quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Outubro Maior - Um mês para partilhar com a comunidade o trabalho desenvolvido com e para a população de idade maior


A promoção do envelhecimento ativo no concelho de Palmela e da participação enquanto direito de todas as idades são os objectivos centrais do Outubro Maior – Mês das Pessoas Idosas, programa comemorativo que a Câmara Municipal de Palmela promove ao longo de todo o mês de outubro, com atividades ainda em novembro, em colaboração com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e outros agentes sociais, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas (1 de outubro), este ano, com o tema “Ultrapassar o limiar do futuro: aproveitar os talentos, contributos e participação das pessoas idosas na sociedade”.
O Outubro Maior é um momento de maior visibilidade, junto da comunidade, do trabalho desenvolvido ao longo do ano, para e com a população de idade maior, proporcionando-lhe novas experiências e maior qualidade de vida e promovendo a sua integração. O investimento na coesão social, a valorização da relação intergeracional e a educação para a cidadania são alguns dos princípios que constam na Carta das Cidades Educadoras, rede que o Município de Palmela integra, procurando afirmar-se, cada vez mais, enquanto Município Educador e Território de Convivência.
Estas comemorações integram, também, o Projeto Educativo Local Palmela, numa perspetiva de educação ao longo da vida, procurando facilitar espaços de convergência com vista à inovação e à qualificação das práticas de desenvolvimento social.


Feira Sénior regressa nos dias 24 e 25

Cultura, animação, desporto, saúde e tecnologias de informação e comunicação são as principais áreas a explorar no programa, que apresenta várias atividades especialmente pensadas para a população de idade maior, bem como para a população em geral, promovendo a intergeracionalidade, a partilha e o ampliar de conhecimentos.
Em destaque no programa, o espetáculo de fado e música popular portuguesa “Musicando”, no dia 2 de outubro, no Cine-teatro S. João, em Palmela, o encontro no dia 25 de outubro, no CRJ de Pinhal Novo, para devolução de resultados do Mercado da Cidadania 2016 e apresentação de propostas para a próxima edição, as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, e o baile com a acordeonista Sara Pessoa, na Sociedade Filarmónica União Agrícola, em Pinhal Novo, no dia 31. São de sublinhar as ações de promoção do Cartão Municipal Idade Maior e mais uma edição da Feira Sénior, a decorrer nos dias 24 e 25, entre as 9h00 e as 14h00, no Mercado Municipal de Pinhal Novo.

Informação e inscrição nas atividades através do telefone 212 336 606 ou do e-mail deis.geral@cm-palmela.pt.
Consulte o programa completo em www.cm-palmela.pt.