segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Concurso de Fogaça de Palmela 2016 já tem vencedora!


Sandra Salgueiro é a vencedora do Concurso de Fogaça de Palmela 2016, que decorreu no domingo, dia 17 de janeiro, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela. Maria Isabel Lopes conquistou o segundo lugar e Maria da Luz Silva classificou-se em terceiro.


A seleção coube ao júri, composto por José Camacho, da Confraria Gastronómica de Palmela (Presidente do júri), António Mestre, da Câmara Municipal de Palmela, Anabela Rito, da Junta de Freguesia de Palmela, Ana Sofia Correia, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e Alice Martins, a jovem vencedora da edição de 2015. A cerimónia de entrega de diplomas e prémios decorreu logo após o Concurso e contou com a presença do Vereador Luís Miguel Calha, responsável pela área do Turismo. No final, todos os presentes tiveram oportunidade de degustar as fogaças a concurso.


A Câmara Municipal e a Confraria Gastronómica de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da Junta de Freguesia de Palmela, continuam a promover este concurso anual, que tem contribuído para incutir, em público de todas as idades, o gosto pela confeção deste doce tradicional e a recuperação de receitas de família.


Dinamizado no âmbito do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, o Concurso de Fogaça de Palmela 2016 integra o programa especial dedicado à Fogaça de Palmela, que se prolonga pelo mês de janeiro, e que teve início com a Bênção das Fogaças no Dia de Santo Amaro, na Igreja de S. Pedro. Estão, ainda, a decorrer os Fins de Semana Gastronómicos nos estabelecimentos de restauração do concelho e, no dia 30, às 15 horas, Lourdes Magalhães orienta um Show Cooking de Fogaça de Palmela no Centro Comunitário de Águas de Moura.