terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Camões em destaque na tertúlia poética de janeiro

A Câmara Municipal de Palmela está empenhada em impulsionar a divulgação e a produção poética no concelho e, em 2016, dá continuidade ao projeto de poesia “Palavras na nossa terra”. O primeiro encontro público do ano decorre a 22 de janeiro, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, e presta homenagem a Luís Vaz de Camões, figura ímpar da literatura portuguesa.
Este projeto pretende fomentar o encontro cultural e o convívio e aposta na valorização e divulgação das capacidades poéticas dos escritores de poesia, incentivando a escrita, divulgando a grande poesia e os nomes maiores da nossa literatura e proporcionando experiências inovadoras de escrita poética, pessoal e coletiva.



Ao longo de todo o ano, a Biblioteca Municipal de Pinhal Novo continuará a ser palco de sessões mensais de poesia, em que serão evocados poetas consagrados do vasto património poético nacional, caso de Almeida Garrett, Cesário Verde, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, António Nobre, Mário Cesariny, Calafate ou Fernando Pinto do Amaral. Destaque para a comemoração do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com uma Maratona de Poesia na Biblioteca de Pinhal Novo, que integrará um encontro festivo intergeracional, uma tarde dedicada à poesia na adolescência com particular atenção para o rap, e uma tertúlia noturna, com a participação de vários escritores e aberta à participação de todos os que quiserem partilhar o seu trabalho poético com a comunidade.