segunda-feira, 31 de julho de 2017

Um mês de aventura e boas energias para os "Jovens no verão"

Já terminou o programa de animação "Jovens no verão, que o Município de Palmela promoveu , de forma gratuita, entre os dias 4 e 27 de julho, a partir dos Centros de Recursos para a Juventude. Ao longo deste mês, jovens de todo o concelho, com idades entre os 12 e os 17 anos, puderam desfrutar da praia e de jogos de equipa, na praia da Figueirinha, em Setúbal, de canoagem e outros desportos na praia fluvial das Azenhas da Seda, em Mora, e de paintball e arborismo no Natura Park, em Sesimbra. Um verão em cheio!



Caminhada na Arrábida é proposta diferente para noite de sábado

No dia 5 de agosto, às 21h00, o Programa “Mexa-se em Palmela” propõe a caminhada desportiva “De Cabanas à Serra”, a decorrer na Arrábida, candidata a Reserva da Biosfera da Unesco. Com a duração de 3h30, este percurso de média/longa distância, com alguns declives acentuados, abrange 9,84 quilómetros e possui um grau de dificuldade 4 (1 a 5).


A participação na caminhada é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória, e é limitada a 100 pessoas. A inscrição só é efetiva após confirmação (212336636 | desporto@cm-palmela.pt).
O “Mexa-se em Palmela” é um programa de atividade física, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, com o objetivo de melhorar as condições de acesso da população à prática da atividade física e a sua saúde e bem estar.

Mercadinhos de Palmela continuam a animar o Centro Histórico


Produtos biológicos e hortofrutícolas, artesanato, artigos de decoração e moda e velharias são atrativos dos Mercadinhos de Palmela, evento quinzenal que, em agosto, se realiza nos dias 5 e 19, como habitualmente, no terraço do Mercado Municipal.
Expositores locais marcam presença no certame realizado no coração do Centro Histórico, que aposta na promoção dos produtos locais e na captação de visitantes para o núcleo central da vila.


Além de dinamizar o comércio local, os Mercadinhos de Palmela, que funcionam sempre entre as 09h00  e as 13h00, pretendem, ainda, associar vertentes de conhecimento e divulgação do património palmelense.
Para participar nos Mercadinhos, é necessário fazer a inscrição através do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico, com o endereço de correio eletrónico grch@cm-palmela.pt e o telefone 212 336 647.

A iniciativa, que culmina, este ano, a 7 de outubro, decorre, também, nos dias 2 e 16 de setembro.


Palmela nomeada pelo segundo ano consecutivo para os prémios Municípios do Ano!


O Município de Palmela foi nomeado, pela segunda vez consecutiva, nos prémios “Municípios do ano 2017”, atribuídos pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-CIDADES, que distingue as boas práticas autárquicas, em vários domínios de intervenção.


Nesta quarta edição, Palmela concorreu com o Projeto Centro Histórico de Palmela – Lugar, História e Futuro”, que assenta numa estratégia de intervenção, através da capitalização do trabalho de intervenção já realizado em matéria de regeneração urbana, a partir dum modelo de governação que passa pela dinamização de iniciativas socioeconómicas e culturais, capazes de transformar o local num polo de excelência residencial, de trabalho e de atração turística internacional com marca própria. 


     Palmela fez parte das 35 cidades nomeadas, a nível nacional, num leque de candidaturas que ultrapassou as seis dezenas de projetos, concorrendo na Área de Metropolitana de Lisboa ao lado de Seixal e de Sintra, cabendo a esta última o prémio regional. A nível nacional, o prémio foi atribuído a Guimarães. Na edição de 2016, Palmela tinha sido distinguida com o Projeto “Academia da Proteção Civil de Palmela”.
A cerimónia da entrega de prémios teve lugar no dia 29 de julho, n’ “A Moagem – Cidade do Engenho e da Artes”, Fundão, cidade vencedora nacional em 2016.



sexta-feira, 28 de julho de 2017

79.ª Volta a Portugal em bicicleta passa por Palmela a 5 de agosto


Palmela volta a receber a prova rainha do ciclismo nacional no dia 5 de agosto. A 1.ª etapa da 79.ª Volta a Portugal Santander Totta tem uma meta volante na vila, na Avenida Doutor Juiz José Celestino Ataz Godinho de Matos. Com início em Vila Franca de Xira e meta em Setúbal, a 1.ª etapa da prova tem uma extensão de 203 quilómetros – a segunda quilometragem mais extensa - atravessando, no concelho de Palmela, as localidades de Pinhal Novo, Lagoinha, Palmela e Aires. A chegada dos ciclistas à meta volante está prevista para cerca das 16h23.



Recorde-se que, este ano, Palmela foi palco de outras provas da modalidade, como a Taça de Portugal de Cadetes, o Campeonato Nacional  de Contra-Relógio Masters e Elites Amadoras, a III Granfondo Arrábida, a Clássica da Arrábida e a 10.ª Maratona de BTT Pinhal Novo/Arrábida.

O ano passado, foi assim...


Castelo e Centro Histórico de Palmela com visitas guiadas gratuitas a 5 de agosto


A Câmara Municipal continua a promover visitas guiadas gratuitas ao Castelo e ao Centro Histórico de Palmela, com periodicidade mensal, orientadas pelo Dr. António Lameira, voluntário do Museu Municipal.
A próxima decorre no dia 5 de agosto, com início no Castelo de Palmela, às 10 horas, junto à Igreja de Santiago. Aquele que é um dos castelos mias bonitos de Portugal, foi sede da Ordem de Santiago até à sua extinção e, além da paisagem deslumbrante que é possível avistar a partir das suas muralhas, alberga, no seu interior, a Pousada de Palmela (antigo Convento da Ordem), a Igreja de Santiago, as ruínas da Igreja de Santa Maria, o GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago e vários núcleos museológicos.


Durante a tarde, a proposta vai para um percurso pelo Centro Histórico da vila, com partida às 14h30, junto ao Chafariz D. Maria I, para (re)descobrir monumentos como as Igrejas de S. Pedro e da Misericórdia, o Pelourinho e vários edifícios de interesse, jardins e miradouros, de onde se avista o Sado, o Tejo e a Arrábida, candidata a Reserva da Biosfera da Unesco.
Inscrições gratuitas até às 12 horas de dia 3, através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212336640.


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Raminhos sobe ao Castelo de Palmela com espetáculo de stand-up comedy

O humorista António Raminhos apresenta no dia 5 de agosto, no Castelo de Palmela, um espetáculo de stand-up comedy, organizado pela Taverna Bobo da Corte, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.


Os bilhetes para o evento de humor, com início agendado para as 22h00 e duração prevista de duas horas, custam dez euros e encontram-se à venda na Taverna do Bobo da Corte, com o telefone 935 205 936.

António Raminhos, 37 anos, natural de Lisboa, é licenciado em Jornalismo. Trabalhou no jornal “A Capital”. Em 2006, teve a sua primeira experiência em stand-up comedy. Já participou nos programas televisivos “Sempre em Pé”, “Boa Noite Alvim” e “Bolhão Rouge”. Atualmente, anima o “5 para a Meia-Noite”.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Visita guiada às Grutas Artificiais de Quinta do Anjo dá a conhecer escavação em curso



A Câmara Municipal de Palmela e a UNIARQ, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, associam-se às comemorações do Dia Internacional de Arqueologia, com a realização de uma visita guiada às Grutas Artificiais do Casal do Pardo, em Quinta do Anjo, no dia 27 de julho, às 17h30. Os visitantes terão, assim, oportunidade de conhecer o processo de escavação arqueológica em curso - 141 anos depois da data de descoberta deste emblemático espaço funerário - trabalhos promovidos pelo Município de Palmela, em parceria com a UNIARQ e a Arqueohoje. Esta intervenção insere-se num programa de valorização das Grutas Artificiais do Casal  do Pardo e apoio à interpretação museológica do sítio e enquadra-se no programa “PRARRÁBIDA – Valorização de Sítios Arqueológicos”, promovido por Palmela e co-financiado pelo PORLisboa2020, no âmbito do PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana.
As Grutas artificiais do Casal do Pardo remontam ao Neolítico final, mas foram utilizadas durante todo o 3.º milénio (3200 a 2000 antes da nossa era), tendo sido utilizadas como espaço sepulcral até aos finais do 3.º milénio. Inscrevendo-se numa tradição arquitetónica mediterrânica, estes sepulcros são semelhantes às práticas funerárias do Megalitismo no Centro e Sul de Portugal. Identificadas e escavadas em 1876 pela Comissão dos Serviços Geológicos, as Grutas Artificiais de Casal do Pardo constituem um sítio paradigmático do hipogeísmo em Portugal, conhecido da comunidade científica europeia desde o século 19. O importante espólio recolhido nas escavações de 1876 e 1907 encontra-se depositado no Museu Geológico e Museu Nacional de Arqueologia, respetivamente, destacando-se o conjunto de cerâmicas e espólio associado ao Campaniforme, contexto local de um fenómeno  europeu que surge no final do Calcolítico.



Amanhã é o Dia dos Avós!

     Amanhã é o Dia dos Avós! Para assinalar a data, a Câmara Municipal editou uma newsletter, onde sublinha a importância das histórias, memórias e percursos entre gerações, privilegiando a partilha de testemunhos de avós e netas/os, bem como boas práticas locais.


       Consulte o documento aqui.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Khumba visita Auditório Municipal de Pinhal Novo


No dia 29 de julho, às 16 horas, o Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe a visita de Khumba, uma jovem zebra que é diferente das outras e sofre, por isso, discriminação por parte da sua manada.



Esta sessão de cinema, para toda a família (maiores de 6 anos), utiliza a animação e a comédia para sensibilizar para questões como a inclusão, a diferença ou o bullying. Khumba nasceu com apenas metade do corpo listado, razão que é apontada pela manada como mau presságio, culpando a pequena zebra pela seca que se vive na região. A solução encontrada passa por visitar a mítica lagoa de águas mágicas, onde se diz que todas as zebras recebem as suas listas negras. Mas Phango, um leopardo malvado que aterroriza quem procura água na região, vai interpor-se entre Khumba e o seu objectivo. Uma viagem cheia de aventuras, novos amigos e descobertas vai ajudar Khumba a conhecer a sua própria força e ensinar-lhe que a diversidade é um dos segredos da beleza do mundo.
As entradas têm o valor de 3,11 euros (adulto) e 2,07 euros (criança), com aquisição no local.



Noites na Fonte levaram teatro, música e muita animação a Águas de Moura

Nos dias 21 e 22 de julho, a aldeia de Águas de Moura viveu momentos de convívio e animação, com o programa Noites na Fonte, organizado pela Câmara Municipal de Palmela com o TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo, Associação de Festas de S. Pedro da Marateca, União das Freguesias de Poceirão e Marateca, Grupo de Zumba de Águas de Moura, Centro Comunitário de S. Pedro (Cáritas) e União Social Sol Crescente da Marateca (Cenourinhas). Teatro, música, dança e gastronomia foram os pretextos para o encontro da população, junto à Fonte, que tem muitas histórias para contar...





Antiga estação recebe Núcleo Museológico dedicado às raízes ferroviárias de Pinhal Novo


O edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo irá acolher um núcleo museológico sobre a atividade ferroviária, com abertura prevista para maio de 2018. O Contrato de Subconcessão de Uso Privativo Parcial do referido edifício foi celebrado entre a Câmara Municipal de Palmela e a IP Património – Administração e Gestão Imobiliária S.A., no dia 21 de julho.


A cerimónia contou, entre outras entidades, com as presenças de Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP Património – Administração e Gestão Imobiliária, S.A. e de Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela. Na ocasião, Álvaro Balseiro Amaro recordou o contexto da criação deste núcleo, integrado no Programa Museológico Municipal e que reflete a importância deste meio de transporte e comunidade profissional na génese da vila de Pinhal Novo.



Trata-se de um projeto que reflete trabalhos já iniciados há alguns anos pelo Museu Municipal – nomeadamente, a exposição “Caminhos de ferro e ferroviários em Pinhal Novo” e o livro “Memórias de Ferroviários em Pinhal Novo – Para a História da Vila e da Comunidade Ferroviária” - que abre uma linha de investigação permanente em torno do tema. A abertura do espaço ao público, com uma exposição de longa duração, com peças depositadas ou doadas por munícipes e/ou pelas entidades proprietárias de acervos que nos falam dos quotidianos e da evolução local; a execução de um programa educativo centrado nesta temática e o estabelecimento de parcerias com a Fundação Museu Nacional Ferroviário e com o Centro Nacional de Documentação Ferroviária são os próximos passos perspetivados pelo Município.



sexta-feira, 21 de julho de 2017

Escolas básicas de Águas de Moura 1 e de Cabanas já estão em obra


Com obras de fundo já a decorrer na EB Palmela 2 (remodelação do logradouro) e na EB Aires (requalificação e ampliação, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários), a Câmara Municipal iniciou, durante a manhã de hoje, mais duas grandes obras em estabelecimentos de ensino, dando continuidade ao trabalho de qualificação e adaptação do parque escolar às necessidades de cada território. 
O início das empreitadas de requalificação e ampliação das escolas básicas de Águas de Moura 1 e de Cabanas foi assinalado, de forma simbólica, pelo Município, com a realização de cerimónias de lançamento da primeira pedra, participadas pela comunidade - docentes, auxiliares, mães e pais, crianças, que assinaram o auto, depois enterrado junto aos edifícios, para memória futura. 

               E.B. Águas de Moura 1


Lembrando que «uma escola é sempre um edifício de referência para comunidade em que se insere», o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, justificou as intervenções nestas escolas com «a necessidade que estes equipamentos têm de se atualizar e adaptar aos desafios atuais da ação educativa e da segurança». Nesse sentido, as escolas serão dotadas de espaços específicos para as expressões plástica e físico-motora, refeitórios e cozinhas, biblioteca, áreas de gestão, sanitários para pessoas com deficiência e acessibilidades, entre outras valências. 
Apesar de serem escolas de pequena dimensão, o Município considera que faz sentido avançar com estes investimentos de fundo - em Águas de Moura, a qualificação da escola fortalece a comunidade e cria uma nova centralidade, contribuindo para a fixação de casais jovens, enquanto em Cabanas surge como resposta para um lugar emergente na freguesia, que continua a atrair famílias. 

     E.B. Cabanas

Convicto de que «o investimento na educação tem sempre retorno, porque é uma aposta no futuro e na cidadania», o Presidente sublinhou o facto de ambos os processos de definição do projeto terem sido partilhados e participados, ao longo dos últimos anos, com as direções de agrupamento e de escola, associações de pais e restante comunidade educativa, para garantir que o que vai nascer vai ao encontro das necessidades e expetativas de quem irá viver aqueles espaços. 
As obras têm duração prevista de cerca de um ano, pelo que o próximo ano letivo decorrerá em espaços com todas as condições de conforto e segurança. Entretanto, foi já aprovada a adjudicação da intervenção na EB António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, que deverá ter início em breve.
As empreitadas de requalificação e ampliação da EB de Águas de Moura 1 e de Cabanas são comparticipadas pelo FEDER, no âmbito do PORLisboa 2020 - PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação) e foram adjudicadas pelo valor de, respectivamente, de cerca de 600 mil euros e de 340 mil euros.






Quer ter a sua horta biológica?


No próximo ano, o Município de Palmela vai alargar o projeto Hortas Comunitárias a novos espaços. Esta opção resulta do sucesso do projeto e do elevado número de pessoas interessadas em lista de espera, em Pinhal Novo e Quinta do Anjo.
Os três espaços criados - Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo - têm incentivado o espírito comunitário e contribuído para a valorização social e ambiental de terrenos pertencentes à autarquia, fomentando hábitos saudáveis de consumo e de ocupação de tempos livres.


Neste momento, a Horta Comunitária de Palmela tem quatro talhões disponíveis, pelo que as/os munícipes podem candidatar-se, beneficiando de uma atividade saudável, útil e que reforça os laços da comunidade, inserindo-se, também, em objectivos de sustentabilidade e de melhores políticas de alimentação. Na origem do Projeto de Hortas Comunitárias da Câmara Municipal de Palmela está a preocupação em promover a produção local de alimentos saudáveis, complementando o rendimento familiar.
Os critérios de avaliação das candidaturas, as regras de utilização do espaço, de manutenção das infraestruturas e material disponibilizado pela Câmara e informação sobre o modo de produção adotado estão no regulamento, que pode ser consultado aqui.
Inscrições através do e-mail atendimento@cm-palmela.pt e informações no telf. 212336690.










Município atribui apoios financeiros no valor de 12 mil euros para instituições de solidariedade social

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 19 de julho, propostas de apoios financeiros ao Centro Social de Palmela e ao Centro Jovem Tejo.
Ao Centro Social de Palmela (link) a autarquia atribuirá uma comparticipação de 10 mil euros nas despesas com a colocação de coberturas no Jardim de Infância “A Árvore” - equipamento que acolhe as valências de creche, creche familiar e jardim de infância (180 crianças) – uma intervenção que garantirá as condições mínimas de segurança e salubridade daquele edifício, sede da instituição. Este apoio da autarquia surge na sequência de um conjunto de constrangimentos de natureza financeira que têm vindo a impossibilitar a realização de intervenções de caráter estruturante e duradouro naquele edifício. Recorde-se que o Centro Social de Palmela (CSP) é uma instituição particular de  solidariedade social fundada em 1974 - com um conjunto de respostas sociais importantes para a comunidade, nas áreas do apoio às famílias, intervindo com crianças, jovens, pessoas em situação de desemprego e em situação de fragilidade económica - com a qual a autarquia mantém uma relação de cooperação de longa data.
Ao Centro Jovem Tejo (linkserá atribuído um apoio financeiro no valor de 2 mil euros, destinado a comparticipar as despesas decorrentes da atividade da Comunidade Terapêutica “Luís Barros”, localizada em Quinta do Anjo. Esta instituição tem como principal missão a Prevenção, Reabilitação e Reinserção de Toxicodependentes e desenvolve atividade no concelho há mais de duas décadas. A comunidade terapêutica acompanha, atualmente, 18 utentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 62 anos.


Continua a beneficiação da rede viária - novas empreitadas em Poceirão e Pinhal Novo


A Câmara Municipal adjudicou a empreitada de repavimentação de vários arruamentos na zona sul de Pinhal Novo. Os trabalhos, no valor global de 142 mil euros e com uma extensão de cerca de 20 mil metros quadrados, contribuirão para a melhoria da condições de circulação na ruas 25 de Abril, Afonso de Albuquerque, Vasco da Gama e Combatentes da Grande Guerra e outros troços secundários. Com um prazo de execução de 42 dias, esta empreitada vem complementar as obras de beneficiação recentemente concluídas na zona norte da vila.

A autarquia aprovou, também, o lançamento de procedimento para adjudicação da 1.ª fase da empreitada de pavimentação da Rua Constantino Loureiro, em Poceirão, com o preço base de 66 mil euros. Foi aprovado, ainda, o procedimento para a empreitada de pavimentação da Rua Joaquim Maria Branco, em Poceirão, com o valor base de 28 mil euros.

Pedro Tamen é o poeta em destaque na tertúlia poética de julho


A vida e obra de Pedro Tamen está em destaque no encontro a realizar no serão de dia 28 de julho, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, no âmbito do projeto “Palavras na Nossa Terra”. Nesta tertúlia poética do projeto promovido pela Câmara Municipal de Palmela, agendada para as 21h00, com entrada livre, as/os participantes são convidadas/os a ouvir, escrever, ler ou dizer poesia.



O poeta homenageado, Pedro Mário Alles Tamen, nascido em Lisboa a 1 de dezembro de 1934, é um poeta e tradutor, tendo ocupado, também, a função de administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Pedro Tamem codirigiu as revistas Anteu e Flama. Lecionou no ensino secundário, fez crítica literária no semanário Expresso e foi presidente do PEN Clube Português, entre 1987 e 1990.
Como poeta, escreveu “Poema para Todos os Dias”, “O Sangue, a Água e o Vinho”, “Escrito de Memória”, “Os Quarenta e Dois Sonetos”, “Horácio e Coriáceo”, “Princípio de Sol”, “Guião de Caronte”, “Retábulo das Matérias”, “Analogia e Dedos” e “Teatro às Escuras”.



O poeta já recebeu diversas distinções, como o Prémio da Crítica e o Grande Prémio Inapa de Poesia, ambos em 1991, e o Prémio PEN Clube, em 2000.
Esta sessão do projeto “Palavras na Nossa Terra” dá continuidade ao projeto de promoção da poesia e da leitura, iniciado em 2015. Sophia de Mello Breyner e Florbela Espanca são alguns dos nomes a que já foram dedicados encontros, este ano.



quinta-feira, 20 de julho de 2017

Adjudicada a remodelação e ampliação da Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 19 de julho, a proposta de adjudicação da empreitada de “Remodelação e Ampliação da Escola Básica António Matos Fortuna”, em Quinta do Anjo.


         Esta intervenção integra a criação de espaços complementares de apoio ao desenvolvimento curricular, nomeadamente, sala polivalente para a prática de atividades físico-motoras, biblioteca escolar, sala para atividades de apoio à família, espaços de coordenação, espaços para o pessoal não docente e a reorganização das diferentes áreas funcionais do edifício, melhorando a relação com as áreas exteriores do logradouro.
           Recorde-se que a empreitada, adjudicada pelo valor global de 809.516 euros, viu aprovada em fevereiro último, a candidatura ao PORlisboa2020, no âmbito do PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa) com o apoio do FEDER a 50%, enquadrada na Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação.



Aprovados Contratos Programa com Palmelense, Quintajense e Judo Clube para apoio à atividade e equipamentos

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 19 de julho, os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município e o Palmelense Futebol Clube, o Quintajense Futebol Clube e o Judo Clube de Pinhal Novo.
Ao Judo Clube de Pinhal Novo será atribuída uma verba no valor de mil euros, para apoiar a concretização do programa de desenvolvimento desportivo apresentado, a cedência de equipamento, mediante as disponibilidades da autarquia, e o apoio em serviço de transportes, de acordo com o Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.
O Palmelense Futebol Clube será contemplado com 10 mil euros, verba que comparticipará as despesas contraídas com a realização de obras de construção de um campo de futebol de 7 e respetivas estruturas de apoio e reabilitação de balneários, posto médico e reconversão do sistema de aquecimento de águas do Campo Atlético Cornélio Palma. A  referida verba será transferida para o clube em dois momentos: 5 mil euros em 2017 e 5 mil euros no primeiro trimestre de 2018.
Ao Quintajense Futebol Clube será atribuída uma verba no valor global de 21 mil euros, para comparticipação das despesas contraídas com as obras de remodelação dos sistemas de iluminação e aquecimento de águas, instalação de painéis solares fotovoltaicos e coletores solares térmicos e a substituição das placas de fibrocimento por materiais que estão de acordo com o ambiente e a saúde pública, no campo Leonel Martins. Esta verba será transferida para o clube em dois momentos: 10 mil euros em 2017 e 11 mil euros durante o primeiro trimestre de 2018.



Venâncio da Costa Lima tem o melhor Moscatel do mundo!

       Uma vez mais, um Moscatel Roxo produzido pela adega Venâncio da Costa Lima foi consagrado no concurso internacional “Muscats du Monde” como o primeiro entre os primeiros. O Moscatel Roxo – Venâncio da Costa Lima 2013 conquistou o painel de jurados, que analisaram, em prova cega, 214 moscatéis, provenientes de 25 países. Além do prémio maior, a empresa de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, venceu mais duas medalhas de ouro e uma de prata.
           Veja os resultados aqui.

           O Município de Palmela aprovou, de forma unânime, na reunião realizada a 19 de julho, uma saudação à adega Venâncio da Costa Lima pelo excelente resultado, que vem juntar-se a uma longa lista de prémios de relevo conquistados já este ano.


            Transcreve-se, abaixo, o texto integral da saudação:

            «A adega Venâncio da Costa Lima repetiu o feito de 2011 e viu o seu Moscatel Roxo – Venâncio da Costa Lima 2013 classificar-se na liderança do top 10 do concurso “Muscats du Monde”, assumindo-se como o melhor Moscatel do mundo.
A empresa de Quinta do Anjo colocou, também, o Pioneiro – Moscatel Roxo 2013 no Top 10 e recebeu, ainda, outra medalha de ouro com o Pioneiro – Moscatel de Setúbal 2013 e uma medalha de prata com o Venâncio da Costa Lima – Moscatel de Setúbal 2013, num total de quatro medalhas.

            O prestigiado concurso francês decorreu, este ano, entre 5 e 7 de julho, em Languedoc-Roussillon, e um painel de 55 jurados internacionais seleccionou o melhor moscatel do mundo em prova cega, entre 214 moscatéis de 25 países.

            Esta é mais uma confirmação do percurso centenário da Venâncio da Costa Lima que, a par de todos os outros grandes vinhos do seu portefólio, tem dedicado especial dedicação e labor aos moscatéis. Uma dedicação que tem sido amplamente reconhecida, em Portugal e no mundo: além dos galardões já referidos, são de salientar, também, só neste ano, os prémios maiores dos concursos Challenge International du Vin e La Selezione del Sindaco.


            A Câmara Municipal de Palmela, reunida na Biblioteca Municipal de Palmela no dia 19 de julho de 2017, saúda toda a equipa da adega Venâncio da Costa Lima pela vitória no concurso internacional “Muscats du Monde” 2017, que sublinha o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa e coloca em evidência, uma vez mais, a qualidade incomparável dos moscatéis produzidos no nosso concelho e na região.»

António Afonso Antunes sagrou-se Campeão Nacional de 3.000 metros obstáculos

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, de forma unânime, na reunião pública realizada a 19 de julho, uma saudação ao atleta António Afonso Antunes, residente no Bairro dos Marinheiros, que conquistou o título de Campeão Nacional dos 3.000 metros obstáculos, no escalão Veteranos M55, no âmbito do Campeonato Nacional de Veteranos em pista ao ar livre.
Segue, abaixo, o texto da saudação:

«António Afonso Antunes é o novo Campeão Nacional dos 3.000 metros obstáculos, no escalão Veteranos M55.
O título foi conquistado no Campeonato Nacional de Veteranos em pista ao ar livre, realizado na Pista Municipal Carlos Lopes, em Paúl – Torres Vedras, nos passados dias 8 e 9 de julho.
O atleta, que representa o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, da Baixa da Banheira, reside no Bairro dos Marinheiros, freguesia de Quinta do Anjo, e está a viver uma excelente época desportiva, tendo-se sagrado, já este ano, Vice-Campeão Nacional nos 800 metros, classe V55, no Campeonato Nacional de Atletismo Veterano em Pista Coberta, e Vice-Campeão Nacional de Corta-Mato Curto.
Reunida no dia 19 de julho de 2017, na Biblioteca Municipal de Palmela, a Câmara Municipal de Palmela saúda António Afonso Antunes pela obtenção do título de Campeão Nacional, que vem sublinhar o bom momento de forma.»


quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mudança de hábitos do dia a dia é essencial para preservar a água


O Município de Palmela fez um apelo público ao uso eficiente da água, juntando-se à preocupação nacional de redução dos efeitos da seca moderada a severa que se faz sentir em grande parte da região sul, em particular, na bacia do rio Sado.
A mudança de pequenos hábitos quotidianos é fundamental para este objetivo, pelo que o Município divulgou um conjunto de regras para poupança de água, dirigidas à comunidade e também às equipas municipais, e adotou medidas como a redução das regas, em especial nas horas de calor, a redução das lavagens de viaturas ou em espaços púbicos.
No que respeita à gestão da rede de água, o Município tem em curso um programa - o IPERDAS - que visa reduzir perdas de água e reforçar o seu uso eficiente.


O que podemos fazer?

Em casa:
- Evitar, ou limitar ao máximo, lavar carros e logradouros ou encher piscinas;
- Se existir jardim ou horta, regar o menos possível (rega de sobrevivência);
- Reforçar as medidas de poupança: reduzir o volume do autoclismo ou fazer descargas mais curtas; fechar as torneiras durante a higiene, na lavagem da loiça ou roupa e usar as máquinas apenas quando estão cheias;
- Colocar redutores de caudal nas torneiras.

No trabalho:
- Adotar as medidas a aplicar em casa, com as necessárias adaptações;
- Em caso de deteção de fuga de água em edifícios ou no espaço público, avisar imediatamente os serviços competentes;
- Se o trabalho implicar o uso de água, seguir as instruções de poupança;
- Contribuir ativamente, dando novas sugestões para o uso eficiente da água.

           A poupança de água também contribui para poupar energia e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, já que quanto menos água se gasta, menor é a energia usada para a bombar para os reservatórios. Este é um importante contributo para preservar o ambiente e reduzir a pegada ecológica.




55.ª Festa das Vindimas em contagem decrescente

Com o verão no seu auge, Palmela sonha, já, com a Festa das Vindimas e trabalha afincadamente para a concretização da 55.ª edição. O certame decorre, este ano, entre 31 de agosto e 5 de Setembro, sendo esperados muitos milhares de visitantes, que, anualmente, não perdem a animação nem os momentos mais simbólicos desta Festa - uma celebração da cultura da vinha e do vinho, fortemente enraizada nesta região. São exemplos a eleição da Rainha das Vindimas (que acontece no dia 30 de agosto), o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto e os Cortejos alegóricos diurno e noturno.


O espaço Adegas Wine Lounge, no Largo de S. João, é um dos locais mais apetecíveis, onde as/os visitantes podem provar e adquirir os melhores vinhos produzidos pelas várias da região. A gastronomia e os produtos locais, o desporto, a cultura, o movimento associativo, a feira e a animação infantil são mais alguns dos motivos para uma visita ao evento, promovido pela Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio da Câmara Municipal, que atribuiu um apoio financeiro de 50.200 euros (que inclui a infraestruturação eléctrica) e presta apoio logístico e técnico ao certame.


O cartaz musical já foi apresentado pela organização e aposta em nomes como Cuca Roseta, Amor Electro, Quim Barreiros, David Antunes, Miguel Azevedo, Diana Lima ou Los Cavakitos, entre muitos outros.
Mais informações aqui.


terça-feira, 18 de julho de 2017

Núcleo museológico dedicado às raízes ferroviárias de Pinhal Novo nasce em 2018


A Câmara Municipal de Palmela e a IP Património – Administração e Gestão Imobiliária, S.A. celebram, no dia 21 de julho, às 16h00, o Contrato de Subconcessão de Uso Privativo Parcial do Antigo Edifício de Passageiros da Estação Ferroviária do Pinhal Novo.



A cerimónia decorre no próprio edifício da antiga estação, onde o Município irá instalar um núcleo museológico sobre a actividade ferroviária, profundamente ligada à vida e à História da vila de Pinhal Novo. Prevê-se que o núcleo abra portas em 2018.


segunda-feira, 17 de julho de 2017

Município dá início à remodelação das escolas básicas de Águas de Moura e de Cabanas

A Câmara Municipal dá início, durante a manhã de 21 de julho, às empreitadas de remodelação e ampliação das escolas básicas de Águas de Moura 1 (na foto) e de Cabanas. O momento será marcado, de forma simbólica, através de cerimónias de lançamento da primeira pedra.


O Município está a proceder a um conjunto de importantes intervenções de beneficiação no parque escolar, destacando-se a remodelação e ampliação de quatro estabelecimentos de ensino. As obras estão, já, a decorrer, na EB1/JI de Aires, e a empreitada relativa à EB António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo terá início em breve.

As quatro empreitadas contam com o apoio do FEDER a 50%, no âmbito de candidaturas ao PORLisboa2020, no âmbito do PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação).



Museu Municipal revela segredos da grafia antiga no Castelo de Palmela

Estão a decorrer as inscrições para a oficina “Grafia antiga e a Ordem de Santiago”, a realizar no dia 22 de julho, entre as 21h30 e as 23h00, no Castelo de Palmela.



Por ordem de D. Jorge, o último Mestre da Ordem de Santiago, os freires de Palmela iniciaram a arte da grafia no castelo de Palmela… uma arte que a Câmara Municipal de Palmela, através do seu Museu Municipal, convida a descobrir e a partilhar com a família ou amigos.
Participação gratuita e limitada. Inscrição até às 12h00 de 19 de julho, através do patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do telefone 21 233 66 40. Ponto de encontro: Igreja de Santiago.




Águas de Moura vive Noites na Fonte


O programa de animação Noites na Fonte está de regresso a Águas de Moura, concelho de Palmela, nos dias 21 e 22 de julho, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com o TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo, Associação de Festas de S. Pedro da Marateca, União das Freguesias de Poceirão e Marateca, Grupo de Zumba de Águas de Moura, Centro Comunitário de S. Pedro (Cáritas) e União Social Sol Crescente da Marateca (Cenourinhas).



Como o nome indica, as actividades e o convívio, com tasquinhas gastronómicas, têm lugar no largo da fonte de Águas de Moura e abrem, no dia 21, com a apresentação pública do espectáculo “A Fonte de Inspiração – Memórias de mim… memórias de um todo”, especialmente concebido para este momento, a partir de histórias e memórias da comunidade. A interpretação está a cargo dos grupos de teatro TELA e Ensaiarte, no âmbito de uma parceria artística com o Teatro O Bando. O horário definido pelos artistas é, exatamente, «depois do por do sol». Às 22h30, tem início a atuação do grupo musical Monda (veja o vídeo), que aposta num repertório de música tradicional alentejana, com elementos de fusão.



No sábado, dia 22, às 21h30, a noite abre com “Contos de água doce”, uma sessão de contos tradicionais dinamizada por Joaninha Duarte, e segue com um baile de danças tradicionais do mundo, animado pelo grupo Akhorda (veja o vídeo) e pela monitora de dança Leónia de Oliveira.



A entrada é livre.