sexta-feira, 10 de maio de 2013

Câmara Municipal de Palmela promove visita à freguesia de Pinhal Novo

No dia 8 de Maio, no âmbito do ciclo Semanas das Freguesia 2013, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, eleitos e técnicos realizaram uma visita à freguesia de Pinhal Novo, com o objetivo de acompanhar e promover o trabalho das suas instituições.
A semana da freguesia de Pinhal Novo decorreu entre 6 e 10 de maio e durante este período, para além das reuniões de trabalho, foram realizadas diversas visitas na freguesia.
Com cerca de 300 alunos, a Escola Básica Salgueiro Maia foi a instituição escolhida para dar início à visita, houve oportunidade para testemunhar mais um exemplo de boas práticas. A associação de pais da escola construiu uma melhor solução para a fruição do recreio por parte dos alunos do 1º ciclo: um espaço relvado, cuja manutenção será efetuada com a colaboração da junta de freguesia.
De seguida, a equipa de trabalho, deslocou-se até ao Centro Social Paroquial, com valências de Centro Dia, a prestar serviços a 35 idosos, com o apoio de 40 trabalhadores. Na ocasião, foi possível observar o resultado das obras de requalificação a que o equipamento foi sujeito.
O Centro Social Paroquial possui, ainda, a valência de Infantário, que serve 80 crianças - um edifício recentemente pintado e onde foi instalado um novo sistema de segurança. O edifício integra 6 salas e o infantário oferece às crianças  aulas de música, ginástica e psicomotricidade.
No período da manhã foi, ainda, visitada a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Palmela( CPCJ), localizada em Pinhal Novo. Este ano, a CPCJ instaurou, até ao momento, 111 processos relativos à freguesia do Pinhal Novo. As principais problemáticas registadas são a negligência familiar e o abandono escolar.
As denúncias chegam de diversas formas à CPCJ, nomeadamente, por anonimato, ou através de familiares, serviços de saúde, tribunais ou forças de segurança. A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens abrange jovens com idades compreendidas entre 5 e os 17 anos de idade e, este ano institucionalizou 3 crianças, o último recurso utilizado pela entidade.
O programa da manhã culminou na zona da Sul Ponte, para observação das obras de repavimentação ali realizadas e perspetiva da empreitada daCiclovia Envolvente Poente ao Pinhal Novo. A proposta de lançamento de concurso público foi recentemente aprovada em reunião de câmara e tem como valor base de concurso 349.600 mil euros.
No período da tarde foi visitada a empresa ASL Tomé Vinhos, uma atividade que tem vindo a ser passada de geração em geração e que existe desde 1953. Atualmente com seis funcionários, a empresa prepara-se para integrar a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, estando, para tal, previstas algumas obras no edifício, nomeadamente, sala de provas e de realização de exposições e workshops.
A visita à freguesia de Pinhal Novo culminou de forma deliciosa, com uma passagem pela “Bombons da Quinta”, um espaço recente onde os bombons são confecionados com ervas aromáticas e frutos secos, sem adição de conservantes.