terça-feira, 24 de março de 2015

Projetos de intervenção qualificam espaço público da freguesia de Palmela

No dia 19 de março, durante a Semana dedicada à freguesia de Palmela, a Biblioteca Municipal foi palco de uma sessão pública de apresentação de um importante pacote de projetos, que vão contribuir para continuar a aumentar a qualidade de vida das populações e criar atratividade. A qualificação e valorização do espaço público, em particular, no Centro Histórico de Palmela, com dimensão humana, com equipamentos de qualidade e bem infraestruturados, e em respeito pelo meio ambiente; a promoção da acessibilidade para todos e da mobilidade suave, priorizando as pessoas; o trabalho contínuo de modernização do parque escolar; e o incentivo à participação cidadã, são os objetivos que presidiram à elaboração destes projetos. Além de iniciativas da responsabilidade do Município, foram apresentadas novas empresas que apostaram em Palmela para a concretização da sua ideia de negócio, contribuindo para a dinamização do tecido económico e para o aumento da oferta de restauração e hotelaria.

·         Quiosques incentivam usufruto do espaço público

Mais usufruto do espaço público, maior oferta de serviços e qualificação de zonas urbanas são as linhas mestras que sustentam o impulso que o Município tem dado à criação de estruturas de apoio à atividade de restauração e bebidas, quer no que respeita à criação de esplanadas, quer na implementação de quiosques, que permitam à população e aos visitantes desfrutar, plenamente, dos nossos largos e da paisagem privilegiada.
Está prevista, para já, a instalação de um quiosque no Largo de S. João, com área coberta de 53 metros quadrados e área de esplanada de 24 metros quadrados, e de outro na Alameda 25 de Abril. Este último foi, já, adjudicado em hasta pública e encontra-se em fase de licenciamento e preparação. Ambos os projetos prevêm equilíbrio no uso dos materiais, favorecendo a sua integração na envolvente.




·         Consolidação da Terra de Pão favorece acesso a equipamentos públicos

Situado na confluência entre o núcleo antigo da vila e as urbanizações mais recentes, este espaço conta com uma intensa circulação pedonal e será alvo de uma empreitada de qualificação, que permitirá consolidar a área urbana. O projeto, em fase de estudo prévio, constitui-se como uma oportunidade para melhorar o acesso às diversas valências existentes – o Espaço de Jogo e Recreio da Praceta Firmino Camolas, a Piscina Municipal de Palmela, o ginásio de ar livre e o polidesportivo - bem como para facilitar a proximidade a diversos serviços e equipamentos e para aumentar a oferta de estacionamento, tão necessário na área. A proposta prevê a melhoria das condições de acessibilidade, segurança e circulação pedonal, o reforço das condições de estadia e lazer, com mobiliário urbano e a criação de um corredor arbóreo. Para quem vem da zona mais antiga, será possível passar a aceder diretamente à Piscina de Palmela, através de uma escadaria a criar no desnível. A intervenção, estimada em 90 mil euros, está prevista no Plano Plurianual de Investimentos para 2016.
 Paralelamente, está a ser desenvolvido um estudo prévio para um projeto mais amplo de qualificação de espaços exteriores e promoção da acessibilidade em toda a envolvente, da urbanização Nova Palmela e E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo à Av.ª Dr. Juiz José Celestino Ataz Godinho de Matos.

·         Jardins da freguesia beneficiados

De grande importância pelas suas dimensões ambiental, urbanística, de socialização e lazer, os parques e jardins são fundamentais no desenho urbano e na vivência quotidiana das diversas gerações. A Câmara Municipal está atenta a esta realidade e vai intervir em alguns destes espaços da freguesia de Palmela, com vista ao aumento do seu usufruto por parte de todas as gerações e à melhoria da acessibilidade e da mobilidade suave.
No Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, será instalado um sanitário público, em harmonia com o enquadramento paisagístico do espaço. O equipamento está orçado em doze mil euros.
No Jardim de Aires, a intervenção prevista vai no sentido de valorizar o espaço e oferecer novas valências às várias gerações. Numa primeira fase, o Município vai concentrar-se no Espaço de Jogo e Recreio, procedendo à criação de uma zona para ginásio de ar livre, com seis aparelhos Fitness, à melhoria das condições de acessibilidade e circulação pedonal no acesso ao Espaço de Jogo e Recreio e ao ginásio de ar livre e à manutenção da totalidade do equipamento infantil existente, bem como à recuperação e modernização do mobiliário urbano. A instalação de arborização e de um pavimento permeável, uniforme e acessível, completam esta fase.

·         Ciclovia de Aires será uma realidade

Ainda em Aires, as questões da mobilidade serão alvo de uma atenção especial. Serão tomadas medidas conducentes à acalmia do trânsito e ao aumento da segurança, nomeadamente, a sobrelevação do cruzamento, em calçada, e a instalação de bandas cromáticas na Rua Fundadores do Airense.
No entanto, o destaque vai para a criação da Ciclovia de Aires, em fase de estudo prévio, para acesso a pé e de bicicleta à E.B.1/J.I. de Aires e futura ligação à rede de ciclovias. A ideia resulta de uma proposta de cidadãos e de um compromisso de mandato, mas também de uma proposta do projeto “Eu Participo!”, elaborada pelas crianças da E.B.1/J.I. de Aires. Entretanto, a autarquia está já a preparar uma candidatura ao projeto de rede intermunicipal de ciclovias da Península de Setúbal.



.      Horta Comunitária de Palmela já está no terreno

      A Horta Comunitária de Palmela, na Urbanização Serra Grande, foi, também, apresentada ao público, depois de ter sido alvo, no dia 18, de uma visita dos Executivos Municipal e de Freguesia. Localizada na urbanização Serra Grande, conta com 21 talhões para cultivo, em modo biológico, dos quais já estão entregues 20. Os utilizadores vão, agora, usufruir de formação gratuita em agricultura biológica, com 25 horas, e componentes teórica e prática.
            Esta Horta constitui a segunda fase da implementação do projeto “Hortas Comunitárias de Palmela”, depois da constituição, em 2014, da Horta de Pinhal Novo. 

·         Município mantém aposta na Educação

O Município assumiu, há longa data, o investimento na área da Educação e, em particular, na modernização e qualificação do Parque Escolar, como compromisso central de uma estratégia de futuro. O PEL - Projeto Educativo Local assenta na construção de um compromisso educativo com toda a comunidade, incluindo a educação artística, física e cívica. Na sessão pública, estiveram em destaque dois projetos, que pretendem continuar a dotar estabelecimentos de ensino já existentes de melhores condições.
A ampliação da E.B.1/J.I. de Aires, pronta para lançamento de concurso, integra a remodelação da cozinha (fruto de novas exigências legais) e a construção de novas salas de aula e outras valências (ver p. 10). A requalificação da E.B. 1 de Palmela 2 encontra-se, ainda, em fase de estudo, mas deverá estar no terreno até ao final do ano, e refere-se ao logradouro, com novo pavimento poroso, plantação de árvores, reforço e substituição de mobiliário urbano, qualificação de brinquedos infantis e criação de telheiros de ligação entre os espaços, entre outros. Ambos os projetos já foram apresentados em reuniões com o Agrupamento, com as direções das escolas e com as Associações de Pais. Entretanto, avança já na próxima semana a empreitada de substituição da cobertura em fibrocimento do pavilhão polivalente/refeitório da E.B.1 de Palmela 2, que irá salvaguardar questões de segurança e melhorar conforto térmico.

·         Novidades no Centro Histórico de Palmela

Depois da visita pelos Executivos Municipal e de Freguesia, acompanhados da comunicação social, no dia 18, foi apresentado, publicamente, um ponto de situação da obra em curso do Espaço Cidadão – serviço de apoio à comunidade. Cofinanciada pelo PORLISBOA/QREN, em regime de overbooking, esta empreitada vai mudar a imagem e a vivência do Largo do Mercado, no Centro Histórico, e providenciar um equipamento multifacetado, onde além da Junta de Freguesia de Palmela, a população encontrará um conjunto de valências muito interessante.
            Também vocacionado para o Centro Histórico, o projeto participativo “2 (de)Mãos por Palmela” conhecerá a sua segunda edição nos dias 30 e 31 de maio. Qualificar a imagem deste núcleo urbano, sensibilizando para a importância da cuidar do património edificado, devolvendo à população a possibilidade de se envolver ativamente, investindo, voluntariamente, o seu tempo no cuidado e qualidade da imagem da sua vila, são os pressupostos deste projeto, que se dirige à intervenção estética, em espaços públicos ou privados. A participação é aberta a moradores, investidores e, pela primeira vez, a mecenas (pelo interesse que despertou junto da comunidade), reforçando a responsabilização dos privados na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Depois de nove ações, realizadas em 2014, com a participação de 37 voluntários, o Município propõe, para este ano, intervencionar o muro do Chafariz D. Maria I, os muretes da Travessa da Boavista e da Rua da Boavista, o muro do Largo de S. João, o muro da Rua Augusto Cardoso, o Jardim Joaquim José de Carvalho e o Largo 5 de Outubro.
            Um conjunto de novos investimentos privados nas áreas da hotelaria, restauração e bebidas, já em funcionamento ou a abrir brevemente, foram, também, dados a conhecer ao público presente na sessão. Alguns foram alvo de candidaturas ao PRODER, através da ADREPES. A Casa de Atalaia e Adega, o Culto Café, o Bobo da Corte, a Casa do Castelo e o futuro Quiosque da Alameda 25 de Abril são exemplos de empreendedorismo e ousadia, em tempos de crise, e já a estão a contribuir para atrair visitantes e confirmar as potencialidades turísticas do concelho.

·         Castelo de Palmela será “Farol” da região

Até junho, o Castelo de Palmela brilhará com uma nova iluminação cenográfica. O projeto pretende melhorar a funcionalidade, a criação de ambiente e a vertente cénica da iluminação deste monumento nacional, evidenciando elementos arquitetónicos de relevo, como as muralhas, as torres e a pousada. Fortalece-se, assim, a relação entre o Castelo e a vila na paisagem noturna, procurando reforçar a identidade cultural do Município e o papel do Castelo como verdadeiro “Farol” da região.



A sustentabilidade e manutenção da iluminação, com rendimento, consumo e qualidade mais favoráveis e amigos do ambientem perspetivando-se uma poupança energética entre os 70 e os 80%, e a instalação de um sistema de iluminação programável e geradores de economia em energia, com baixos custos de manutenção, são mais algumas das preocupações vertidas no projeto.
Em termos estéticos, serão criados dois “anéis” de luz com diferentes tonalidades de branco: o primeiro, mais suave, que irá fazer a transição entre a iluminação pública da vila e o Castelo, e o segundo, com uma luz mais intensa, que irá destacar a muralha do séc. XV e XVI.
A ação é cofinanciada pelo PORLISBOA/QREN, em overbooking, e está estimada em 300 mil euros, com taxa de financiamento de 65%. Prevê-se, para breve, o lançamento da empreitada.