sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Município exige reposição e reforço do atendimento social descentralizado no concelho


            Um ano depois da suspensão do atendimento social descentralizado no concelho de Palmela, sem aviso prévio por parte do Centro Distrital de Setúbal do Instituto de Segurança Social, o Município voltou a exigir a reposição e o reforço deste serviço de proximidade, essencial num território caracterizado pela sua extensão e dispersão urbana e com graves limitações ao nível do transporte público.
O balanço deste período é claramente negativo, assistindo-se a um número crescente de situações de fragilidade social, com muitos cidadãos idosos, desempregados ou doentes a desesperarem face às dificuldades de acesso aos parcos apoios a que poderiam ter direito e a verem agravada a sua situação, por não conseguirem deslocar-se à sede do Centro Distrital, em Setúbal. Cortou-se, assim, um trabalho de duas décadas no apoio e acompanhamento das famílias, com resultados de sucesso.
O Município insiste na urgência de retomar o trabalho descentralizado junto das populações mais carenciadas, em condições de igualdade e celeridade, lembrando que a Rede Social de Palmela está a dar o máximo para não abandonar os cidadãos, mas que existem competências próprias da Segurança Social, que devem ser assumidas rapidamente e em prol do bem-estar das pessoas.



A moção foi aprovada pela maioria do executivo municipal, com a abstenção do vereador da Coligação Palmela Mais (PSD-CDS/PP).