sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Matriz da Água 2016 disponível para consulta no site do Município


O Município de Palmela assinala, simbolicamente, no dia 1 de outubro, o Dia Nacional da Água, com a disponibilização, através do site da autarquia, aqui, da versão atualizada da “Matriz da Água no Concelho de Palmela”, publicação que dá a conhecer o ciclo da água no concelho e os indicadores de desempenho mais significativos, nomeadamente, os auditados pela Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos (ERSAR).
A gestão da água tem impacto em diversos setores, como a saúde, a alimentação, a energia e a indústria. É da responsabilidade de todos e de cada um preservar este escasso e precioso recurso, pelo que o Município investe de forma significativa na melhoria do desempenho deste serviço público, tendo, recentemente, desenvolvido um plano de gestão patrimonial de infraestruturas, o estudo de redução de perdas de água no sistema de abastecimento e está a desenvolver, até final do primeiro trimestre de 2018, o Plano de Segurança da Água no Concelho.
O Dia Mundial da Água foi instituído pelas Nações Unidas e é celebrado desde 22 de março de 1993. Em Portugal, foi criado, adicionalmente, o Dia Nacional da Água, a 1 de outubro, data destinada a assinalar o início do ano hidrológico ou seja, o início do período chuvoso e uma proposta de reflexão, a nível local e global, sobre as alterações climáticas, os recursos hidrológicos e a sua gestão.
 Palmela subscreveu a declaração conjunta da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal (AIA), emitida por ocasião do Dia Nacional da Água 2017, sobre a situação atual do setor, documento que pode ser lido na íntegra aqui.