sobre a iniciativa, o Vereador Luís  Miguel Calha, responsável pelas áreas do Turismo e Economia Local, recorda que «temos vindo a promover novas dinâmicas de desenvolvimento turístico, e os fins-de semana gastronómicos da Sopa Caramela são a mais recente aposta para divulgar a qualidade da nossa gastronomia e dos nossos produtos locais». O objetivo principal passa por «atrair mais clientes aos restaurantes da região e, simultaneamente, atrair mais visitantes e turistas ao concelho para dinamizar a nossa economia local», já que, na conjuntura atual, «iniciativas como esta representam um apoio muito importante que damos aos nossos restaurantes».

Num momento em que está em constituição a Confraria da Sopa Caramela, esta é uma oportunidade única para (re)descobrir este prato reconfortante e tão cheio de sabor e de história.

 
Porquê Sopa Caramela?

Os caramelos eram trabalhadores rurais, provenientes das áreas da Beira Litoral e do Baixo Mondego, que vinham trabalhar, sazonalmente, para as propriedades agrícolas da Península de Setúbal. A partir da segunda metade do século XIX, muitos destes trabalhadores fixaram-se na região e, em particular, na área da atual freguesia de Pinhal Novo, por responsabilidade de José Maria dos Santos, Deputado na Corte e dono de uma vasta propriedade no concelho de Palmela (onde mandou cultivar aquela que foi, à época, a maior vinha do Mundo). A propriedade necessitava de mão-de-obra permanente e foi proposto o arrendamento de parcelas de terreno a estes trabalhadores, contribuindo decisivamente para a sua implantação na região. A base da sua alimentação manteve-se, com base nos produtos que a terra dava – batata, feijão e repolho - acompanhados pelo toucinho e enchidos, provenientes da tradicional matança do porco, que garantia a subsistência da família durante todo o ano.

Pinhal Novo é, hoje, a maior freguesia urbana do concelho de Palmela, mantendo, no entanto, as suas características rurais e operárias, muito ligadas, também, à história ferroviária. A Sopa Caramela é, ainda hoje, símbolo desta comunidade, onde assenta, em larga parte, a origem de Pinhal Novo, e cuja cultura, perpetuada, não só através da gastronomia, mas de um vasto leque simbólico de tradições e caraterísticas, é acarinhada pela população enquanto fonte de consciência coletiva e identidade territorial.

 
Estabelecimentos aderentes:


Freguesia de Palmela


Restaurante da Pousada de Palmela | Castelo de Palmela (PTC)*

Tel.: 212 351 226


Restaurante 3.ª Geração | Vila de Palmela (PTC)*

Tel.: 212 350 152


Restaurante D. Isilda | S. Brás (PTC)*

Tel.: 212 333 255


Restaurante A Tipóia | Montinhos (PTC)*

Tel.: 962 308 242
 

Restaurante Diálogos & Sabores | Golf do Montado - Algeruz (PTC)*

Tel.: 265 708 150
 

Restaurante Âncora & Serrano | Brejos do Assa (PTC)*

Tel.: 265 501 236


Restaurante Aromas | Aldeamento Turístico FPalmela (PTC)*

Tel.: 265 930 000

 

Freguesia de Quinta do Anjo


Restaurante Alcanena | Quinta do Anjo (PTC)*

Tel.: 212 870 150
 

Restaurante O Gama | Quinta do Anjo (PTC)*

Tel.: 915 826 567

 
Restaurante Lancelote | Cabanas (PTC)*

Tel.: 212 880 924
 

Restaurante Casa da Pimenta | Vila Amélia – Cabanas (PTC)*

Tel.: 212 100 391

  

Freguesia de Pinhal Novo

 
Restaurante O Telheiro | Pinhal Novo (PTC)*

Tel.: 212 362 244

 
Restaurante O Refúgio | Pinhal Novo (PTC)*

Tel.: 212 382 067
 

Restaurante O Forno | Pinhal Novo

Tel.: 212 361 160 / 962 523 350

 
Restaurante Kebab Golden | Pinhal Novo

Tel.: 210 835 728 * encerramento semanal ao domingo

 

Freguesia de Poceirão
 

Restaurante A Moagem | Poceirão

Tel.: 265 995 520 * encerrado dia 9 Junho


Restaurante Monte Alegre | Poceirão

Tel.: 265 995 662

 

*PTC – Aderentes ao Palmela Tourist Card

Consulte as vantagens e descontos em http://turismo.cm-palmela.pt 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Centro Histórico de Palmela: Município aperfeiçoa infraestruturas nos arruamentos e largos

No âmbito da garantia da empreitada de infraestruturas no Centro Histórico de Palmela, o Município dá início, esta semana, a uma intervenção para ajuste e melhoramento das soluções, que implicará interrupções pontuais de trânsito.

As obras decorrerão de forma breve e faseada, para minimizar os impactos no quotidiano de quem vive e trabalha nesta área, de acordo com a seguinte programação:

 
Rua Heliodoro Salgado

1º troço – 22 a 23 de maio

2º troço – 24, 27 e 28 de maio


Rua Hermenegildo Capelo

1º troço – 29 e 30 de maio

2º troço – 31 de maio e 3 de junho

3º troço – 4, 5 e 6 de junho
 

Rua Comandante Jaime Afreixo

1º troço – 7 de junho

2º troço – 11, 12 e 13 de junho

3º troço – 14 e 17 de junho

 
Rua Augusto Cardoso

1º troço – 18 e 19 de junho

2º troço – 20 e 21 de junho

Com o mesmo objetivo, está já em curso, por administração direta, a instalação de rampas metálicas frente às garagens da Praça Duque de Palmela, para facilitar o acesso. No dia 21 de maio, o Município dá início, ainda, a uma pequena empreitada de construção de degraus na zona residencial do Largo do Mercado, que pretende contrariar o declive acentuado, facilitando, também, o acesso às habitações.

Depois da abertura ao público, em janeiro, das áreas intervencionadas, no âmbito da grande empreitada de renovação de infraestruturas e pavimentação do Centro Histórico de Palmela, a Câmara Municipal tem trabalhado em proximidade com a população e os comerciantes desta área, na avaliação dos resultados, a fim de proceder a correções e melhorias dentro do prazo da garantia. 

Seguir-se-á, em data a indicar oportunamente, uma intervenção similar de melhoramento, no âmbito das empreitadas de Requalificação do Largo do Miradouro/ Alameda Nun'Álvares Pereira, do Largo do Município e zona adjacente.