quinta-feira, 5 de março de 2015

Sensibilização do público escolar para uma cultura de segurança é tema de encontro em Palmela

 Palmela recebe, hoje e amanhã, o IV Encontro Distrital “Prevenção e Segurança em Ambiente Escolar”, numa organização conjunta da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, e da Câmara Municipal de Palmela. Inserido nas comemorações do Dia da Proteção Civil (1 de março), subordinadas, este ano, ao tema “A Proteção Civil e a Educação para o Risco”, o encontro está a decorrer no Cineteatro S. João, perante uma plateia de professores e estudantes, técnicos dos pelouros da Educação das Câmaras Municipais e agentes da Proteção Civil do distrito.
Na sessão de abertura, a Comandante Distrital Patrícia Gaspar, do CDOS de Setúbal, mostrou-se confiante no trabalho realizado no distrito, nesta área, afirmando que «somos exemplo de boas práticas», e afirmou que esta é uma oportunidade importante para que as diversas entidades envolvidas neste objetivo comum de construção de uma cultura de segurança, em particular, junto do público escolar, possam partilhar o que de melhor tem sido feito e trocar experiências.
Elísio Oliveira, Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Agrupamento Sul, sublinhou a presença de vários estudantes no encontro e reforçou a ideia de que é pertinente a partilha de projetos e de ideias, para que possam ser dados «passos em frente» nesta matéria.
O Diretor Nacional de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Oliveira, agradeceu a colaboração antiga com a Câmara Municipal de Palmela que, nas suas palavras, «é uma referência», pela proatividade na área da proteção civil, reconhecendo, também, que o CDOS de Setúbal tem realizado um trabalho de destaque com a comunidade educativa. A ANPC está a desenvolver, em conjunto com o Ministério da Educação, um referencial de risco (atualmente, em consulta pública), que se espera venha a constituir um valioso instrumento para os professores e as escolas, na abordagem a estas temáticas.
Em representação da Câmara Municipal, a Vereadora Adília Candeias deu as boas-vindas a todos os participantes e lembrou o olhar especial que o Município tem dado à comunidade educativa, com a realização, por exemplo, de vários simulacros de incêndio nas escolas do concelho, num trabalho de continuidade. O Município acredita que é no contexto escolar que encontramos o palco e os atores privilegiados para semear estes conceitos e implementar boas práticas, conducentes a comunidades mais conscientes e preparadas para prevenir e enfrentar situações de catástrofe.

 Academia de Proteção Civil promove formação em primeiros socorros

Ao longo do dia de hoje, o programa prevê a apresentação de práticas de prevenção e segurança de várias escolas do distrito (EB 2,3 de Poceirão, Palmela; EB/JI António Matos Fortuna, Quinta do Anjo - Palmela; EB 2,3 de Santo António da Charneca, Barreiro; Fundação João Gonçalves Júnior, Alcochete) e haverá lugar a um conjunto de palestras pela Associação para a Prevenção da Segurança Infantil, pela Associação Nacional de Emergência Médica, pela Cruz Vermelha Portuguesa e pelo Programa Escola Segura da Guarda Nacional Republicana. Amanhã, durante o período da manhã, será ministrada uma formação em primeiros socorros, aberta à participação de todos os interessados, no âmbito do programa formativo da Academia de Proteção Civil de Palmela. Ao longo de todo o ano, esta Academia dinamizará um vasto conjunto de ações de sensibilização e formação para a comunidade educativa, o movimento associativo e a população em geral.
Antes do início do primeiro painel, houve oportunidade para ouvir as indicações de segurança do Cineteatro S. João, a principal sala de espetáculos do concelho, que viu o seu plano de segurança interno testado com um simulacro, realizado em maio de 2014, no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.
           No Foyer do Cineteatro, é possível, ainda, admirar vários trabalhos sobre proteção civil elaborados pelas escolas do distrito, bem como uma exposição dos meios da Polícia Marítima.