sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Palmela acolheu 1º Encontro sobre Diabetes Juvenil


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da  Diabetes, A Escola Secundária de Palmela acolheu o 1º Encontro sobre Diabetes Juvenil, no dia 22 de janeiro. Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes de Setúbal e  pela Equipa de Saúde Escolar do ACES da Arrábida, com o apoio do Município de Palmela, no âmbito do Projeto Saúde Palmela.
Este Encontro abordou a diabetes e a diabetes juvenil, bem como formas de atuação em contexto escolar e refletiu sobre os diversos modelos de articulação interinstitucional.
Recorde-se que a Associação Nacional de Municípios Portugueses assinou, em 2015, um Protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian, com vista à implementação do projeto – Desafio Gulbenkian “Não à Diabetes”.
O Município de Palmela aderiu a este protocolo no passado mês de dezembro, dando continuidade e apostando no trabalho desenvolvido desde 2010 através do Projeto “Conversas Informais, venha falar de saúde!” e, mais recentemente, através do Projeto “Saúde Palmela”, em parceria com a Unidade de Saúde Familiar Santiago – Palmela e com o ACES Arrábida.


Município representado no Concurso Kid´s Guernica


O Município de Palmela está representado no Concurso Kid´s Guernica 2015/2016 pela EB José Saramago, de Poceirão. Com o lema “A Paz e os Valores de Abril”, este concurso é um projeto adotado, desde 2005, pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, dirigido aos alunos entre os 9 e os 19 anos que frequentem as escolas da rede pública dos municípios associados da AMRS.
A primeira fase do trabalho, que culminará com a apresentação a concurso de uma pintura coletiva, até 31 de março, teve início no dia 27 de janeiro, na EB José Saramago, com uma sessão de sensibilização sobre esta temática, com a presença do Vereador Adílo Costa. Participam no concurso cinco turmas, num total de 100 alunos do 5º e 6º anos, sob orientação da professora de artes visuais, Eunice Boga.
No final, um júri elege um dos trabalhos apresentados, que será pintado ao vivo, nas dimensões do Guernica de Picasso, e servirá de pano de fundo à festa final que envolve todos os participantes, alunos e professores, em ambiente de festa, convívio e animação.
Este projeto utiliza como tema de fundo a obra emblemática de Picasso, como forma de relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo.



Projeto “2 (de)Mãos por Palmela” - Inscrições abertas para voluntários


A terceira edição consecutiva do projeto participativo “2 (de)Mãos por Palmela” já tem data: 28 de maio!
Qualificar a imagem do Centro Histórico de Palmela e sensibilizar para a importância de cuidar do património edificado, envolvendo a população numa grande ação de voluntariado, em prol do bem comum, são os principais objetivos deste projeto municipal, que continua a contar com o apoio do mecenato.
Para este ano, a proposta de intervenção inclui os muros da Alameda 25 de Abril, da Rua da Portela e da Avenida dos Cavaleiros de Santiago, os lavadouros da Rua de Santana e da Fonte de Beber e os muretes do Largo D. Afonso Henriques e da Rua Elias Garcia.
As inscrições para voluntariado já estão abertas e podem ser efetuadas através do telefone 21 233 66 47 ou do email grch@cm-palmela.pt.

Em 2015 foi assim...








quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Formalizada parceria para intervenção nas encostas do Castelo de Palmela


O Município de Palmela celebrou esta manhã, na Pousada do Castelo de Palmela, um Protocolo de Cooperação com a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção-Geral do Património Cultural, a ENATUR e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), relativo à intervenção de natureza estrutural para evitar derrocadas nas encostas do Castelo de Palmela. Todas as entidades foram unânimes na satisfação pela formalização da parceria e pelo trabalho que ela representa, indispensável para a prevenção dos riscos e para preservação deste riquíssimo património comum.


O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, realçou a importância do Castelo de Palmela, «verdadeira jóia do concelho, da região e do país», que o Município tem procurado que seja um espaço vivido pela população e pelos milhares de visitantes, e lembrou o longo percurso desde a análise e diagnóstico às propostas e à conjugação de esforços entre os vários intervenientes, que se confirma com este protocolo. Na ocasião, o Presidente revelou que a memória descritiva da intervenção mereceu, já, o parecer positivo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e que o Município irá proceder, de imediato, à entrega da candidatura ao programa POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso dos Recursos.


Para o LNEC, representado pelo seu Presidente, Carlos Pina, é de realçar que o suporte técnico que a instituição presta às entidades públicas seja, neste caso, aplicado na prevenção de acidentes, através de um importante trabalho de diagnóstico e investigação, e de uma intervenção complexa, que irá mitigar o processo erosivo da encosta e permitirá o usufruto do monumento com maior segurança.



O Presidente do Conselho de Administração da Enatur, Rui Mota, considera que esta parceria é exemplo para outras situações semelhantes e merece ser replicada no país, agradecendo ao Município por lutar pela segurança do Castelo de Palmela e, em particular, da Pousada.


Bernardo Alabaça, Subdiretor Geral da Direção-Geral do Tesouro e Finanças - proprietária do monumento – sublinhou o envolvimento das entidades responsáveis, bem como o empenho pessoal e das equipas para uma resolução do problema, e afirmou que o protocolo é sinal de esperança para o que se pretende que seja o futuro.
Prevenção e cooperação são, para a Diretora Geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, palavras-chave deste processo, traduzido numa obra difícil que tem que ser feita e que seria impossível de concretizar pelas entidades envolvidas, sem este esforço conjunto.



           Candidatura entregue este mês

A candidatura ao POSEUR, no valor de dois milhões e oitocentos mil euros, está em fase de conclusão, sendo executada pela autarquia com fundos comunitários (85%) e nacionais (restantes 15% assumidos pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças).
Há vários anos e, sobretudo, a partir de 2012, a Câmara Municipal de Palmela impulsionou a criação de um grupo de trabalho, que integra várias entidades da Administração Central, que têm vindo a acompanhar a evolução das patologias identificadas nas encostas do Castelo. No final de 2013, o Município passou a promover reuniões periódicas, no sentido de monitorizar a situação das encostas e procurar soluções técnicas e financeiras para uma intervenção de consolidação.
Após diversos contactos institucionais, sensibilizando para a urgência e gravidade da situação, a Administração Central abriu, a 2 de outubro, um concurso destinado exclusivamente aos Municípios de Palmela, Setúbal e Vila Nova de Gaia, com vista à apresentação de candidaturas relativas à mesma tipologia.
De grande complexidade técnica, prevê-se que a intervenção comece a ser preparada no terreno, através de trabalhos topográficos, arqueológicos, de sondagem e outros, ao longo do segundo semestre deste ano, com a obra a decorrer em 2017.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ciclo de palestras sobre grandes pintores europeus tem início a 1 de fevereiro

Tem início em fevereiro um ciclo de palestras sobre História da Arte, a decorrer na Biblioteca de Palmela, sempre às 18 horas. O Prof. Hélder Cerqueira de Souza, que já dinamizou cursos de História da Arte em Palmela, em anos anteriores, propõe um olhar particular sobre a pintura europeia entre os séculos XVI e XIX, a partir de seis grandes nomes: Jan Van Eyck, Michelangelo Buonarroti, Gustave Morreau, Roger Wan der Weyden, Rembrandt e William Turner.
       Residente em Palmela, Helder Cerqueira de Souza é arquiteto de formação, doutorado e professor universitário, com especializações várias em História da Arte.
A iniciativa, apoiada pelo Município, é organizada pela Irmandade de Santa Eulália. A participação em casa sessão tem o valor de cinco euros, com inscrições através do telefone 212336632 ou do e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt.

Programa:
1 de fevereiro | Os Construtores do Mundo – Jan Van Eyck (1390-1441)
8 de fevereiro | Os Construtores do Mundo – Michelangelo Buonarroti (1475-1574)
15 de fevereiro | Os Construtores do Mundo – Gustave Moreau (1826-1898)
22 de fevereiro | Três Mestres – Rogier Wan der Weyden (1400-1464)
29 de fevereiro | Três Mestres – Rembrandt (1606-1669)

7 de março | Três Mestres – William Turner (1775-1851)

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Encontro “Escola fechada para balanço” lança reflexão para uma escola mais feliz


O Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe, no dia 30 de janeiro, a partir das 9 horas, o Encontro “Escola fechada para balanço” – Ideias e contributos para uma escola mais feliz.
Promovido pela Clínica da Educação e apoiado pelo Município, este encontro parte da ideia de que «só saindo da escola e olhando para ela, conseguimos ter uma visão mais ampla… ouvindo críticas, aplaudindo virtudes, apontando caminhos». A iniciativa, aberta a todos os interessados, pretende proporcionar um momento de reflexão em torno de algumas das questões emergentes da escola atual.
O programa está dividido em quatro mesas temáticas, sob os temas “Felicidade: caminhos dentro e fora da escola”, “As emoções e a aprendizagem de mãos dadas”, “Pré-escolar: adultizamos a infância?” e “Dificuldades de aprendizagem - olhar para além dos rótulos”. São oradores Eduardo Sá, Ana Rodrigues, Renato Paiva, Carla Ferreira, João Rafael, Teresa Matos, Ângela Lemos e Cristina Valente.
As inscrições têm o valor de 10 euros para estudantes e 20 euros para profissionais. Mais informações aqui.


Concurso “À volta da Dança” 2015 premeia criatividade dos mais novos


      Através da 18.ª edição da Semana da Dança, que decorreu ao longo do mês de novembro de 2015, a dança invadiu o concelho de Palmela, com múltiplas propostas artísticas e formativas no universo da dança. A comunidade educativa – jardins de infância e escolas do 1.º ciclo de todo o concelho - foi convidada a assistir aos espetáculos “Piki Niko” e “Tic Tac Toc”, e desafiada a dar continuidade às propostas através da expressão plástica, participando em mais uma edição do Concurso “À volta da dança”. 
      Entre os 22 grupos participantes, num total de quatro categorias, foram atribuídos quatro prémios e quatro menções honrosas. As equipas vencedoras são convidados a passar uma manhã no Cine-Teatro S. João com a equipa da DançArte para um ateliê onde poderão conhecer melhor o teatro, o processo de criação e os espetáculos. As menções recebem fotografias autografadas, pequenos brindes e uma visita à escola para uma conversa sobre o espetáculo.  
      A Câmara Municipal de Palmela e a DançArte agradecem a participação! 

Premiados: 

Categoria A1

JI Alberto Valente – Sala Vermelha



Categoria A2
JI Vale da Vila – Sala 1


Categoria B

EB João Eduardo Xavier -1.º A




EB Aires – 2.º B


Menções honrosas:

 

Categoria A1

JI Vale da Vila – Sala 2

Categoria A2

JI Cajados – Sala 2




Centro Social de Palmela “A Cegonha” – Sala do Mar




Categoria B

EB Aires – 1.º B

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Prazo de inscrições no 1.º Warm Up "Março a Partir" alargado até dia 31


Foi alargado, até 31 de janeiro, o prazo para as inscrições no 1.º Warm Up "Março a Partir" - concurso de bandas amadoras do concelho de Palmela, promovido pelo Município com associações juvenis. Destinado a projetos musicais coletivos ou individuais amadores, em que, pelo menos um dos elementos seja do concelho de Palmela, o concurso contará com duas eliminatórias (20 de fevereiro, em Palmela, e 27 de fevereiro, no Pinhal Novo, com votação on-line entre 20 e 27), e a final, a decorrer a 12 de março.
As inscrições implicam o envio de uma maqueta com três temas (um deles obrigatoriamente original). O júri, constituído por representantes da Câmara Municipal de Palmela, do grupo de trabalho do projeto "Março a Partir" e do Festival da Liberdade, bem como por um músico profissional e um radialista, selecionará oito maquetas efetivas e duas suplentes. Em cada eliminatória e na final, será, também, sorteado um elemento do público para integrar o júri.


Esta é uma oportunidade privilegiada de divulgação e apresentação pública dos muitos projetos musicais, das mais diversas vertentes, que desenvolvem a sua atividade no concelho de Palmela. O vencedor participará no Festival Liberdade 2016 e receberá 300 euros para aquisição de material de música, o segundo classificado receberá 150 euros para material, e o terceiro, 50 euros. Os três finalistas terão direito a uma gravação gratuita de quatro horas, na Sala de Ensaios CAVE. Haverá, ainda, uma oferta de participação destinada a todas a bandas selecionadas (com exceção das bandas suplentes) e não premiadas no âmbito do concurso.

Consulte o regulamento completo aqui.



PJ Nelson & Band em concerto no Cine-Teatro S. João, em Palmela


O Cine-Teatro S. João, em Palmela, recebe, a 30 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “Converge” de PJ Nelson & Band. A Câmara Municipal de Palmela apoia o evento artístico, que conjuga música e artes plásticas e conta com a participação dos convidados Paulo Toledo e Lindolfo Paiva (Dialecto) e Gaiteiros do Bardoada.
Rock que convida a pensar, por vezes explosivo, por vezes intimista, é a proposta deste projeto, nascido em 2004, e que integra, atualmente, PJ Nelson (voz e guitarra), Vasco Freitas (guitarra), Ricardo Neves (bateria), Cláudio Pinto (baixo) e António Clare (teclados). A par da música, a exposição “On the verge of the image” joga com a palavra e a imagem para ampliar a reflexão sobre a perda, proposta no espetáculo.
As entradas têm o valor de oito euros.

«Nascemos para perder, começa logo nesse primeiro ato onde perdemos o útero, depois perdemos a infância, a juventude, muitas vezes os amigos, demasiadas vezes o amor, perdemos a direção, o caminho, o sentido e, às vezes, os sentidos, perdemos a utopia,  o querer, o desejo e, até, a vontade, perdemos a tranquilidade, o sono, o sossego ou a paz,  perdemos a disposição, a zona de conforto, o lugar e, também, o espaço, perdemos o segundo certo, os minutos, as horas, os dias, perdemos a cabeça, a razão, um pensamento ou a memória, perdemos a verve, a força e a virilidade. Podemos perder tudo menos a coragem de voltar a perder tudo de novo. Assim divergimos.
Entre o amor e a raiva, entre o silêncio e a distorção, entre o sussurro e o grito, PJ Nelson e músicos apresentam um conjunto de canções num processo íntimo e único.»



Pavilhão Desportivo Municipal acolheu grande festa do Judo


No sábado, dia 23 de janeiro, o Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, recebeu judocas de todo o país, numa grande festa da modalidade, promovida pela Associação Distrital de Judo de Setúbal, com a Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Judo.
O 21.º Torneio do Concelho de Palmela realizou-se no período da tarde e contou com a participação de 144 judocas, com 13 e 14 anos, provenientes de clubes das Associações Distritais de Judo de Setúbal, Lisboa, Beja, Algarve, Santarém, Coimbra e Castelo Branco. Momento alto da modalidade na região, este Torneio destina-se a judocas e insere-se no calendário de provas da Associação Distrital e no calendário de provas abertas da Federação Portuguesa de Judo. O concelho esteve representado pela Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo e pela St. Peter’s School.
No período da manhã, duas centenas de praticantes do distrito, em representação de 21 equipas, participaram nas Jornadas da Juventude/Encontro Distrital de Jovens, destinados a judocas com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Do concelho, marcaram presença a Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano, Anjinhos Divertidos, St. Peter’s School e Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo.



Produtos locais de qualidade conquistam Madrid


Palmela esteve presente na FITUR, Feira Internacional de Turismo que decorreu em Madrid, entre 20 e 24 de janeiro, com uma ação de promoção do território e dos produtos locais. A Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul esteve no pavilhão do Turismo de Portugal, onde as nossas paisagens, os vinhos, a Fogaça de Palmela e o Queijo de Azeitão voltaram a fazer furor junto dos visitantes. No certame, foram realizados vários contatos com operadores e agentes turísticos internacionais, de grande importância para a crescente dinamização turística do concelho e  da região. 
A FITUR concluiu a sua 36.ª edição com um recorde de participantes – 232 mil, com destaque para os 125 mil profissionais do setor, provenientes de todo o mundo.




Exposição de brinquedos tradicionais portugueses em Palmela até abril


           Está patente até 9 de abril, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a Mostra do Brinquedo Português, numa organização conjunta do Município de Palmela com o colecionador Hélder Martins.
        Depois de uma primeira abordagem em Águas de Moura, que atraiu muitos visitantes, esta coleção de brinquedos tradicionais portugueses - demonstrativos da evolução dos nossos brinquedos e da forma como as crianças se divertiam e aprendiam, noutros tempos - foi inaugurada, oficialmente, em Palmela, no dia 23.
A iniciativa contribui para a divulgação de um património muito rico e para sensibilizar para a recuperação e preservação do brinquedo tradicional português.
Existe a possibilidade de marcação de visitas guiadas para grupos, em particular, escolares, através do contacto 212336630.





sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Palmela marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2016


Palmela já está a preparar a sua participação na 28.ª Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2016, o maior certame turístico nacional, a decorrer entre 2 e 6 de março. Presente na área de exposição da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERTRL), o Município vai apostar no contacto direto com o público, em particular, com os profissionais do setor, através da promoção de uma oferta diversificada, com particular atenção para o turismo cultural e de natureza, e dos produtos de qualidade.

        A par dos vinhos multipremiados e do Queijo de Azeitão – que tem na freguesia de Quinta do Anjo o seu grande centro de produção – a tradicional Fogaça de Palmela vai ter lugar de destaque nesta presença do Município, que convida o público a descobrir e a degustar a rainha da doçaria local.


Com 464 quilómetros quadrados de área e integrado na centralidade Arrábida, definida no Plano Estratégico para o Turismo 2015-2019 da ERTRL, Palmela é o maior município da Área Metropolitana de Lisboa e é herdeiro de mais de oitocentos anos de história, pontuada por episódios como a conquista por D. Afonso Henriques, o envio da mensagem de esperança pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira (que vindo da Batalha dos Atoleiros, acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, cercado pelos castelhanos em Lisboa, de que a ajuda estava próxima) ou os vários séculos enquanto sede da Ordem Militar de Santiago.

Em 2016, a BTL tem confirmada a presença de mais de um milhar de expositores e confia ultrapassar os 72 mil visitantes registados no ano passado, afirmando-se como evento incontornável dentro do setor. Mais informação aqui.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Concluída a obra de conservação do Mercado Municipal de Cabanas

Está concluída a empreitada de obras de conservação do Mercado Municipal de Cabanas, iniciada em dezembro. Com o valor de 12.623,37 euros, esta empreitada incluiu a limpeza e a pintura de tetos e paredes interiores,  limpeza e reparações no telhado, nas armaduras de iluminação e nas paredes exteriores, com pintura integral das fachadas, dos gradeamentos e da porta de entrada e substituição de caixilharias, redes mosquiteiras e janelas.
A intervenção seguiu-se à já realizada em Palmela, no âmbito da aposta do Município nestes espaços comerciais de proximidade, e veio dotar o Mercado Municipal de Cabanas de melhores condições de funcionamento, tornando-o mais atrativo e confortável.


Danças tradicionais europeias com Fulano & Beltrano na Biblioteca de Palmela


Em 2016, a Biblioteca Municipal de Palmela afirma-se como ponto de encontro privilegiado de todos os que aderiram à tradição recuperada dos bailes de danças tradicionais, unindo a cultura, a atividade física e a socialização. Leónia de Oliveira é a monitora de dança e organizadora destes bailes mensais, apoiados pelo Município, que contam com animação por vários músicos nacionais e internacionais, que apostam na divulgação de sons e ritmos de raiz tradicional, de vários pontos do mundo.
A 24 de janeiro, a partir das 16 horas, a música está a cargo dos Fulano & Beltrano, duo “celta” que junta Matias nas percussões e Vicente Camelo no acordeão diatónico. Para esta atuação em Palmela, convidam o “Sicrano” David Rodrigues, acompanhado da sua guitarra, e em conjunto, prometem uma tarde de muita animação, com música de tradição europeia. As entradas têm o valor de quatro euros, com bilheteira no local.


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Mostra do Brinquedo Português é inaugurada no dia 23, em Palmela

          Abre ao público no dia 23 de janeiro, às 17 horas, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a Mostra do Brinquedo Português, numa organização conjunta do Município de Palmela com o colecionador Hélder Martins.
        Depois de uma primeira abordagem em Águas de Moura, que atraiu muitos visitantes, esta coleção de brinquedos tradicionais portugueses - demonstrativos da evolução dos nossos brinquedos e da forma como as crianças se divertiam e aprendiam, noutros tempos - chega a Palmela, onde permanecerá até 9 de abril.
A iniciativa contribui para a divulgação de um património muito rico e para sensibilizar para a recuperação e preservação do brinquedo tradicional português.
Existe a possibilidade de marcação de visitas guiadas para grupos, em particular, escolares, através do contacto 212336630.

Horário:

3.ª, 5.ª e 6.ª feira - 10h30 às 19h00
4.ª feira e sábado - 14h00 às 19h00


Camões em destaque na tertúlia poética de janeiro

A Câmara Municipal de Palmela está empenhada em impulsionar a divulgação e a produção poética no concelho e, em 2016, dá continuidade ao projeto de poesia “Palavras na nossa terra”. O primeiro encontro público do ano decorre a 22 de janeiro, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, e presta homenagem a Luís Vaz de Camões, figura ímpar da literatura portuguesa.
Este projeto pretende fomentar o encontro cultural e o convívio e aposta na valorização e divulgação das capacidades poéticas dos escritores de poesia, incentivando a escrita, divulgando a grande poesia e os nomes maiores da nossa literatura e proporcionando experiências inovadoras de escrita poética, pessoal e coletiva.



Ao longo de todo o ano, a Biblioteca Municipal de Pinhal Novo continuará a ser palco de sessões mensais de poesia, em que serão evocados poetas consagrados do vasto património poético nacional, caso de Almeida Garrett, Cesário Verde, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, António Nobre, Mário Cesariny, Calafate ou Fernando Pinto do Amaral. Destaque para a comemoração do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com uma Maratona de Poesia na Biblioteca de Pinhal Novo, que integrará um encontro festivo intergeracional, uma tarde dedicada à poesia na adolescência com particular atenção para o rap, e uma tertúlia noturna, com a participação de vários escritores e aberta à participação de todos os que quiserem partilhar o seu trabalho poético com a comunidade.

Município requalificou envolvente à Estação de Venda do Alcaide

       O Município de Palmela concluiu a requalificação do espaço envolvente sul da estação da REFER de Venda do Alcaide, empreitada adjudicada pelo valor de 41.974,92 euros.

    Recorde-se que foi executada, em 2015, a construção do novo acesso à referida estação, acessível, também, a pessoas com mobilidade condicionada e que evita o atravessamento da linha pela passagem pedonal ou rodoviária.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Concurso de Fogaça de Palmela 2016 já tem vencedora!


Sandra Salgueiro é a vencedora do Concurso de Fogaça de Palmela 2016, que decorreu no domingo, dia 17 de janeiro, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela. Maria Isabel Lopes conquistou o segundo lugar e Maria da Luz Silva classificou-se em terceiro.


A seleção coube ao júri, composto por José Camacho, da Confraria Gastronómica de Palmela (Presidente do júri), António Mestre, da Câmara Municipal de Palmela, Anabela Rito, da Junta de Freguesia de Palmela, Ana Sofia Correia, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e Alice Martins, a jovem vencedora da edição de 2015. A cerimónia de entrega de diplomas e prémios decorreu logo após o Concurso e contou com a presença do Vereador Luís Miguel Calha, responsável pela área do Turismo. No final, todos os presentes tiveram oportunidade de degustar as fogaças a concurso.


A Câmara Municipal e a Confraria Gastronómica de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da Junta de Freguesia de Palmela, continuam a promover este concurso anual, que tem contribuído para incutir, em público de todas as idades, o gosto pela confeção deste doce tradicional e a recuperação de receitas de família.


Dinamizado no âmbito do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, o Concurso de Fogaça de Palmela 2016 integra o programa especial dedicado à Fogaça de Palmela, que se prolonga pelo mês de janeiro, e que teve início com a Bênção das Fogaças no Dia de Santo Amaro, na Igreja de S. Pedro. Estão, ainda, a decorrer os Fins de Semana Gastronómicos nos estabelecimentos de restauração do concelho e, no dia 30, às 15 horas, Lourdes Magalhães orienta um Show Cooking de Fogaça de Palmela no Centro Comunitário de Águas de Moura.

           


Tributo português a Queen em Palmela com os grandes êxitos da banda britânica


No dia 23 de janeiro, sábado, às 21h30, a Greatest Hits Tour chega ao Cine-Teatro S. João, em Palmela, para prestar homenagem ao legado musical dos Queen e deliciar os fãs com os maiores êxitos da banda britânica.
Os Kind of Magic & The Flashing Voices são um tributo português a Queen, com nove músicos em palco, que convidam para uma viagem simultaneamente musical e visual, conduzindo o público através da história desta banda icónica.
A Câmara Municipal de Palmela apoia o espetáculo, organizado por Pedro Galhoz Produções. As entradas têm o valor de dez euros (bilheteira Cine-Teatro S. João telefone 212336630/ e-mail: cultura@cm-palmela.pt). 




Convívio de Benjamins A continua a promover o atletismo junto das crianças

      No dia 16 de janeiro, A Associação Académica Pinhalnovense e a Associação de Atletismo de Setúbal, apoiadas pelo Município de Palmela, promoveram mais uma edição do Convívio de Benjamins A no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo.
      Esta festa anual do atletismo, que pretende promover a modalidade junto do público infantil, incentivando à sua prática, contou com a participação de 25 atletas, provenientes das escolas do concelho – EB1 António Matos Fortuna (Quinta do Anjo), EB 1 Zeca Afonso (Pinhal Novo), EB1 de Batudes e EB1 da Palhota – bem como de clubes da área metropolitana de Lisboa, nomeadamente, da Associação Académica Pinhalnovense, da Associação Cultural da Cotovia (Sesimbra), dos Amigos do Atletismo da Charneca da Caparica e do Sport Lisboa e Benfica.

      A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento do Atletismo no concelho e promove a introdução às várias disciplinas do atletismo através de atividades lúdicas como os 25 metros barreiras, o salto a “pés juntos”, o lançamento do “foguete” e a estafeta.






Município de Palmela defende interesses do concelho junto do Governo

O concelho de Palmela tem vários assuntos pendentes que carecem de conclusão ou de esclarecimento urgente por parte da Administração Central. Dada a recente tomada de posse do Governo, o Município tem efetuado múltiplas diligências, a fim de solicitar audiências e informações consideradas pertinentes.

Além da reunião que o Presidente realizou, em dezembro, com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, para fazer o ponto de situação face à construção da Unidade de Saúde de Pinhal Novo – Sul e alertar para a urgência da entrega do programa funcional por parte da ARSLVT, o Município está preocupado com temas como a dotação de meios humanos e técnicos para efetivar o Destacamento de Palmela, tendo sido solicitada audiência à Ministra da Administração Interna; a construção do Pavilhão Gimnodesportivo na Secundária de Palmela, assunto que motivou, já, o envio de uma proposta de protocolo ao Ministro da Educação e ao Secretário de Estado da Juventude e do Desporto; a recolocação do apoio e acompanhamento social descentralizado nas freguesias, que foi tema de uma moção recente aprovada pelo Executivo e enviada à Secretária de Estado da Segurança Social, com um pedido de audiência.

Outros temas, igualmente urgentes e preocupantes, justificaram, também, solicitações de audiência junto da tutela, nomeadamente, a priorização de investimentos no concelho e na região e o ponto de situação face à Plataforma Logística de Poceirão, a necessidade de apoios para iniciativas culturais pioneiras e de destaque regional e nacional, e mais um alerta para os erros cometidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, aquando da classificação das freguesias rurais e/ou desfavorecidas, e que continuam a dificultar o justo acesso de Poceirão e Marateca a importantes fundos comunitários. É, ainda, urgente a desagregação destas freguesias, efetuada na anterior legislatura, à revelia das populações e das autarquias locais, encontrando-se o Município a aguardar por eventuais iniciativas legislativas, no âmbito da Assembleia da República.

Palmela adere ao Desafio Gulbenkian - “Não à Diabetes!”

O Município de Palmela aderiu, em dezembro, ao projeto – Desafio Gulbenkian “Não à Diabetes”. Através de diversas iniciativas, este projeto pretende desenvolver programas conjuntos, integrados nas áreas da promoção da saúde, estilos de vida saudáveis e prevenção da diabetes, envolvendo os municípios, unidades de saúde, instituições locais e população.

A adesão de Palmela surge na sequência da assinatura de um protocolo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Fundação Calouste Gulbenkian, pela importância reconhecida deste desafio para o rastreio, prevenção, diagnóstico e educação. É fundamental e urgente a criação de hábitos mais saudáveis, com vista ao combate à diabetes, considerada já como uma pandemia do séc. XXI.

Município de Palmela adquiriu lote central da Praceta João Coelho Possante, em Pinhal Novo

O Município de Palmela adquiriu o lote 30 do alvará 187, situado na Praceta João Coelho Possante, em Pinhal Novo, registada como Herdade do Monte Novo, tendo-se realizado em dezembro a escritura de compra e venda da propriedade. Com esta operação, o Município poderá, finalmente, projetar a refuncionalização e qualificação deste espaço urbano, concretizando mais um compromisso assumido publicamente com a população, no âmbito do Orçamento Participativo.

Está prevista a criação de uma nova bolsa de estacionamento ordenado, a plantação de árvores e a criação de espaços para a deposição seletiva de resíduos, entre outras medidas a discutir e a implementar, num processo de acompanhamento e diálogo contínuo com os moradores e a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, envolvidos no projeto “(A)Gente do Bairro”. A intervenção passará, também, pela requalificação de mobiliário urbano e adaptação do espaço às novas realidades, em complementaridade com outros espaços públicos existentes nesta zona da vila de Pinhal Novo.

Dinamizado desde 2014, enquadrado pela política de participação cidadã que é bandeira do Município, o projeto “(A)gente do Bairro” valoriza as intervenções e propostas da cidadania para intervenção no espaço público, criando parcerias entre os proponentes, as autarquias e o tecido empresarial, com vista à melhoria e diversificação de usos. Os intervenientes comprometem-se com a manutenção e uso contínuos dos espaços comunitários, dinamizando o relacionamento de proximidade e contribuindo para comunidades mais ativas, atentas e responsáveis. 

Logradouro da EB1 de Águas de Moura vai ser beneficiado

A Câmara Municipal de Palmela tem em curso o procedimento para adjudicação da obra de beneficiação do campo de jogos da EB de Águas de Moura, um compromisso assumido com a comunidade educativa e com as crianças no âmbito do projeto “Eu participo!”.

Esta obra, a desenvolver pelo Município, contempla a pintura do campo de jogos, a execução de trabalhos de instalação de rede de proteção incluindo postes e fundações e o fornecimento e colocação de balizas de futsal, sendo o valor base de 13.445,00€ + IVA.

O prazo de execução da obra é de 30 dias.