quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Palmela canta as Janeiras e promove convívio, com bolo rei e fogueira no Largo de S. João

A 6 de janeiro, cumpre-se a tradição e a população sai à rua para assinalar a Noite de Reis e saudar o novo ano. O desfile dos grupos corais que animam a iniciativa inicia-se às 21h00, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico, com paragem junto a vários espaços da vila, para cantar as Janeiras, envolvendo a comunidade local. O programa termina no Largo de S. João, com a atuação final e um momento de convívio, com partilha do bolo rei pela população e uma grande fogueira comunitária.


As Janeiras foram retomadas, no Centro Histórico de Palmela, em 1995, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com o Movimento Associativo local, e continuam a marcar o início do calendário anual de eventos do Município.
Participam nesta edição das Janeiras o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo de Cantares Modalentejo, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o grupo de crianças e jovens das Férias Culturais – Passos e Compassos, a Sociedade Filarmónica Humanitária e a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”.