quarta-feira, 29 de maio de 2013

Acessibilidade e Mobilidade para Todos: Diplomas de Mérito reconhecem trabalho desenvolvido por Palmela

No dia 24 de maio, na Casa de Serralves, Porto, foram atribuídos à Câmara Municipal de Palmela três diplomas de mérito: “Intervenções Urbanas – A requalificação da Zona Central do Município de Palmela”; “Programas de Promoção da Acessibilidade permitem consolidar, de forma estruturada, a intervenção municipal para a acessibilidade” e “Administração Local – Politicas de Promoção da Acessibilidade em Palmela”.
Tratou-se de uma iniciativa do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e do Instituto Nacional para a Reabilitação, que reconhece o trabalho dos municípios na promoção da Acessibilidade para Todos.
A atribuição destes diplomas de mérito encontra-se associada à publicação que retrata os últimos 10 anos de trabalho a nível nacional e últimos cinco anos de edições no Jornal “Planeamento e Cidades” em matéria de acessibilidade, soba forma de entrevistas, intervenções urbanas e programas de apoio por uma sociedade mais inclusiva.
Na referida publicação são colocadas em destaque 50 boas práticas, entre as quais, se encontram as desenvolvidas no Município de Palmela. Para a autarquia, esta distinção, reconhece, uma vez, mais, o trabalho em torno da promoção da acessibilidade para todos, prática que tem sido marcada por várias intervenções que visam tornar Palmela um concelho mais inclusivo e acessível.
No final de 2010 foi concluído o diagnóstico e o Plano Local de Promoção da Acessibilidade de Palmela. Anteriormente, dando cumprimento à legislação, foram executadas intervenções nos espaços públicos do concelho e, mais recentemente, no Centro Histórico de Palmela.