terça-feira, 3 de março de 2015

Executivo promove visita de trabalho a obras e projetos em curso ou já concluídos

O Executivo e técnicos da Câmara Municipal promoveram, em fevereiro, uma visita de trabalho a obras e projetos em curso ou já concluídos, no concelho, para fazer o ponto de situação das intervenções e aferir as condições de funcionamento de alguns equipamentos.

Rotunda na Estrada Nacional 379 concluída em março
A empreitada de execução da rotunda na E.N. 379, na vila de Palmela deverá estar concluída em março. Este investimento municipal, no valor global de 310.194,33 euros, contribuirá para a segurança rodoviária e fluidez do tráfego na zona em que a estrada nacional se cruza com a Estrada Municipal 532 (conhecida como do Castelo ou do cemitério) e com a Estrada de S. Julião.
A autarquia aproveitou esta empreitada para renovar infraestruturas, trabalhos complexos que envolvem, entre outras redes, eletricidade, gás, água e coletores pluviais.



Câmara reconstruiu muro exterior da EB Palmela 2
A Câmara concluiu a reconstrução do muro exterior da Escola Básica de Palmela 2 e procedeu à colocação da vedação. Esta empreitada ascendeu a 58.798,18 euros.
A autarquia está a preparar, para este ano, uma intervenção de beneficiação do logradouro e espaço de refeições/atividades daquele estabelecimento de ensino.



No Centro Histórico de Palmela
 Construção do Espaço Cidadão concluída em abril

A empreitada de construção do “Espaço Cidadão – serviço de apoio à comunidade”, no Centro Histórico, deverá estar concluída em abril. Trata-se de um investimento de 372.196,51 euros e os trabalhos englobam a reabilitação da estrutura existente com a manutenção e o reforço das principais paredes e arcos, a reconstrução da cobertura em estrutura de madeira e a ampliação do edifício com construção de cobertura ajardinada.
O edifício localizado junto ao Mercado Municipal, acolherá a Junta de Freguesia de Palmela e um conjunto de outros serviços de apoio à comunidade, constituindo um espaço âncora que contribuirá para a sustentabilidade e revitalização das áreas mais antigas da vila.
O referido espaço foi objeto de uma intervenção arqueológica, património, que pela sua importância, será preservado e integrado em harmonia com o novo edifício municipal.




Na Lagoinha
Município está a pavimentar a Rua do Aviário

A obra de pavimentação da Rua do Aviário, em Lagoinha, Palmela, no troço entre o entroncamento com a Estrada Nacional 379 e o entroncamento com a Rua dos Martinhos, deverá estar concluída em março.
 A zona pavimentada é ladeada por uma valeta em betão, no troço inicial, desde a estrada nacional até ao troço da Ribeira da Salgueirinha.
A obra, no valor de 82.905,63 euros, pretende melhorar as condições de circulação nesta via. A correção do perfil e implementação de uma solução definitiva para a drenagem pluvial ocorrerão numa segunda fase, a articular com a regularização da Ribeira da Salgueirinha naquele local.




Horta Comunitária de Palmela
Câmara inicía infraestruturação do terreno

A Câmara Municipal de Palmela está a dinamizar a segunda fase do Projeto de Hortas Comunitárias do Concelho, com a criação de uma nova horta na Urbanização Serra Grande, em Palmela. O Município disponibiliza aos munícipes terreno para cultivo, em modo biológico, de hortícolas, ervas aromáticas ou medicinais, e oferece formação.
A autarquia deu início a obra de execução das infraestruturas necessárias à implantação de 21 talhões para cultivo em parcelas distintas, num terreno com uma área de 7.000 m2. Os trabalhos, no valor de 12.216,58 euros, compreendem a instalação de sistema de distribuição de água, com seis tomadas, incluindo a ligação à rede de águas existente, a pavimentação das áreas comuns e de circulação, vedação das parcelas, instalação de portão de entrada e abrigo de madeira para apoio aos hortelãos.



Na Rua de Goa |  Cabanas
Câmara executa rede de drenagem residual e pluvial

A Rua de Goa, em Cabanas, foi recentemente, intervencionada, com a execução da rede de drenagem de águas residuais e pluviais. Esta empreitada, no valor de 18.855,44 euros, será complementada com a pavimentação da rua.



EJR do Parque de Merendas de S. Gonçalo remodelado

O Espaço de Jogo e Recreio (EJR) do Parque de Merendas de S. Gonçalo, em Cabanas foi recentemente intervencionado, com a substituição integral da superfície de impacto de areia e a colocação de uma nova vedação com materiais plásticos reciclados.
Esta intervenção insere-se no conjunto de trabalhos de remodelação, reparação e beneficiação de Espaços de Jogo e Recreio concluído no final de 2014, em nove Escolas Básicas e oito equipamentos integrados em espaços públicos do concelho, no valor global de 60.199 euros.




Em S. Gonçalo
Pavimentada arruamento de acesso à empresa Etiforma

A Câmara Municipal pavimentou, recentemente, o arrumamento que dá acesso à empresa Etiforma, em S. Gonçalo, Cabanas. Esta intervenção, que integrará, ainda, a execução de lancis na rotunda, decorreu no âmbito da empreitada de conservação de pavimentos e arruamentos e foi adjudicada pelo valor de 82.905,63 euros.




Estrada dos Cabeços Ruivos e ruas Fernando Pessoa e 25 de Abril
Investimento na beneficiação da Rede Viária superior a 112 mil euros

A Câmara Municipal concluiu, no final de 2014, a pavimentação das ruas Fernando Pessoa e 25 de Abril, no Bairro Alentejano, freguesia de Quinta do Anjo, e a repavimentação da Estrada dos Cabeços Ruivos, na mesma freguesia. Estes trabalhos integram a empreitada de beneficiação de acessos à ligação do CM 1029 à Circular Norte da Autoeuropa e representam um investimento global de 112.680 euros.



Ligação da Ecopista à Rua Infante D. Henrique
fecha anel ciclável de Pinhal Novo

A Câmara Municipal está a executar a ligação da Ecopista ao percurso ciclável da Rua Infante D. Henrique (junto à ponte sobre a linha de caminho de ferro), fechando o anel ciclável de Pinhal Novo.
Com uma extensão de 1,6 quilómetros, a ecopista representa um investimento da autarquia no valor de 350 mil euros e insere-se nos objetivos do Município de promoção da mobilidade sustentável. Recorde-se que, Palmela integra, desde 2014, a Rede “Cidades e Vilas de Excelência”, no âmbito da qual está a trabalhar no Projeto “Mobilidade Ciclável e Pedonal”, para aprofundamento do estudo e desenvolvimento da rede de vias cicláveis e pedonais na vila de Pinhal Novo e na sua ligação aos aglomerados urbanos vizinhos, explorando as vantagens ambientais, turísticas, culturais e de saúde destas soluções.


Em Pinhal Novo
EJR da Escola Salgueiro Maia beneficiado
No Pré-escolar da Escola Salgueiro Maia, em Pinhal Novo, foram colocados dois novos brinquedos recuperados de outros Espaços de Jogo e Recreio (EJR) desativados, trabalhos que integraram a reparação do piso sintético existente e a construção de um murete para contenção de areias. Esta intervenção insere-se no conjunto de remodelações, reparações e beneficiações de EJR em Escolas Básicas e equipamentos integrados em espaços públicos do concelho, levadas a efeito pela autarquia, no valor global de 60.199 euros.




Em vários locais do concelho
Câmara promove trabalhos de poda de árvores

Estão a decorrer, até meados de março, trabalhos de poda de árvores em vários espaços públicos do concelho. Os trabalhos estão a ser assegurados, maioriotariamente, por administração direta, através da brigada de jardineiros da autarquia. Em situações mais complexas, de elevadas dimensões das árvores e de difícil acesso para realização dos trabalhos, nomeadamente na Av. Alexandre Herculano e no Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, a Câmara recorreu a uma empresa especializada na matéria, estando a decorrer os trabalhos de poda por escalada de 83 plátanos, localizados nesta área. Esta prestação de serviços tem o valor de 12 mil euros.
A poda realizada é de redução e formação da copa, que tem como objetivos dar a forma correta à espécie em termos de desenvolvimento futuro dos exemplares, bem como, promover uma boa manutenção e condição fitossanitárias, reduzindo o risco de doenças.



 Horta Comunitária
Hortelãos de Pinhal Novo continuam entusiasmados com projeto

A Horta Comunitária em Pinhal Novo, constituída por nove talhões para cultivo de hortícolas, aromáticas e medicinais, em modo biológico, está localizada na Urbanização Quinta do Pinheiro e continua a registar o entusiasmo dos hortelãos. Face à recetividade que o projeto da Câmara Municipal obteve, foi estendido a Palmela e, posteriormente, a Quinta do Anjo e  Pinhal Novo, com um segundo terreno.



Sala de Ensaios CAVE
Equipamento municipal disponibiliza utilização gratuita
    
A Sala de Ensaios CAVE, em funcionamento no CRJ de Pinhal Novo, no edifício do Mercado Municipal, está disponível, de forma gratuita, para a utilização, por parte de jovens artistas e projetos musicais.
Podem inscrever-se projetos coletivos ou singulares, de cariz não profissional, com média de idades inferior ou igual a 30 anos e cuja maioria dos elementos comprovadamente resida, estude ou trabalhe no concelho de Palmela.
Estimular a criação e a performance artística da autoria de jovens, favorecer a criatividade e a inovação dos projetos musicais com génese no concelho de Palmela e contribuir para a difusão da música, nas suas diversas vertentes artísticas, são os principais objetivos da Sala de Ensaios CAVE, inaugurada em novembro do ano passado, um investimento da autarquia no valor de 20 mil euros.



Centro Comunitário de Águas de Moura
Novo equipamento municipal ao serviço das populações

Dois meses após a sua abertura à comunidade, o Centro Comunitário de Águas de Moura está a ser dinamizado com um conjunto de valências dirigidas à população local, através da Associação de Festas de S. Pedro da Marateca e do Grupo de Teatro TELA, com aulas de música pelo professor João Vitorino e aulas de zumba pela professora Ana Martins.
Instalado no edifício do antigo quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, O Centro Comunitário foi objeto de uma empreitada de beneficiações que se traduz num investimento da autarquia no valor de 20 mil euros.




Em Cajados
Câmara executa passeio em calçada por administração direta

A Câmara Municipal construiu, recentemente, um passeio em calçada na Rua 25 de Abril, junto ao Externato Nuno Álvares, em Cajados. Os trabalhos foram executados por administração direta.






 Venda do Alcaide
Construção de novo acesso à estação ferroviária termina em março

Está a decorrer a empreitada de construção do novo acesso à estação da REFER de Venda do Alcaide, acessível, também, a pessoas com mobilidade condicionada, intervenção com conclusão prevista para março. Adjudicada por 57.929,11 euros, esta intervenção insere-se no âmbito do Protocolo de Colaboração entre o Município e a REFER, para a melhoria do acesso pedonal norte da estação.
Com esta obra, de grande importância para a população local, garante-se o acesso à estação pelo lado sul da estação – o mais populoso - evitando o atravessamento da linha pela passagem pedonal ou rodoviária, num percurso mais longo e sinuoso.
O desvio do trânsito foi realizado por administração direta e a autarquia vai implementar, ainda, uma solução para melhorar a drenagem de água pluviais, criar zona de estacionamento e beneficiar o espaço envolvente, também, por administração direta.




 Investimento de 35 mil euros
Câmara está a proceder ao prolongamento da rede de saneamento em S. Julião

A Câmara Municipal de Palmela está a promover a empreitada de prolongamento da rede de saneamento (águas residuais domésticas) na rua de S. Julião, Palmela.
Esta intervenção, que representa um investimento da autarquia de cerca de 35 mil euros, vai permitir a ligação das habitações ali existentes ao sistema, através de uma solução ambientalmente mais sustentável.
A autarquia aproveita o facto de haver outra obra no local (a obra de construção de uma rotunda na EN379), para renovar e reorganizar as infraestruturas ali existentes, evitando futuros constrangimentos à circulação automóvel.
Trata-se de uma intervenção que vai ao encontro das aspirações dos habitantes daquela zona, integrando o investimento global que o município tem realizado nas redes de saneamento do concelho, quer na remodelação, quer na ampliação. A autarquia tem vindo a investir sistematicamente na extensão da rede de saneamento, que tem já um índice de cobertura muito bom, face à dimensão e dispersão do território.




Empreitada de substituição de coberturas nos Armazéns Gerais já começou

A Câmara Municipal deu início à empreitada de substituição de coberturas dos edifícios existentes nos Armazéns Gerais, em Palmela. Os trabalhos, adjudicados pelo valor de 43.232 euros, têm como principais objetivos melhorar as condições de trabalho dos funcionários da autarquia e substituir o fibrocimento.
Esta empreitada, definida de acordo com as regras de segurança (aprovada pela Autoridade para as Condições de Trabalho), está a ser realizada de forma faseada e teve início na Oficina Auto.
Ainda este ano, deverá ser lançada nova empreitada para dar continuidade aos trabalhos nas restantes coberturas.