segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia Municipal do Bombeiro 2013: Exercício demonstrou capacidade operacional dos Bombeiros

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, a Avenida dos Ferroviários, na vila de Pinhal Novo, foi palco, no dia 25 de maio, de um exercício denominado “EXEMAT 2013”,  que envolveu as três corporações de bombeiros do concelho - Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura - e a Proteção Civil Municipal.

Este exercício, que marcou o encerramento do programa de atividades, teve, como principal objetivo, mostrar à população a capacidade operacional dos corpos de bombeiros do Concelho de Palmela, como pilares da proteção civil do município, além de promover o treino operacional e o planeamento e execução de uma resposta operacional integrada, ao nível dos diversos Agentes de Proteção Civil (APC) e das entidades que cooperam nesta matéria.

Foi previsto um cenário fictício de acidente rodoviário, envolvendo matérias perigosas, num quadro académico, com um grau de exigência muito elevado na mobilização e condução de forças que atuaram na resposta à emergência e na operacionalização de procedimentos diferenciados de ação e de segurança inerentes ao risco.

O cenário criado envolveu a colisão de um veículo de matérias perigosas transportando gasóleo, um pesado de passageiros de transporte de crianças e dois veículos ligeiros de passageiros. Deste acidente resultaram três feridos graves e duas vítimas encarceradas. Estiveram envolvidos, no teatro de operações, 10 viaturas, 37 operacionais e 22 figurantes, bem como meios da GNR e da Câmara Municipal. As empresas TIEL – Transportadora Ideal de Envendos SA e TUREXPRESSO apoiaram o planeamento e conduta das ações a tomar em caso de acidente com matérias perigosas.

Sob o lema “Voluntários por Opção, Profissionais na Ação”, o programa do Dia Municipal do Bombeiro, desenvolvido ao longo de todo o mês de maio, incluiu momentos formativos e de convívio entre associações, um conjunto de simulacros de incêndio em escolas básicas e, ainda, a Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho, que decorreu durante a manhã de domingo, em Pinhal Novo, precedida por uma exposição de viaturas de  socorro e de combate a incêndios e um desfile apeado e motorizado.