segunda-feira, 23 de março de 2015

Hora do Planeta: Edifícios emblemáticos com iluminação desligada a 28 de março entre as 20h30 e as 21h30

Empenhado na implementação de medidas de eficiência energética, o Município de Palmela aderiu, uma vez mais, à “Hora do Planeta”, iniciativa mundial promovida pela World Wildlife Foundation. Assim, no dia 28 de Março, sábado, entre as 20h30 e as 21h30, o Município desliga, simbolicamente, todas as luzes interiores e exteriores de edifícios e locais emblemáticos de Palmela - o Castelo, os Paços do Concelho, o Cineteatro S. João e o Largo do Pelourinho - e convida a comunidade a participar, desligando, também, as luzes nas suas residências e noutros edifícios durante este período.

Na sua 9ª edição, a “Hora do Planeta” conta com a adesão de mais de centena e meia de países e de várias organizações internacionais, com o objetivo de alertar para o contributo que todos podemos dar para travar as alterações climáticas e preservar o ambiente. O Município tem vindo a adotar medidas de eficiência energética nos vários campos de ação, dos edifícios e equipamentos municipais aos transportes, passando pela iluminação pública ou pela sensibilização da comunidade. Através da adesão ao Pacto dos Autarcas, o Município comprometeu-se, também, a reduzir as emissões de carbono em mais de 20% até 2020.

A “Hora do Planeta” teve início em Sidney, em 2007, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as alterações climáticas. A adesão de Portugal aconteceu em 2009 e, neste momento, este é já o maior evento mundial de ação ambiental.

Mais informação no site da WWF em www.wwf.pt.