segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Orçamento Participativo 2015 - a sua participação conta!

      Na sequência da aprovação do Orçamento 2016 e das Grandes Opções do Plano 2016-2019 pelos órgãos executivo e deliberativo, a Câmara Municipal de Palmela promoveu uma apresentação pública dos documentos e das linhas estratégicas de atuação para o próximo ano. O encontro decorreu no dia 4 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Palmela e encerrou o processo Orçamento Participativo 2015, permitindo perceber que a participação dos cidadãos nos diversos debates e inquéritos contou, de forma determinante, para a definição de áreas e projetos prioritários para o território.


      Foram 26 as propostas de intervenção para o concelho, apresentadas pela população, que foram integradas no Plano para o mandato, através de um trabalho de priorização de investimento, construído em parceria. A pavimentação da Rua 5 de Outubro, no Bairro do Pinheiro Grande, troço 1 (Pinhal Novo), da Azinhaga Mata Mouros, 1.ª fase (Palmela) ou da Rua Julien Bruand, nas Lagameças (Poceirão), a drenagem pluvial e pavimentação da Rua da Palmeira, no Bairro Assunção Piedade (Quinta do Anjo), a remodelação da iluminação do Jardim Joaquim José de Carvalho (Palmela) ou a criação da Rota das Adegas (Marateca) são algumas destas intervenções. Destaque, também, para um conjunto de projetos candidatados a fundos comunitários, caso da requalificação dos espaços públicos e arranjos exteriores de Fernando Pó (Marateca), da rotunda na entrada poente de Vila Amélia (Quinta do Anjo), da requalificação do polidesportivo de Poceirão e do Bairro da Mitra (Pinhal Novo) e da criação de um Museu de Arte Sacra através da reabilitação da Igreja de S. João (Palmela), em parceria com a Diocese de Setúbal.


      Em 2015, registaram-se 555 presenças nas reuniões públicas realizadas com munícipes e trabalhadores das autarquias e a entrega de 495 inquéritos. Pinhal Novo é a freguesia com maior índice de participação (42,1%), seguida de Palmela (33,3%). Para o próximo ano, o Município conta com um orçamento inicial de 42,5 milhões de euros, onde se destaca o equilíbrio financeiro e o aumento da capacidade de investimento. 


      O processo Orçamento Participativo 2016 terá início em abril, com a primeira ronda de reuniões públicas, e além deste projeto, os cidadãos continuam a contar com as Semanas das Freguesias, o “(A)Gente do Bairro” o “Eu Participo – Crianças e Jovens”, as reuniões de Câmara descentralizadas e muitos outros canais de participação para fazerem ouvir a sua voz. Saiba mais sobre os projetos de participação cidadão do Município aqui.