sexta-feira, 21 de julho de 2017

Pedro Tamen é o poeta em destaque na tertúlia poética de julho


A vida e obra de Pedro Tamen está em destaque no encontro a realizar no serão de dia 28 de julho, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, no âmbito do projeto “Palavras na Nossa Terra”. Nesta tertúlia poética do projeto promovido pela Câmara Municipal de Palmela, agendada para as 21h00, com entrada livre, as/os participantes são convidadas/os a ouvir, escrever, ler ou dizer poesia.



O poeta homenageado, Pedro Mário Alles Tamen, nascido em Lisboa a 1 de dezembro de 1934, é um poeta e tradutor, tendo ocupado, também, a função de administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Pedro Tamem codirigiu as revistas Anteu e Flama. Lecionou no ensino secundário, fez crítica literária no semanário Expresso e foi presidente do PEN Clube Português, entre 1987 e 1990.
Como poeta, escreveu “Poema para Todos os Dias”, “O Sangue, a Água e o Vinho”, “Escrito de Memória”, “Os Quarenta e Dois Sonetos”, “Horácio e Coriáceo”, “Princípio de Sol”, “Guião de Caronte”, “Retábulo das Matérias”, “Analogia e Dedos” e “Teatro às Escuras”.



O poeta já recebeu diversas distinções, como o Prémio da Crítica e o Grande Prémio Inapa de Poesia, ambos em 1991, e o Prémio PEN Clube, em 2000.
Esta sessão do projeto “Palavras na Nossa Terra” dá continuidade ao projeto de promoção da poesia e da leitura, iniciado em 2015. Sophia de Mello Breyner e Florbela Espanca são alguns dos nomes a que já foram dedicados encontros, este ano.