terça-feira, 29 de setembro de 2015

Este sábado, há "Mercadinhos de Palmela"

Os “Mercadinhos de Palmela – mostra de artes e produtos” continuam a animar o Centro Histórico de Palmela e estão de regresso no dia 3 de outubro, com muitas propostas, do artesanato à doçaria, passando pelos produtos locais.
Quinzenalmente, aos sábados, entre as 09h00 e as 13h00,  a iniciativa aposta na dinamização comercial e turística do núcleo mais antigo da vila, assumindo-se como alternativa à lógica atual de promoção de produtos locais, privilegiando a relação direta com o público. 
O calendário 2015 prolonga-se até 17 de outubro, complementando outras medidas do Município, para que o Centro Histórico de Palmela seja, cada vez mais, um polo de atratividade e dinamismo.

A participação nos “Mercadinhos de Palmela” é gratuita, mediante inscrição prévia no Gabinete de Recuperação do Centro Histórico: 212 336 647 | grch@cm-palmela.pt | http://centrohistorico.cm-palmela.pt.


Festival Bardoada e AJCOI aposta em rock e metal nacional

A 2 e 3 de outubro, o Espaço ContraFacção, em Pinhal Novo, recebe mais uma edição do Festival Bardoada e AJCOI, promovido pelas duas associações pinhalnovenses, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
Os veteranos Peste & Sida e RAMP são os cabeças de cartaz do Festival, que conta com a atuação de catorze bandas nacionais, representativas do melhor que se faz por cá nas áreas do novo rock e do metal.

Os bilhetes custam 12 euros para os dois dias (7 euros para bilhete diário) e estão à venda apenas no local, nos dias do Festival, a partir das 16 horas. Campismo gratuito.


Carregamento de passes dos transportes escolares com novo procedimento

Verificam-se alterações no procedimento para o carregamento de passes dos Transportes Escolares dos alunos que frequentam as escolas secundárias do concelho. Para os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos, o carregamento é realizado nas respetivas escolas, enquanto para os alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, o carregamento é feito nos postos de Atendimento Municipal (Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo), entre os dias 26 e 8 de cada mês. No caso da Escola Secundária de Palmela, por ser o estabelecimento escolar mais distante dos postos de atendimento municipal e por ser o que concentra maior número de alunos beneficiários, a Câmara Municipal assegura, em complemento, um período de carregamento nos dois últimos dias úteis do mês, na própria escola.
Os alunos do ensino secundário aos quais tenha sido atribuído o direito de apoio em Transportes Escolares, dispõem sempre da opção de aquisição do título de transporte escolar nas lojas/agentes Transportes Sul do Tejo (TST), sendo que o custo terá que ser suportado na íntegra e posteriormente reembolsado pela autarquia, mediante entrega do original da fatura num dos postos de Atendimento Municipal (Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo).
Esta medida resulta da alteração da bilhética da empresa transportadora TST, com a desmaterialização em suporte papel dos títulos mensais de transporte. Segundo a empresa, esta estratégia é comum a várias transportadoras da Área Metropolitana de Lisboa, permitindo viajar em todos os operadores da área metropolitana com o mesmo cartão/passe. Sem pôr em causa essa estratégia, o Município não pode deixar de manifestar o seu desacordo quanto ao facto dos TST não terem adotado soluções próprias para esta desmaterialização, forçando a autarquia e as escolas a encontrar medidas excecionais para colmatar a falta de lojas/agentes TST, a fim de não prejudicar ainda mais os alunos e famílias.


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Feira Medieval de Palmela recebeu 28 mil visitantes!

A 2.ª edição da Feira Medieval de Palmela já terminou, com um balanço muito positivo por parte da organização. Cerca de 28 mil visitantes viajaram connosco até ao ano de 1384 e participaram nestes três dias de "Paz de Feira", decretados por D. Fernando Afonso de Albuquerque, Mestre da Ordem de Santiago, e recheados de personagens da nossa História,  memórias mágicas e quadros vivos de Palmela de outros tempos.
Dos Torneios, que se disputaram, este ano, no Miradouro do Castelo, aos desfiles participados por centenas de figurantes, passando pelas animações musicais e espetáculos teatrais de grande qualidade - onde se destaca o Ritual Almenara - a Feira Medieval de Palmela marcou quem por cá passou e é considerada, já, quer por vários expositores, quer por visitantes, como uma das principais Feiras que se realizam em Portugal.
O Vereador Luís Miguel Calha, responsável pelas áreas da cultura e turismo, lembrou que o evento foi planeado e organizado «durante muitos meses e de uma forma muito cuidada, com a Associação Cultural História e Património – Aliusvetus, para subir mais um degrau qualitativo, relativamente à primeira edição». Nas suas palavras, a Feira permitiu «aumentar a notoriedade de Palmela, ampliar o conhecimento do território por parte de visitantes e agentes turísticos e proporcionar oportunidades muito importantes de dinamização da economia local», tendo sido particularmente gratificante verificar «a entrada no espírito da Feira Medieval por parte da nossa população e dos milhares visitantes, e a emotividade que se viveu nestes três dias».

Veja  a galeria de fotos aqui!


"Mexa-se em Palmela" para um outono mais saudável e solidário

Está aí o outono e o Município de Palmela e os parceiros do programa “Mexa-se em Palmela” prepararam várias atividades para o mês de outubro, para um outono mais saudável, promovendo, também, a solidariedade.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração, o Município e a Fundação Portuguesa de Cardiologia promovem uma caminhada desportiva na Arrábida, a 3 de outubro. Na mesma área, a Decathlon organiza uma outra caminhada, apoiada pelo Município, no dia 18.
Destaque, também, para mais uma edição da “Cãominhada Solidária”, em Pinhal Novo, que assinala o Dia Mundial do Animal e pretende apoiar a instituição local de proteção dos animais “Cantinho da Milu”.
Mais informações através dos contactos 212336606 ou deis@cm-palmela.pt.
Participe nas atividades. Não fique parado, pela sua saúde!


1 outubro | 10h00 | Centro do Yoga da Quinta do Anjo
YOGA PARA SENIORES
Aula gratuita. Inscrição obrigatória | 212 880 445 | 967 253 848 |
Org.: Centro do Yoga da Quinta do Anjo

Dia 3 de outubro | 9h00
CAMINHADA DESPORTIVA “DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO NO REGO DE ÁGUA E ALCUBE”
Comemoração do Dia Mundial do Coração
Destinatários: População em geral (a partir dos 6 anos); Grau de dificuldade IV (I a V): Percurso longo com declive acentuado; Distância: 12,5 kms; Duração prevista: 3h; Inscrição gratuita até 2 de outubro, às 16h30 - 212336606 | deis@cm-palmela.pt
A inscrição só é efetiva após confirmação da sua aceitação pela entidade organizadora.
Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: Fundação Portuguesa de Cardiologia

3 outubro | 9h00 | Rua Luís de Camões (junto à Ciclovia) – Pinhal Novo
CÃOMINHADA SOLIDÁRIA
Iniciativa integrada no Dia do Animal
Nesta caminhada teremos a oportunidade de caminhar com os nossos amigos de 4 patas e apoiar uma associação local de proteção dos animais.
Locais de passagem: Terrim; Grau de Dificuldade II (I a V): Percurso curto com alguns declives; Distância: 5 kms; Duração: 2h; Destinatários: População em geral (a partir dos 6 anos)
Inscrição obrigatória até 2 de outubro, às 16h00 para 212336692 | tmerendeira@cm-palmela.pt
Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: Cantinho da Milu
A participação é gratuita, aceitando-se um donativo em género (por exemplo, ração) destinado ao “Cantinho da Milú”, uma associação local de proteção dos animais

7 outubro | 17h00 | Castelo de Palmela - Terraço Sul
AULA ABERTA DE BIODANZA
Comemoração do Dias dos Castelos
Aula gratuita. Inscrição obrigatória | biodanzaelmo@gmail.com
Org.: Elmo Sandoval
Apoio: Câmara Municipal de Palmela

18 outubro | 9h00
CAMINHADA DESPORTIVA “VALE DE BARRIS E ALCUBE”
Destinatários: População em geral (a partir dos 6 anos);
Grau de dificuldade II (I a V): Percurso médio com pouco declive; Distância: 8,95 kms; / Duração prevista: 3h
Inscrição gratuita até 15 de outubro, às 17h00 – 212306910 | hugo.domingues@decathlon.com | miguel.azevedo@decathlon.com.  
A inscrição só é efetiva após confirmação da sua aceitação pela entidade organizadora.
Org.: Decathlon
Apoio: Câmara Municipal de Palmela





Mês das Pessoas Idosas sensibiliza para a importância do envelhecimento ativo

A Câmara Municipal de Palmela, em parceria com as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho na área das pessoas idosas e agentes económicos locais, promove, ao longo do mês, a iniciativa “Outubro Maior”. Assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas e sensibilizar para a promoção do envelhecimento ativo e para a importância do papel destas gerações na sociedade são os objetivos centrais do Mês das Pessoas Idosas 2015.
O programa comemorativo, que decorre em todas as freguesias, constitui um convite à cidadania ativa da população 55+, partilha de experiências e saberes, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional, e integra um vasto conjunto de atividades, com destaque para a sessão de apresentação do Cartão Municipal Idade Maior, no dia 1, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, e para a Feira Sénior do Município de Palmela, nos dias 13 e 14, no mesmo local.
Aulas abertas de dança, ginástica, yoga e natação, a apresentação do filme “Somos Atores da Nossa Vida” e sessões de sensibilização e informação sobre acidentes domésticos são mais algumas iniciativas que compõem o Outubro Maior.

Mais informações através do telf. 212336606 e do e-mail deis@cm-pamela.pt.


PROGRAMA:

Destaques

01 outubro |10h30 – 13h00 | Mercado Municipal de Pinhal Novo
Apresentação do Cartão
Org.: Câmara Municipal Palmela

13 a 14 outubro | 10h00 – 16h00 | Mercado Municipal de Pinhal Novo
IV FEIRA SÉNIOR
Exposições, informação, oficinas e animação
Org.: Câmara Municipal Palmela; IPSS do concelho
Apoio: Agentes económicos e sociais locais

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

01 a 07 outubro | Piscinas Municipais de Palmela e Pinhal Novo
Aulas Abertas de Dança, Ginástica e Natação 50+
Inscrições: Piscinas de Palmela e Pinhal Novo - telef. 21 238 99 00 | geral@palmeladesporto.pt
Org.: Palmela Desporto, E.M.

09 outubro |10h00 | Centro de Yoga da Quinta do Anjo
Aula Aberta de Yoga 50+
Inscrições: 212 880 445/ 967 253 848 /yogaquintadoanjo@gmail.com
Org.: Centro de Yoga da Quinta do Anjo
Apoio: Câmara Municipal Palmela

02 outubro | 15h00 | Junta de Freguesia de Pinhal Novo
30 outubro | 15h00 | Biblioteca Municipal de Palmela
À Conversa sobre “Doenças Infectocontagiosas” | Projeto Saúde Palmela
Org.: Câmara Municipal Palmela; Unidade de Saúde Familiar Santiago, Palmela


APONTAMENTOS CULTURAIS

01 outubro | 14h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
08 outubro | 14h30 | Centro Cultural do Poceirão
09 outubro | 15h00 | Auditório Municipal de Pinhal Novo
“Somos Atores da Nossa Vida ”
Filme protagonizado pelas Pessoas Idosas das IPSS do concelho onde o humor volta a ser um dos ingredientes.
Org.:Câmara Municipal Palmela; IPSS do Concelho
Apoio: Comércio local

03 outubro | 21h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo
“A Última Noite”
(espetáculo de Abril, que relata como uma família viveu a madrugada da Revolução dos Cravos)
Entrada: 2€
Organização: Teatro Sem Dono
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/913745188661478/


29 outubro | 14h30 |Cine-Teatro S. João, Palmela
“Musicando” - Espetáculo de variedades musicais
Org.: Câmara Municipal Palmela; PopularFM
Apoio: Restaurante “O Forno”


ENTRE GERAÇÕES

02 outubro | Escolas Secundárias de Palmela e Pinhal Novo (data a confirmar)
Concurso Imagem gráfica “No Município de Palmela a IDADE é MAIOR”
Destinatários – alunos das escolas secundárias do concelho
Org.: Câmara Municipal Palmela

06 outubro | 10h00 | Espaço Fortuna
“Flores… Muitas Flores… entrecruzares de vivências, saberes e afetos”
Visita guiada ao Espaço Fortuna – Artes e Ofícios
Destinatários – alunos das escolas do concelho, população idade maior
Org.: Câmara Municipal Palmela


INFORMAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO

08 outubro | 14h00 |Associação de Convívio para Idosos de Cabanas
“Vendas à Distância”

28 outubro | 14h30 |Associação de Idosos de Palmela
“Vendas à Distância e Prevenção de Burlas e Roubos”*

19 outubro | 10h30 | Centro Social Paroquial de Pinhal Novo
30 outubro | 10h00 | União Social Sol Crescente de Marateca
04 novembro | 14h30 | Associação de Idosos de Palmela
“Lei dos Serviços Públicos Essenciais (água, luz, gás, telecomunicações e serviços postais”
Org.: Câmara Municipal Palmela; * GNR – Secção de Programas Especiais

20 outubro | 14h30 | Centro Cultural de Poceirão
21 outubro | 14h30 | Centro Comunitário de Águas de Moura
22 outubro | 14h30 | Junta de Freguesia de Quinta do Anjo
23 outubro | 14h30 | Junta de Freguesia de Pinhal Novo
27 outubro | 14h30 | Biblioteca Municipal de Palmela
“Prevenção de Acidentes Domésticos”

Org.: Academia da Proteção Civil / Câmara Municipal Palmela



Comemorações do Dia Mundial do Animal sensibilizam para a adoção


A Câmara Municipal de Palmela associa-se às comemorações do Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, reforçando a sensibilização para os direitos dos animais e promovendo, em simultâneo, a adoção dos animais acolhidos no Canil Municipal.
Para o efeito, o Município criou a "Caderneta do Animal de Estimação", a oferecer no momento da adoção. Esta caderneta funcionará como documento de identificação do animal, registo de vacinação, desparasitação, higiene e outras intervenções, contendo recomendações sobre cuidados a ter e contactos úteis.
Também no âmbito do Dia do Animal, o Município promove, a 3 de outubro, mais uma edição da Cãominhada Solidária - uma caminhada em que os amigos de quatro patas são convidados a participar. A inscrição é gratuita, aceitando-se um donativo em género para apoio ao "Cantinho da Milu", uma associação local de proteção dos animais. A iniciativa, destinada a maiores de seis anos, tem um percurso de cinco quilómetros e decorre no Terrim, em Pinhal Novo, com partida às 9 horas na Rua Luís de Camões, junto ao ringue, perto da Ciclovia. As inscrições terminam a 2 de outubro e podem ser efetuadas através do e-mail tmerendeira@cm-palmela.pt ou do telf. 212336692. No mesmo dia, o Município e o "Cantinho da Milu" vão estar junto ao Mercado Municipal de Pinhal Novo, numa campanha de adoção de animais do Canil Municipal de Palmela.
A prioridade do Canil é a disponibilização para adoção dos animais recolhidos, sublinhando-se que, em 2014, foram adotados 49 animais. Os animais permanecem no equipamento por um período mínimo de oito dias, imposto por lei, e são devolvidos aos seus donos sempre que reclamados. Caso tal não aconteça, a Câmara Municipal  promove a adoção dos animais, publicitando-os na página do Município na internet aqui, e oferece o chip e a vacinação.




Orquestra Nova de Guitarras promove aulas no Poceirão

No âmbito da parceria estabelecida entre o Município de Palmela e a Orquestra Nova de Guitarras de Pinhal Novo, o Centro Cultural do Poceirão continuará a acolher as aulas de guitarra, iniciadas em abril.
O novo ano letivo da classe de guitarra abre no dia 1 de outubro e as aulas decorrerão às quartas-feiras, às 19h00, e às quintas-feiras, às 18h00. Durante o mês, é possível participar, gratuitamente, numa aula experimental, mediante inscrição prévia.
Mais inscrições e informações através dos telefones 212336655 ou 935321218.



1.ª Granfondo da Arrábida é já a 11 de outubro!


É já a 11 de outubro que a 1.ª Granfondo da Arrábida percorrerá as estradas da serra, com partida e chegada no Castelo de Palmela. Trata-se de uma prova aberta de ciclismo de estrada, de caráter internacional, promovida pela Lima e Limão Cycling Services, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, da Associação de Ciclismo de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ciclismo. Ana Antunes, Bruno Pais e o palmelense Rafael Reis são a embaixatriz e os embaixadores desta primeira edição.
A iniciativa pretende posicionar as estradas da Arrábida como referência internacional para a prática de ciclismo, sublinhando a tradição de Palmela na modalidade. A associação ao turismo desportivo e de natureza surge de forma incontornável, com o ciclismo de estrada a proporcionar, aos atletas e ao público, oportunidades únicas para desfrutar do enquadramento cénico privilegiado, entre a serra e o mar.
Além da Granfondo - prova de distância longa, com um percurso de 140 quilómetros de extensão e um desnível acumulado positivo de 2500 metros – decorrerá, em simultâneo, uma prova de distância média, com 100 quilómetros e desnível acumulado de 1500 metros.

Mais informação e inscrições em www.arrabidagranfondo.com.


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Feira Medieval de Palmela começa daqui a pouco... viaje até 1384!

É já daqui a pouco que regressamos a 1384! Palmela está engalanada e prepara-se para o regresso de várias personagens históricas que, noutros tempos, cruzaram estas ruas...  Em setembro de 1384, Lisboa encontrava-se sitiada pelos castelhanos, fruto da crise dinástica criada com a morte de D. Fernando, no ano anterior. A Peste Negra matava 100 a 200 castelhanos por dia; faltavam víveres entre os portugueses. O Mestre de Avis, cercado por terra e por mar, necessitava de reforços militares.
Regressando vitorioso da batalha dos Atoleiros, no alentejo, com as suas tropas, Nuno Álvares Pereira desloca-se a cavalo para Palmela, onde mandou acender as almenaras - grandes fogueiras, que promoviam a comunicação entre fortalezas - às quais respondeu o Mestre, em Lisboa.
Em Palmela, vive-se um período de Paz da Feira, que favorece os mercadores que acorrem à vila, por onde circulam, também, muitos pobres, goliardos, saltimbancos e outros visitantes, à procura de víveres e de muita festa! É Mestre da Ordem de Santiago D. Fernando Afonso de Albuquerque, bisneto de D. Dinis. 
Uns castelhanos aparecem, vindos de sul, e podem pôr Palmela em perigo... o torneio poderá resolver o problema?

Venha viver a Festa! Toda a informação aqui.






quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Visita às coleções industriais da adega Xavier Santana assinalam Jornadas Europeias do Património

O Município associa-se às Jornadas Europeias do Património 2015, com a realização da visita guiada “As Coleções Industriais da Empresa Xavier Santana, Sucs.”, no dia 3 de outubro, às 16h00, em Palmela. 
A visita a esta unidade industrial, representativa do setor vitivinícola local, terá o enfoque nas duas coleções em estudo – Tanoaria e Laboratório - que ilustram diferentes níveis de conhecimento (empírico e científico) e conceitos, do “saber-fazer” do processo manual e primeira fase da mecanização corporizada no ofício de tanoaria, à aplicação do método analítico que funda a vinificação industrial.
Subordinadas ao tema “Património Industrial e Técnico”, as jornadas têm, este ano, o intuito de cativar públicos, sensibilizando-os para um legado tão diverso e presente no nosso quotidiano e proporcionando abordagens atualizadas no modo de olhar o Património.

Ponto de encontro: Largo do Chafariz de D. Maria I - entrada pela Quinta das Grades
Frequência gratuita | Duração: 1h30
Inscrições: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt | 212 336 640
Limite de inscrições: 25 (até às 12h00 do dia 1 de outubro);
Organização: Câmara Municipal de Palmela e Empresa Xavier Santana, Sucs, Lda..



Municípios da Península de Setúbal sublinham oposição à privatização da AMARSUL

Os nove municípios da Península de Setúbal que integram o sistema multimunicipal de gestão de resíduos AMARSUL reafirmaram a sua firme oposição à privatização da maioria do capital da empresa que, consideram, “transforma o serviço público de gestão e tratamento de resíduos num negócio”.  

A posição foi assumida ontem, na assembleia geral da AMARSUL que elegeu os seus órgãos sociais, agora com representação maioritária da empresa privada SUMA, depois do governo ter privatizado a Empresa Geral de Fomento (EGF), que detinha 51 por cento do capital e de não ter permitido que os municípios, com 49 por cento, se tornassem acionistas maioritários.

Os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Moita, Sesimbra e Setúbal sublinham que vão continuar a manifestar a sua “firme oposição a todo o processo de venda da EGF a privados, que subverte e altera condições e pressupostos determinantes dos quais não abdicam e que os levaram, desde 1997, a integrar o sistema multimunicipal e a participar no capital social da AMARSUL”.
Entre os pressupostos da participação dos municípios na AMARSUL, contam-se:

- A sociedade constituir-se com capitais exclusivamente públicos, garantindo a manutenção da natureza pública dos bens e dos serviços que gere;

- Os Municípios exercerem todos os seus direitos legais, entre os quais, o seu direito de voto na gestão das sociedade, com o peso correspondente ao capital que subscreveram;

- Os Municípios intervirem na gestão da sociedade, designando membros para os seus órgãos sociais, conforme estipulado no acordo de acionistas, celebrado entre os municípios e a EGF;

- O cumprimento de todas as cláusulas do acordo de acionistas assinado entre a EGF e os municípios.

A gestão de resíduos urbanos foi, desde até 1997, uma responsabilidade exclusiva das câmaras municipais. Com o objetivo de valorizar e tratar os resíduos sólidos urbanos, foi então criado um sistema multimunicipal, sendo a AMARSUL a sociedade gestora, exclusivamente com capitais públicos – dos municípios (49%) e da empresa pública EGF (51%).


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Representante de Palmela é a nova Rainha das Vindimas de Portugal

Crédito Foto – Município Reguengos Monsaraz

Joana Espada, Rainha das Vindimas de Palmela em 2014, foi eleita Rainha das Vindimas de Portugal 2015 no dia 19 de setembro, numa cerimónia realizada no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.
A iniciativa, que há oito anos escolhe a mais bela entre os territórios vitivinícolas nacionais, foi organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com o Município de Reguengos, e contou com a participação de 16 candidatas. A representante palmelense conquistou, também, o Prémio Fotogenia, e é acompanhada, no seu reinado, pela 1.ª Dama de Honor, Sofia Ribeiro (Cadaval), pela 2.ª Dama de Honor, Beatriz Olegário (Vidigueira) e por Cátia de Jesus (Cartaxo), que recebeu o Prémio Simpatia.
A eleição anual da Rainha das Vindimas de Portugal pretende envolver o público jovem na promoção das tradições rurais e, em particular, da cultura do vinho, enquanto produto que afirma a identidade dos territórios e na preservação da história e da memória coletiva.

2ª Pedalada Noturna reúne mais de meia centena de participantes


Integrada nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal de Palmela promoveu, no dia 19, a 2ªedição da Pedalada Noturna, um percurso de BTT, com degustação de produtos locais.
Com partida da Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal (entidade apoiante), no Largo de S. João, em Palmela, a iniciativa contou com mais de meia centena de participantes e integrou visitas à Quinta de Alcube e à Taverna Bobo da Corte, no Castelo, num total de 25 quilómetros.




Palmela celebra Dia Mundial do Turismo


O Município de Palmela associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, através da celebração da riqueza gastronómica e cultural do território, afirmando-o como destino turístico privilegiado.
Dia 27, às 11h00, realiza-se uma visita guiada ao Castelo de Palmela e entre as 13h00 e as 19h00, a Casa Mãe da Rota de Vinhos convida-o a brindar a esta efeméride. Ambas as iniciativas integram a prova de um Moscatel de Setúbal, acompanhado de uma Fogaça de Palmela e a oferta de um postal alusivo a Palmela.
No dia 12 de novembro, o Cine-Teatro S. João, em Palmela, acolhe a realização  do Fórum “Turismo Cultural – Qualificação, Inovação e Desenvolvimento”, que possui, entre outros objetivos, partilhar bons exemplos de integração entre Cultura, Património e História na construção de produtos turísticos e partilhar com os agentes locais as melhores metodologias e práticas para a criação de produtos relacionados com História.

Programa:

11H00 | Visita guiada ao Castelo de Palmela
com prova de 1 Moscatel de Setúbal, 1 Fogaça de Palmela e oferta de 1 postal
Ponto de encontro: Posto de Turismo (Castelo de Palmela) | Duração: 1 hora
A iniciativa será realizada com um número mínimo de inscrições: 8 pessoas.
Informações e inscrições (gratuitas): Posto de Turismo de Palmela | 212 332 122
Org.: Câmara Municipal de Palmela 


13h00 – 19h00 | CASA MÃE DA ROTA DE VINHOS
Prova de 1 Moscatel de Setúbal, 1 Fogaça de Palmela e oferta de 1 postal
Informações: Casa Mãe da Rota de Vinhos | Largo de S. João – Vila de Palmela | 212 334 398
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Rota de Vinhos da Península de Setúbal



PASSATEMPO “DIA MUNDIAL DO TURISMO”
No passatempo “Dia Mundial do Turismo”, o premiado receberá um voucher para realizar uma visita audioguiada ao Castelo e Centro Histórico de Palmela para duas pessoas e a oferta de uma garrafa de Moscatel de Setúbal.
Saiba como participar em https://www.facebook.com/TurismoPalmela.
Org.: Câmara Municipal de Palmela 




Mais de três milhões de investimento municipal no novo ano letivo




     O investimento da Câmara Municipal de Palmela, no ano letivo que agora se inicia, ultrapassa os 3 milhões de euros, nos apoios às famílias e aos estabelecimentos de ensino, de forma a garantir uma escola de qualidade e em iguais condições de acesso a todas as crianças e jovens do concelho. O apoio para livros e materiais escolares foi aumentado em 30 por cento, por iniciativa da autarquia.
O Transporte Escolar abrange os alunos matriculados em estabelecimentos de ensino da sua área de residência, mantendo a autarquia a descriminação positiva da distância casa/escola igual ou superior a 2 quilómetros, (a legislação define 4 quilómetros). Estima-se que o custo da rede atinja este ano letivo o valor de 1.244.339 euros, com uma previsão de receita de 164.194 euros, provenientes das transferências do governo. A rede abrangerá 2562 alunos, sendo 2287 integrados em circuitos públicos, e 275 em circuitos municipais.
Os apoios no âmbito da Ação Social Escolar referem-se aos Auxílios Económicos Diretos (apoio para livros e material escolar) dos alunos do 1º ciclo do ensino básico e fornecimento de refeições escolares para as crianças da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, da rede pública.
Aos alunos dos agregados familiares integrados no primeiro e segundo escalão do abono de família é aplicado um escalão único, através de descriminação positiva e beneficiam de refeição gratuita (pré-escolar) e refeição gratuita e apoio financeiro para livros e material escolar (1º ciclo do ensino básico).
No âmbito do apoio financeiro para livros e material escolar, o Conselho Municipal de Educação, sob proposta do Município, aprovou, este mês, uma recomendação para aumento do valor unitário do apoio a atribuir aos alunos beneficiários de ação social escolar, de 50 para 65 euros. A proposta, aprovada por unanimidade em reunião pública de câmara, representa um aumento de 30 por cento neste apoio prestado pela autarquia.
Em relação ao Programa de Alimentação Escolar, destinado aos alunos do 1ºciclo e da educação pré-escolar, o número mantem-se nas 3.000 refeições diárias, quer através de confeção local, quer de refeições transportadas. Prevê-se uma despesa anual de cerca de 920.000 euros e estima-se, igualmente, receitas no valor de 498.000 euros.
O Município mantem o Regime da Fruta Escolar, através da disponibilização de duas peças de fruta, por semana, aos alunos do 1º ciclo, a iniciar no dia 28 de setembro, prevendo-se uma despesa de 23.728 euros, totalmente comparticipada pelo IFAP.
A Rede Escolar Pública do concelho integra 32 salas de educação pré-escolar e 111 salas do 1º ciclo, verificando-se um ligeiro decréscimo no número de crianças nos jardins-de-infância e a manutenção nos restantes níveis de ensino.
Na Educação Pré-Escolar, em todos os jardins de infância públicos do concelho realizar-se-ão atividades de animação e apoio à família, abrangendo cerca de 80 por cento das crianças que frequentam esta valência. Fruto de um trabalho de articulação entre o Município e os agrupamentos de escolas, será promovido o alargamento dos horários destinados à dinamização das atividades em 6 dos 14 jardins-de-infância, indo ao encontro das necessidades apresentadas pelas respetivas famílias.  As atividades a realizar variam de acordo com a especificidade de cada jardim-de-infância e com a avaliação final do ano letivo anterior, mantendo-se as atividades então proporcionadas - Música, Movimento e Dança, Motricidade, e Yoga para crianças ou Expressão Dramática. Estima-se que a despesa global com a dinamização das atividades seja de 340.000 euros e a comparticipação dos pais e do Ministério da Educação e Ciência totalize cerca de 270.000 euros. Para o presente ano letivo o Município mantém a comparticipação familiar com o valor mínimo de 2,75 euros e máximo de 55 euros.
O Executivo aprovou, para o ano letivo 2015/2016, o aumento do valor anual do apoio financeiro para funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino de 6,50 euros para 8 euros/aluno, num total de 25.736 euros.
No âmbito da beneficiação do Parque Escolar, realizou-se um conjunto de obras, que totalizaram um investimento de 97.595 euros. Recorde-se, também, que o Município de Palmela transferiu 304.489 euros para as Juntas de Freguesia, através dos acordos de execução estabelecidos entre as partes, para realização de trabalhos de conservação de escolas.
Ao nível da ação socioeducativa e pedagógica, destacam-se os projetos Aprender a Nadar e Fantasiarte, em estreita articulação com a comunidade educativa local, a par do desenvolvimento de  outros projetos nas áreas do ambiente, animação do livro e da leitura, cidadania e participação, desporto e saúde, educação pela arte, património e segurança.
Do programa da Receção à Comunidade Educativa, destaca-se o Momento Convívio que decorrerá no dia 22 de Outubro, no Teatro O Bando, com a homenagem aos docentes e não docentes aposentados no último ano.
No início de mais um ano letivo, a Câmara Municipal reitera, uma vez mais, a necessidade de garantir a construção de Pavilhões Desportivos na Escola Secundária de Palmela e na Escola Básica José Saramago, em Poceirão, por parte do Ministério da Educação e Ciência, estando o município disponível para efetuar contratos-programa com o Ministério, com a garantia de utilização daqueles equipamentos por parte da comunidade. Recorda-se, também, a necessidade da construção de uma nova EB 2,3 em Pinhal Novo, em conformidade com a Carta Educativa.







Palmela disponível para apoio a refugiados


O Município de Palmela está disponível para participar no esforço nacional de apoio, acolhimento e integração de refugiados, honrando o espírito de solidariedade e humanismo da população do concelho e no respeito pelo inalienável direito à vida e à dignidade, consagrados na Carta das Nações Unidas.
Apesar do drama humanitário de centenas de milhares de famílias, a União Europeia adiou, uma vez mais, agora para 8 de outubro, um acordo entre os Estados-membros para o acolhimento dos refugiados e distribuição de recursos a atribuir às estruturas de apoio, de forma a acelerar o processo de auxílio e integração que a aproximação do inverno torna cada dia mais urgente.
A intervenção organizada do Estado, com níveis de responsabilidade e ação consentâneos com as atribuições e competências de cada uma das partes, garantindo o acolhimento em condições de salvaguarda dos seus direitos mais elementares – saúde, educação, habitação e trabalho – serão a garantia da uma desejável integração plena. Neste contexto, o Município concertará, através da Associação Nacional de Municípios, a sua participação com outros municípios e a relação com as autoridades nacionais com responsabilidade neste domínio.
Apesar de não haver ainda previsão da data de chegada ao território nacional, estão já em curso no concelho diversas ações da sociedade civil, em consonância com instituições empenhadas no auxílio aos refugiados, designadamente o Conselho Português para os Refugiados, a Fundação Islâmica de Palmela e a Cáritas Diocesana, que integram a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).
Várias instituições têm solicitado espaços de acolhimento e apoio logístico, designadamente, o Conselho Português para os Refugiados e a Fundação Islâmica de Palmela, tendo esta última apresentado um plano de intervenção, a desenvolver pela comunidade islâmica portuguesa, para acolhimento, formação e integração profissional de refugiados, num espaço específico. A Câmara Municipal tem defendido um modelo de acolhimento que evite o isolamento das comunidades de refugiados e é nesse sentido que está disponível para participar em soluções que promovam uma efetiva integração social.
O acolhimento de refugiados e imigrantes em território nacional e, em particular, no concelho de Palmela, constituem bons exemplos da capacidade de integração e de mobilização das populações para o auxílio à construção de uma vida nova, com a paz e tranquilidade que todos os cidadãos merecem. Num universo de 63 mil habitantes, o concelho de Palmela tinha, em 2013, 2069 cidadãos estrangeiros, que têm contribuído para uma vivência intercultural, enriquecedora do desenvolvimento do concelho.




II Feira Medieval de Palmela proporciona viagem no tempo a população e visitantes




A II Feira Medieval de Palmela, que decorre nos dias 25, 26 e 27 de setembro, é uma organização do Município com a Aliusvetus - Associação Cultural História e Património.  Entre o castelo e o arrabalde da vila, população e visitantes preparam-se para viajar no tempo e conhecer as novidades desta segunda edição, com destaque para o Ritual Almenara, que decorrerá no sábado - uma recriação apresentada pelas associações PIA e Dançarte, do episódio em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos e após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), o Condestável D. Nuno Álvares Pereira acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.
Inspirados pelas histórias e pelas culturas que se cruzaram no coração da vila, ao longo dos séculos, estes três dias de festa convidam os visitantes a viver um ambiente de festa e alegria, com um vasto programa de animação, recheado de música, dança, torneios, espetáculos de fogo, arraiais, jogos e ceias medievais. Esta iniciativa mereceu o acolhimento de diversas estruturas locais, com destaque para as da área do turismo e restauração, com a oferta de programas especiais nos hotéis do concelho e preparação das  ceias medievais, nomeadamente, a Pousada do Castelo, a Casa de Atalaia Adega e a Taverna Bobo da Corte; o Centro Moinhos Vivos, com a iniciativa “A Vida de um Moleiro” e os tours proporcionados pelas empresas Vini Emotion e Dreamland.
Mais informações em http://www.cm-palmela.pt/pages/1739.

                                                                                        

Bilheteira:
 1 dia – 2 euros
3 dias – 4 euros
Crianças com idade igual ou inferior a 12 anos não pagam
Locais de venda:  Casa Mãe da Rota de Vinhos | Posto de Turismo de Palmela | Cine-Teatro S. João | Biblioteca de Pinhal Novo

Nos dias da feira, os bilhetes estarão à venda na entrada do recinto.

Aluguer de Trajes da Época Medieval:
Pavilhão Alius Vetus (estacionamento da Igreja de S. Pedro, junto aos Paços do Concelho | Nos dias e horário da Feira Medieval
Preço: 7 euros (válido para os três dias).


Câmara atribui mais de nove mil euros para atividade e obras de associações

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública de 16 de setembro, a atribuição de apoios financeiros, no valor global de 9.213 euros, à Associação de Moradores da Quinta da Torre – Marquesa II, ao Grupo Desportivo e Recreativo Águias da Aroeira e Sociedade de Instrução Musical. 
Estes apoios surgem no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo e só agora foram aprovados devido a dificuldades por parte das associações em obter a documentação necessária aos processos de candidatura.
Através da promoção do movimento associativo cultural do concelho, a autarquia contribui, efetivamente, para o desenvolvimento de uma atitude participativa e responsável da sua comunidade, proporcionando-lhe momentos importantes de aprendizagens e de convívio.
A distribuição dos apoios financeiros foi a seguinte:

Associação Culturais
Apoio à atividade
Apoio para
obras
Apoio para
equipamentos
Associação Moradores Quinta da Torre | Marquesa II

2.000 euros
440 euros
963 euros
Grupo Desportivo e Recreativo Águias da Aroeira

1.295 euros


Sociedade de Instrução Musical

2.000 euros

2.515 euros

 Recorde-se que, em julho passado, a Câmara Municipal aprovou, também no âmbito do Regulamento de Apoio, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros ao movimento associativo cultural, juvenil e desportivo, no valor global de 48.192 euros.